WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Vou transportar pessoas deficientes. E agora, o que fazer?

Se você é um motorista particular, muito provavelmente se deparará com a situação de ter de transportar pessoas com algum tipo de deficiência e saber lidar com a situação é fundamental

Vou transportar pessoas deficientes. E agora, o que fazer?   Artigos Cursos CPT

Se você é um motorista particular, muito provavelmente se deparará com a situação de ter de transportar pessoas com algum tipo de deficiência. Diante disso, saber lidar com a situação é fator fundamental para o desempenho de sua profissão. "Se a pessoa deficiente for membro da família ou pertencer à empresa a qual presta serviços, o motorista deverá, então, adaptar-se a essa situação, procurando saber qual a melhor forma de transportar essa pessoa", explica Plácido Soares, professor do Curso CPT Treinamento de Motorista Particular.

Em alguns casos, como os de tetraplegia, por exemplo, são necessários veículos especiais e adaptados para isso. No entanto, se o motorista receber a incumbência de transportar uma pessoa deficiente que não conheça, é importante que ele adote o seguinte padrão de comportamento:


- Converse normalmente com o deficiente. Nunca demonstre pena. Procure tratá-lo com o máximo de naturalidade.
- Chame a pessoa deficiente pelo nome, sempre que o souber.
- Dirija-se sempre ao próprio deficiente, quando o assunto disser respeito a ele, mesmo que esteja acompanhado.
- Antes de ajudar um deficiente, pergunte se ele está precisando de ajuda e procure seguir as instruções dele a respeito da forma como você pode ajudá-lo.
- Ao ajudar um cego a se locomover, deixe que ele segure seu braço e não o inverso.
- Para falar com uma pessoa surda, que esteja de costa, toque-a de leve no braço, para que se vire e possa compreender a mensagem que você tem para ela.

Durante o trajeto é importante que o motorista respeite as limitações da pessoa deficiente que está transportando, procurando observar o seguinte padrão de direção de acordo com o tipo de deficiência do passageiro:


- Cegos: geralmente a pessoa que não enxerga costuma ter desorientação de espaço com muita facilidade, por isso o motorista deve manter, tanto quanto possível, uma velocidade constante,
evitando andar muito rápido e logo em seguida muito devagar e vice-versa. Deve, também, ir narrando ao passageiro o que está acontecendo, explicando que estão parados porque há um engarrafamento, que existe uma curva acentuada logo à frente, e assim por diante.
- Deficientes Físicos: o motorista também deve evitar mudanças bruscas de velocidade, bem como curvas muito acentuadas, uma vez que isso pode desestabilizar a pessoa deficiente no assento do veículo. Deve evitar, também, passar por buracos, uma vez que os solavancos podem causar danos na estrutura física do passageiro.
- Surdos e Mudos: as pessoas que apresentam esse tipo de deficiência costumam se comunicar através de gestos e mímicas, por isso o motorista deve estar atento a eventuais mensagens que queiram lhe transmitir. Se o passageiro deficiente estiver no banco de trás, é importante que o motorista solicite a ela para que fique numa posição onde possa vê-la através do retrovisor.
- Paralisados Cerebrais: pessoas com paralisia cerebral exigem cuidados especiais que certamente o motorista não pode dar enquanto dirige. Por isso, ao transportar uma pessoa nessas condições, é importante que o motorista solicite a presença de um acompanhante responsável.

Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo! 


 

Conheça os Cursos CPT da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

julio cesar theotonio pereira

29 de jan. de 2022

bom dia.ja trabalho com van translado serviço de passageiros de estacionamento para aeroportos e gostaria de saber se com o curso para necessidades especiais consigo trabalhar com esse tipo de transporte sou de Guarulhos dá o Paulo.

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de fev. de 2022

Olá, Júlio! Tudo bem? 

Agradeço pela visita em nosso site!

Pode sim! 

Para saber mais sobre o curso, acesse o link: https://bit.ly/3uExGZQ. 

Forte abraço! 

Lorena 

Renato Garcia Júnior

8 de out. de 2021

Bom dia, Gostaria de saber se o senhor ministra curso presencial para cerca de 20 pessoas sobre transporte de pessoas com deficiência, em especial pessoas com mobilidade reduzida. Temo interesse em ministrar esse curso para os nossos motoristas de van

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de out. de 2021

Olá, Renato Garcia! Como vai?   

Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos! 

Fico feliz com sua visita. Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada. 

Forte abraço!   

Marcela Teixeira.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!