WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Curso Segredos do Vinho

Treinamento de porteiro: atitudes proativas

É muito importante o bom desempenho profissional do porteiro, que deve agir sempre de forma proativa, nunca de forma negativa

Treinamento de porteiro: atitudes proativas

 

Como já dissemos, a tarefa mais importante de uma portaria é justamente atender o público, ou seja, as pessoas que se dirigem à empresa, à instituição, ao condomínio ou a outros locais. Portanto, das atitudes dos porteiros, as pessoas poderão ficar com boa ou má impressão do local, ou dos seus responsáveis ou dirigentes. Por isso, é muito importante o bom desempenho profissional do porteiro, que deve agir sempre de forma proativa, nunca de forma negativa.

O porteiro que consegue antecipar-se à pessoa que está sendo atendida, além de demonstrar interesse e satisfação com o trabalho, por meio de ações como: simpatia e bom humor, boa capacidade de comunicação, gentileza e cavalheirismo, estará desempenhando um trabalho com excelência e qualidade.

Atitudes Proativas

As atitudes proativas são aquelas que devem ser adotadas pelo porteiro para a prestação de um serviço de qualidade. As atitudes proativas são caracterizadas por quatro pontos muito importantes:  considerar, observar, oferecer e servir.

Considerar

O porteiro deve sempre considerar que o cliente merece respeito, atenção e cortesia. Este já é um atrativo importante. Antecipar-se é a opção para que o cliente perceba que o porteiro se importa com seus problemas.

Veja o exemplo:

O cliente comenta que o clima está muito quente. O porteiro se antecipa e oferece água, antes que ele peça, indicando o bebedouro ou providenciando um copo com água. Da mesma forma, pode perguntar se o ar condicionado está bom ou se ele quer que ligue o ventilador, ou qualquer outra providência que estiver a seu alcance para amenizar o calor que o cliente está sentindo.

Observar

Observar o que acontece na instituição e como os clientes agem é o segundo passo do processo proativo. Estar de olhos bem abertos nos detalhes é um caminho seguro para que as oportunidades surjam. Se o porteiro presta atenção ao que os clientes querem, pode oferecer muito mais do que eles esperam. Basta saber o momento certo de agir.

Oferecer

Após observar o que acontece na instituição e questionar o que pode ser feito, o porteiro deve colocar em prática todas as atitudes que forem possíveis para servir bem os clientes.

Dar atenção especial a uma criança, por exemplo, oferecendo a ela algum tipo de entretenimento, como gibis, balas ou bolachas, pode despertar grande simpatia dos pais em relação ao porteiro e, consequentemente, à instituição na qual trabalha.

Servir

É importante que o porteiro tenha sempre em mente que ele está ali para servir, não para ser servido. Por isso, deve estar sempre pronto para servir os clientes, oferecendo-se para fazer um telefonema, fornecendo um jornal, ou se prontificando para tomar qualquer outra providência que esteja ao seu alcance e que possa facilitar as coisas para o cliente.

Por Andréa Oliveira.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Treinamento Profissional, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Entre os cursos, temos:

Curso CPT Treinamento de Porteiro

Curso CPT Treinamento de Motorista
 
Curso CPT Treinamento de Garçom
 
Curso CPT Treinamento de Jardineiro
 
Curso CPT Capacitação de Maître
 
Curso CPT Treinamento de Bartender - Barman/Barwoman
 
Curso CPT Treinamento de Gerente de Loja

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!