A principal atividade desenvolvida pelo porteiro é, sem alguma dúvida, o atendimento ao público. Por isso, preste atenção a algumas regras básicas de educação, pois o tratamento adequado às pessoas é um ponto essencial na criação de bons relacionamentos, tanto do ponto de vista pessoal como social.
10 regras básicas da boa educação:
1. Sempre chame a pessoa por “senhor/senhora” ou pelo nome. Isso é sinônimo de respeito, e não que a pessoa seja velha. Se a pessoa não quiser ser chamada assim, não tem problema, chame-a pelo nome. No caso de a pessoa possuir um título como Doutor ou Professor, faça uso deste.
2. Faça sempre uso das expressões: por favor, obrigado, pois não, entre outros.
3. Lembre-se sempre da expressão: “Em que posso ajudá-lo?” Ser cortês e prestativo ajuda a pessoa a alcançar seus propósitos. Cumprimente-a com alegria. Jamais julgue a pessoa pela aparência, ao contrário, deixe claro que a presença dela é muito importante para você.
Lembre-se sempre da expressão: “Em que posso ajudá-lo?” Ser cortês e prestativo ajuda a pessoa a alcançar seus propósitos.
4. Fale em tom de voz audível. Sua voz, ao atender as pessoas, deve ser segura, atenta e natural. Seja agradável. Fale devagar, claramente, e evite palavras difíceis, que a pessoa possa não entender. O modo correto de falar é resultado de treino e prática.
5. Nunca fale de assuntos pessoais na frente das pessoas . Evite contar como foi seu final de semana, falar de amigos, filhos, esposa, entre outros. No ambiente profissional, só trate de assuntos profissionais. Evite gargalhadas e cochichos. Deixe os assuntos pessoais para locais apropriados, fora do ambiente de trabalho.
Atenção!
Profissionais que não sabem isolar seus assuntos pessoais durante o seu trabalho, fatalmente não alcançarão o sucesso esperado.
6. Não chupe balas ou chicletes e evite comer no ambiente de trabalho. Isso causa uma impressão horrível às pessoas. Até ao telefone isso é perceptível. Cuide da sua imagem pessoal. Quando trabalhamos com atendimento, nossas atitudes são avaliadas constantemente pelas pessoas. É a nossa imagem que está em jogo antes da imagem da instituição. Cuidado!
7. Fale olhando nos olhos. A comunicação visual é de extrema importância. Jamais fale com as pessoas, escrevendo ou fazendo outras coisas. As pessoas gostam de atenção. Se estiver ao telefone e chegar alguém, peça licença ao interlocutor e convide-o para sentar e/ou esperar um instante e continue a conversa ao telefone. Não deixe ninguém sem atenção!
9. Esqueça, definitivamente, os diminutivos. Parece que as pessoas já nascem com esse vício. Elimine-o definitivamente de sua vida. Precisamos crescer e não diminuir. Fale as palavras corretamente, esqueça o diminutivo, como recadinho, portinha de vidro, qual o seu nomezinho, entre outros. Seja profissional em sua conduta.
10. Sorria! Em qualquer circunstância, sorria. O sorriso abre as portas e gera simpatia. O sorriso está associado a pessoas bem humoradas, de bem com a vida, colaboradoras e prestativas. Vale a pena!
Por Andréa Oliveira.
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Comentários
Fabio Martins Gonçalves
7 de abr. de 2019mais informações
Resposta do Portal Cursos CPT
8 de abr. de 2019Olá Fabio,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre os nossos cursos.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto
wellingtonnunesoliveira
21 de jun. de 2018Eu quero muito esse curso e trabalhar
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21 de jun. de 2018Bom dia wellington,
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