WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO
Cursos da Área Curso Treinamento de Garçom Curso Treinamento de Pizzaiolo Curso Treinamento de Empregada Doméstica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Manipuladores de Alimentos Curso Treinamento de Camareira Curso Treinamento de Chapeiro e Lancheiro Curso Treinamento de Florista Curso Treinamento de Jardineiro Curso Treinamento em Reservas e Recepção Curso Treinamento de Governanta Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Treinamento de Bartender - Barman / Barwoman Curso Treinamento de Churrasqueiro Curso Capacitação de Corretor de Imóveis Curso Técnicas de Memorização Curso Treinamento de Barista Curso Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística Curso Técnicas de Comunicação Oral e Impostação de Voz Curso Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário - ACD ou ASB Curso Leitura Dinâmica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Gerentes Curso Segredos do Vinho - Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização Curso Treinamento de Recepcionista Curso Treinamento de Secretária Curso Como Desempenhar com Sucesso a Função de Vereador Curso Gerenciamento do Tempo Curso Como Falar em Público Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Treinamento de Síndico - Administração de Condomínios Curso Homebrew - A Arte de Fazer Cerveja em Casa Curso Capacitação de Cuidador de Idosos Curso Treinamento de Atendente de Lanchonete Curso Treinamento de Porteiro Curso Capacitação de Manipulador de Medicamentos Curso Capacitação de Atendente de Loja - Técnicas de Vendas Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Organização, Técnicas de Vendas, Serviços Farmacêuticos e Biossegurança Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Anatomia Humana e Farmacologia Curso Treinamento de Motorista Particular Curso Treinamento de Babá - Saúde, Alimentação e Higiene da Criança Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Treinamento de Babá - Desenvolvimento e Comportamento da Criança Curso Treinamento de Babá - Segurança e Primeiros Socorros Curso Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção Áreas Afins 12Casa Prática 11Confecção de Roupas 6Consultórios Odontológicos 11Estética e Beleza 5Fabricação de Cosméticos 17Hotelaria 10Marcenaria 6Massoterapia 5Negócios Imobiliários 18Padaria e Confeitaria 12Pet 5Refrigeração 11Salão de Beleza Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Técnicas de memorização

Conseguir internalizar o máximo de informações é uma ferramenta de fundamental importância para aqueles que têm consciência de que tempo é sinônimo de dinheiro

 

Técnicas de Memorização

Memorizar, portanto, passou a ser obrigação e treinar a memorização uma opção de grande sucesso

 

No mundo moderno, por sua característica altamente dinâmica, instável e em constante evolução, não há espaço para os atrasos. As informações rompem fronteiras numa velocidade assutadoura e, muitas vezes, se atropelam de tal forma que ficamos perdidos, sem darmos conta de acompanhá-las. Adapatar-se ao novo meio virou uma questão de sobrevivência e para tal, devemos seguir o mesmo rítimo ditado pelas transformações sociais. É crucial, nos dias atuais, que saibamos gerenciar nosso tempo de forma que consigamos executar, em tempo hábil, todas as atividades do nosso dia a dia.

“A velocidade com que precisamos assimilar novos conhecimentos é infinitamente maior do que o de uma pessoa que viveu no século passado. A concorrência no mercado de trabalho e no ambiente escolar é muito grande, obrigando a uma constante atualização”, afirma o professor Marcos Antônio Barbosa, do curso Técnicas de Memorização, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

As novas tecnologias e a globalização fazem chegar, e rapidamente, uma infinidade de informações que devem ser assimilidadas a qualquer custo, como, por exemplo, senhas de e-mails, senhas bancárias, números telefônicos, e-mails, endereços, enfim, de registros importantíssimos que fazem parte do dia a dia profissional ou pessoal das pessoas. Memorizar, portanto, passou a ser obrigação e treinar a memorização uma opção de grande sucesso.

Conseguir internalizar o máximo de informações é uma ferramenta de fundamental importância para aqueles que têm consciência de que tempo é sinônimo de dinheiro. Eliminando-se os lapsos de memória ou os desagradáveis brancos, evita-se ter de recorrer à anotações para obter determinadas informações. Tendo conhecimento e domínio da técnica de memorização ganha-se agilidade no desenvolvimento das tarefas, maior absorção e absorção das informações do dia a dia e um maior desenvolvimento do raciocínio lógico.

Alguns fatores têm influência direta sobre o processo de memorização de determinadas informações, como, por exemplo, as diferentes etapas da vida das pessoas e a influência do meio externo. Momentos felizes serão lembrados para sempre enquanto os momentos desagradáveis serão evitados de serem trazidos à tona. Algumas pessoas têm, inclusive, a capacidade de apagá-los da memória.

Antes de aprofundarmos sobre o assunto, é importante esclarecer que existem dois tipos de memória:

Memória filogenética, que é a memória passada pelo registro genético do ser humano, como o fato do recém-nascido procurar o seio materno para alimentar-se.

Memória ontogenética, que é a memória adquirida pela experiência ou treinamento pelo qual se desenvolve e adquire todo o conhecimento. Cada indivíduo tem suas referências, uns preferem reter mais dados sobre esportes, outros sobre ciências e outros, matemática.

Assim como a inteligência, a memória natural é um dom elástico, ou seja, quanto mais a exercitamos melhor serão nossas respostas. Pode-se afirmar, portanto, que a memória natural é a base de todo o processo de absorção das informações.

Fatores importantes para a memória

Memória natural - É a base de todo o processo e precisa ser exercitada continuamente.

Atenção - A atenção age como uma “peneira”, e é mais voltada para estímulos condizentes com nossos interesses pessoais e valores. Para obter melhores resultados de memorização, devemos buscar interesses diversificados.
Concentração - Para exercitá-la, deve-se buscar um ambiente que ofereça o mínimo de apelo com relação ao estímulo a ser memorizado.

Observação - atenção voltada para a atividade em execução.


Níveis de mémoria

A memória é medida pelo grau de retenção das informações adquiridas. Muitas se preocupam quando se esquecem de alguns fatos do dia a dia como nomes, locais, fisionomia, número de telefone ou onde deixou a chave. Isto, na maioria das vezes, pode ser considerado normal. Muitas informações são para serem guardadas apenas por pouco tempo porque ou são supérfluas, ou não precisamos mais delas.

Etapas da memória

Existem três etapas de memória: imediata, intermediária e de longo prazo.

Memória imediata ou de curto prazo - é aquela que o estímulo permanece por algum tempo, minutos ou horas, e caem no esquecimento à medida que se tornarem inúteis. Ex: número de telefone, nome de pessoa, endereços etc.

Memória intermediária - é aquela capaz de reter informação por um tempo maior. Por exemplo, se você trabalha muitos anos em uma função e depois a deixa, mudando-se para uma outra, portanto com outros interesses, você começa a se esquecer da antiga função.

Memória a longo prazo - sugere estímulos que tenham sido carregados de emoção. Este é o verdadeiro arquivo mental que será constituído por técnicas de como arquivar adequadamente a informação ou como organizar melhor a nossa memória e usufruirmos de sua potência máxima.

Inluênciados estímulos na memorização

As pessoas diferem na forma de se sensibilizarem a deter determinados estímulos do que outras. Umas sentem um perfume e lembram de alguém, outras lembram de cenas incríveis de infância, ou ainda emocionam-se com o sabor de um alimento ligado a um fato afetuoso do passado. Todos eles envolvem os sentidos que, por sua vez, compõem os canais de comunicação auditivo, visual e cinestésico (paladar, olfato, tato e sensibilidade).

Memorização criando imagens
A mente pensa por meio de imagens. Criar imagens é uma forma de memorizar baseado em uma boa dose de imaginação e memória. Também é necessário um toque de intuição e instinto para temperar a criatividade de sinais gráficos e números associados com estas imagens.

Detalhamento das imagens
· Características visuais, auditivas e sinestésicas. Através de qual canal de comunicação você trabalha melhor?
· Características visuais: colorido, preto e branco, brilho, contraste, foco, intensidade das cores, tridimencionalidade, forma.
· Características auditivas: ritmo, cadência, sons, tonalidade, volume do som, eco, barulho, silêncio.
· Características sinestésicas (tato, olfato, paladar, sentido): temperatura, vibração (comemorar), peso, densidade, pelúcia, fofo, cheiro gostoso, querido, agradável etc.

Pode-se usar todas as alterações de imagem juntas ou eleger a que for mais prática. Quando se formar as imagens mentais, perceberá a que for mais adequada. O segredo básico e essencial é que as imagens sejam realmente vistas, ouvidas e sentidas com muita intensidade.


Confira mais informações, acessando os cursos da área Treinamento Profissional.

Por Silvana Teixeira

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!