WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO
Cursos da Área Curso Treinamento de Garçom Curso Treinamento de Pizzaiolo Curso Treinamento de Empregada Doméstica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Manipuladores de Alimentos Curso Treinamento de Camareira Curso Treinamento de Chapeiro e Lancheiro Curso Treinamento de Florista Curso Treinamento de Jardineiro Curso Treinamento em Reservas e Recepção Curso Treinamento de Governanta Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Treinamento de Bartender - Barman / Barwoman Curso Treinamento de Churrasqueiro Curso Capacitação de Corretor de Imóveis Curso Técnicas de Memorização Curso Treinamento de Barista Curso Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística Curso Técnicas de Comunicação Oral e Impostação de Voz Curso Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário - ACD ou ASB Curso Leitura Dinâmica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Gerentes Curso Segredos do Vinho - Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização Curso Treinamento de Recepcionista Curso Treinamento de Secretária Curso Como Desempenhar com Sucesso a Função de Vereador Curso Gerenciamento do Tempo Curso Como Falar em Público Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Treinamento de Síndico - Administração de Condomínios Curso Homebrew - A Arte de Fazer Cerveja em Casa Curso Capacitação de Cuidador de Idosos Curso Treinamento de Atendente de Lanchonete Curso Treinamento de Porteiro Curso Capacitação de Manipulador de Medicamentos Curso Capacitação de Atendente de Loja - Técnicas de Vendas Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Organização, Técnicas de Vendas, Serviços Farmacêuticos e Biossegurança Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Anatomia Humana e Farmacologia Curso Treinamento de Motorista Particular Curso Treinamento de Babá - Saúde, Alimentação e Higiene da Criança Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Treinamento de Babá - Desenvolvimento e Comportamento da Criança Curso Treinamento de Babá - Segurança e Primeiros Socorros Curso Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção Áreas Afins 12Casa Prática 11Confecção de Roupas 6Consultórios Odontológicos 11Estética e Beleza 5Fabricação de Cosméticos 17Hotelaria 10Marcenaria 6Massoterapia 5Negócios Imobiliários 18Padaria e Confeitaria 12Pet 5Refrigeração 11Salão de Beleza Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Qual a importância das redes sociais para o mercado de trabalho?

Com a popularização das redes, o cuidado com o que se posta tornou-se importante para o perfil profissional

Redes sociais

Marli Moreira, professora do Curso CPT Conquiste o seu Emprego, destaca que bons empregos existem, mas é preciso se preparar para conquistá-los. Desse modo, é preciso estar atento na hora de procurar uma vaga ou participar de um processo seletivo, para que suas chances de obter a colocação desejada no mercado de trabalho multipliquem.

Nesse contexto, entram as redes sociais. A grande popularização dos sites e aplicativos ligados a ela fez com que elas se tornassem importantes não só para o lazer e para o social, como também para o profissional, garantindo a elas um espaço significativo no mercado de trabalho e “obrigando” as pessoas a saberem usá-las.

Redes sociais e o mercado de trabalho

De acordo com o IBGE, mais de dois terços dos brasileiros está online. É possível perceber que, desses, boa parte do tempo conectado é gasto com as diversas redes sociais. Por conta disso, muitas empresas passaram a analisá-las na hora de selecionar novos funcionários, o que confere a elas um aspecto profissional, além do pessoal.

O que é avaliado nas redes sociais?

Até as redes sociais privadas ou “fechadas” são passíveis de análise. Por conta disso, ter cuidado com o que é postado é crucial para que sua imagem profissional não seja prejudicada. A seguir, apresentamos alguns dos pontos que têm sido avaliados em relação às redes:

- Comentários

Vivemos a plena era das opiniões e dos julgamentos. Porém, nem tudo deve ser dito publicamente. Em se tratando do contexto profissional, analisa-se opiniões relacionadas a empresas, chefes e companheiros anteriores de trabalho, pois funcionários que criticam trabalhos anteriores e que tentam prejudicar a imagem de empresas nas quais já tenha trabalhado devem ser evitados.

- Compartilhamentos

Tudo o que você compartilha, reflete um pouco do que você é. Em relação aos compartilhamentos, durante a seleção, é necessário avaliar se o que você compartilha está de acordo com a cultura e os valores da empresa. Isso porque, atualmente, a partir dessa união entre mercado de trabalho e redes sociais, o funcionário representará a empresa mesmo “fora” dela.

- Ortografia

Desvios gramaticais também podem se tornar um problema caso demonstrem que o profissional não está apenas utilizando uma linguagem informal. No ambiente virtual, “td eh possível”, mas é imprescindível que se escreva corretamente, seguindo, por exemplo, regras de concordância.

- Preconceito

Respeito é a base de qualquer relacionamento social. Logo, candidatos que expressam visões preconceituosas, além de serem considerados criminosos, devem ser descartados para que isso não acabe prejudicando a imagem da empresa.

Para que serve cada rede social?

Dentre as mais populares, é possível selecionar 4, como sendo as mais utilizadas:

- Facebook, que já está caindo em desuso, mas ainda possui um número considerado de usuários. É utilizado, geralmente, para o compartilhamento de opiniões, fotos, notícias, mensagens e matérias.
- LinkedIn, rede social com caráter mais profissional e muito utilizada por empresas. Nele, é possível criar um currículo e atualizá-lo em tempo real.
- Twitter, caracterizado por permitir aos usuários que compartilhem comentários curtos sobre assuntos “livres”, pode ser uma opção para avaliar as diferentes opiniões que o candidato possui e emite.
- Instagram, apontado como a principal rede social no mundo, é utilizado para compartilhamento de fotos e para acompanhar a vida pessoal de amigos e de pessoas com as quais você se identifica (cantores, artistas, personalidades da mídia, entre outros).

 


Conheça os Cursos CPT da Área Treinamento Profissional:

Conquiste o Seu Emprego
Gerenciamento de Tempo
Comunicação para o Sucesso Pessoal – Programação Neurolinguística

Fonte: Xerpay Blog – xerpa.com.br/blog/
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!