WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO
Cursos da Área Curso Treinamento de Garçom Curso Treinamento de Pizzaiolo Curso Treinamento de Empregada Doméstica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Manipuladores de Alimentos Curso Treinamento de Camareira Curso Treinamento de Chapeiro e Lancheiro Curso Treinamento de Florista Curso Treinamento de Jardineiro Curso Treinamento em Reservas e Recepção Curso Treinamento de Governanta Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Treinamento de Bartender - Barman / Barwoman Curso Treinamento de Churrasqueiro Curso Capacitação de Corretor de Imóveis Curso Técnicas de Memorização Curso Treinamento de Barista Curso Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística Curso Técnicas de Comunicação Oral e Impostação de Voz Curso Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário - ACD ou ASB Curso Leitura Dinâmica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Gerentes Curso Segredos do Vinho - Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização Curso Treinamento de Recepcionista Curso Treinamento de Secretária Curso Como Desempenhar com Sucesso a Função de Vereador Curso Gerenciamento do Tempo Curso Como Falar em Público Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Treinamento de Síndico - Administração de Condomínios Curso Homebrew - A Arte de Fazer Cerveja em Casa Curso Capacitação de Cuidador de Idosos Curso Treinamento de Atendente de Lanchonete Curso Treinamento de Porteiro Curso Capacitação de Manipulador de Medicamentos Curso Capacitação de Atendente de Loja - Técnicas de Vendas Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Organização, Técnicas de Vendas, Serviços Farmacêuticos e Biossegurança Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Anatomia Humana e Farmacologia Curso Treinamento de Motorista Particular Curso Treinamento de Babá - Saúde, Alimentação e Higiene da Criança Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Treinamento de Babá - Desenvolvimento e Comportamento da Criança Curso Treinamento de Babá - Segurança e Primeiros Socorros Curso Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção Áreas Afins 12Casa Prática 11Confecção de Roupas 6Consultórios Odontológicos 11Estética e Beleza 5Fabricação de Cosméticos 17Hotelaria 10Marcenaria 6Massoterapia 5Negócios Imobiliários 18Padaria e Confeitaria 12Pet 5Refrigeração 11Salão de Beleza Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Programação neurolinguística e comportamento

A PNL desenvolveu instrumentos e distinções com os quais identifica e descreve padrões verbais e não verbais de indivíduos

  As alterações no estado interno de uma pessoa produzem mudanças em sua fisiologia corporal foto:stock.xchng

Sobre a PNL

A programação neurolinguística teve início quando Richard Bandler e John Grinder modelaram os padrões de linguagem e comportamentos nos trabalhos de Fritz Perls (fundador da Gestalt terapia) Virgínia Satir (fundadora da terapia familiar e terapia sistêmica) e Milton Erickson, M.D. (fundador da Sociedade Americana de Hipnose Clínica). As primeiras “técnicas” de PNL foram oriundas de padrões verbais e não-verbais que Grinder e Bandler observaram nos comportamentos destes terapeutas excepcionais.

 

Dessa forma, a PNL desenvolveu instrumentos e distinções com os quais identifica e descreve padrões verbais e não verbais dos indivíduos - isto é, aspectos chave do que as pessoas falam ou fazem. Os objetivos básicos da PNL são modelar habilidades especiais ou excepcionais e auxiliar a torná-las transferíveis a outros. O propósito deste tipo de modelagem é colocar o que foi descrito e observado em ação de uma maneira que seja produtiva e enriquecedora.

 

Calibração

 

Ocorre quando detectamos e registramos mentalmente os sinais verbais e não verbais associados a determinado estado interno. Alguns são universais, pertencendo a todo o ser humano. Outros são determinados pela cultura, sendo portanto, comuns aos integrantes de um grupo sócio-cultural. Outros, finalmente, são individuais e evidenciados especificamente em uma pessoa e não em outra.

 

Indicadores da calibração

 

Pistas Mínimas:

- Lista de referência ;

- Localização da respiração;

- Frequência da respiração ;

- Tensão ou relaxamento muscular;

- Mudança de cor;

- Piscar dos olhos;

- Movimentos oculares;

- Espessura dos lábios ;

- Inclinação e meneios da cabeça;

- Movimentos dos braços e das mãos;

- Postura corporal;

- Sorriso e mímica;

- Mudanças no tom da voz;

- Mudanças da velocidade da fala ;

- Volume da voz.

 

Fisiologia

 

“É o meio pelo qual o inconsciente expressa o estado interno, gerando comportamentos”, afirma a professora Marlene Monteiro, do curso Comunicação para o Sucesso Pessoal – Programação Neurolinguística, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. Ocorre das seguintes formas:

 

- Postura Corporal

Frequentemente as pessoas assumem determinadas posturas quando estão pensando. Estas posturas podem dar excelentes pistas sobre o sistema representacional que a pessoa está utilizando. Por exemplo:

 

Visual - Recostadas, cabeça e ombros levemente para cima, respiração superficial.

Auditivo - Corpo para frente, cabeça levantada, ombros para trás, braços cruzados.

Cinestésico - Cabeça e ombros para baixo, respiração profunda.

 

- Pistas de Acesso

Ao pensar, as pessoas disparam determinados tipos de representações de inúmeras maneiras, tais como: respiração, sons, expressões faciais, tamborilar dos dedos, coçar a cabeça, entre outros. Alguns destes sinais são idiossincrásticos e necessitamos nos “calibrar”a este indivíduo em particular. Muitas destas pistas, no entanto, estão associadas a processos sensoriais particulares. Exemplos:

 

Visual - Respiração alta e curta, piscar os olhos, voz acelerada e aguda.

Auditivo - Respiração diafragmática, testa franzida, voz flutuante em andamento e tonalidade.

Cinestésico - Respiração abdominal profunda, voz grave e lentificada.

 

- Gestos

As pessoas frequentemente apontam ou usam gestos para indicar que sentidos estão usando para pensar. Exemplos:

 

Visual - Tocar ou apontar para os olhos, gestos sobre a cabeça.

Auditivo - Apontar ou gesticular perto dos ouvidos, tocar a boca e a mandíbula.

Cinestésico - Tocar o peito ou a região abdominal, gestos abaixo do pescoço.

 

Como vimos, as alterações no estado interno de uma pessoa produzem mudanças em sua fisiologia corporal, evidenciadas por alterações em sua aparência externa e, portanto, acessíveis à percepção do comunicador atento. Para isso, é importante abrir os canais sensoriais, de modo a detectar diferenças cada vez mais sutis (Pistas Mínimas), é uma habilidade que a PNL ajuda a construir e refinar explicitamente, sendo um “projeto para toda a vida”. Para treinar-se, volte a atenção para o exterior, sem contaminação de julgamentos ou avaliações internas.

 

Confira mais informações, acessando os cursos da área Treinamento Profissional.

 

Por Andréa Oliveira

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Guilherme

25 de out de 2012

Excelente, conteúdo fantástico , gostei de verdade , mas se pede um comentário , ai vai, eu mudaria de curso para treinamento. Porque, um curso, terminado acabou, fim , quando falamos de treinamento, não tem limite, quanto mais treinamos, melhor ficamos. Exemplo: salto em distancia, começa a treinar hoje , com um metro e meio , em poucos dias dois metros e assim vai, em tudo na vida . Abraço e obrigado . podemos dividir muito conhecimento juntos . Tudo pode ser melhorado. Disponha.

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de out de 2012

Olá, Guilherme!

Quem bom que gostou do artigo.

Ficamos muito felizes por sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!