WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Homebrew - A Arte de Fazer Cerveja em Casa Curso Treinamento de Garçom Curso Treinamento de Pizzaiolo Curso Treinamento de Empregada Doméstica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Manipuladores de Alimentos Curso Treinamento de Camareira Curso Treinamento de Chapeiro e Lancheiro Curso Treinamento de Florista Curso Treinamento de Jardineiro Curso Treinamento em Reservas e Recepção Curso Treinamento de Governanta Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Treinamento de Bartender - Barman / Barwoman Curso Treinamento de Churrasqueiro Curso Capacitação de Corretor de Imóveis Curso Técnicas de Memorização Curso Treinamento de Barista Curso Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística Curso Técnicas de Comunicação Oral e Impostação de Voz Curso Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário - ACD ou ASB Curso Leitura Dinâmica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Gerentes Curso Treinamento de Secretária Curso Treinamento de Recepcionista Curso Segredos do Vinho - Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização Curso Gerenciamento do Tempo Curso Como Desempenhar com Sucesso a Função de Vereador Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Treinamento de Síndico - Administração de Condomínios Curso Como Falar em Público Curso Treinamento de Atendente de Lanchonete Curso Capacitação de Cuidador de Idosos Curso Treinamento de Porteiro Curso Capacitação de Manipulador de Medicamentos Curso Capacitação de Atendente de Loja - Técnicas de Vendas Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Organização, Técnicas de Vendas, Serviços Farmacêuticos e Biossegurança Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Treinamento de Motorista Particular Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Anatomia Humana e Farmacologia Curso Treinamento de Babá - Saúde, Alimentação e Higiene da Criança Curso Treinamento de Babá - Segurança e Primeiros Socorros Curso Treinamento de Babá - Desenvolvimento e Comportamento da Criança Curso Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção Áreas Afins 13Casa Prática 12Confecção de Roupas 6Consultórios Odontológicos 15Estética e Beleza 7Fabricação de Cosméticos 18Hotelaria 10Marcenaria 7Massoterapia 5Negócios Imobiliários 17Padaria e Confeitaria 12Pet 4Refrigeração 12Salão de Beleza Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Principais requisitos e funções do cuidador de idosos

Cuidar de idosos é mais do que uma atividade: é uma profissão

Cuidador de idosos

A população idosa em nosso país é grande e alguns estudos demonstram que ela ainda vai se tornar cada vez maior com o passar dos anos. Essas pessoas, que se encontram numa fase mais delicada da vida, precisam de cuidados constantes e de profissionais que estejam aptos a zelar por seu conforto e saúde.

Renan Sallazar, professor do Curso a Distância CPT Capacitação de Cuidador de Idosos, explica que o aumento da expectativa de vida tem elevado a parcela de pessoas idosas em nosso país. Consequentemente, tem ganhado espaço, no mercado de trabalho, o profissional intitulado Cuidador de Pessoas Idosas. É, sem dúvida, a profissão que mais cresce e irá crescer nos próximos anos.

Isso, somado ao fato de que muitos familiares não têm o preparo suficiente para cuidar do seu ente idoso, faz com que a profissão se torne promissora em um futuro que já pode ser considerado próximo.

Mais do que passar o tempo com o idoso, o Cuidador de Idosos tem algumas funções importantes:

- Auxiliá-lo na higiene pessoal, no banho, na escovação os dentes e, quando for o caso, na troca de fraldas;

- Acompanhá-lo no dia a dia, desenvolvendo atividades que entretenham o idoso e promovam seu bem-estar e saúde, como caminhadas, conversas, banho de sol;

- Ministrar os remédios em doses e horários adequados;

- Auxiliá-lo nas atividades domésticas, como refeições e, para idosos mais proativos, no preparo de refeições;

- Cuidar do ambiente em que o idoso vive, mantendo-o sempre limpo, organizado e livre de acidentes;

- Monitorando-o durante o tempo todo, garantindo que suas necessidades básicas estão sendo satisfeitas.

Principais características do cuidador de idosos

Paciência

Esse profissional precisa entender que está lidando com pessoas que já não estão em condições de raciocinar, se movimentar e agir de forma assertiva. Então, antes de tudo, é preciso ter muita paciência para lidar com todas as possíveis situações.

Empatia

Talvez essa seja a palavra do milênio. Empatia significa colocar-se no lugar do outro para “sentir o que ele sente”. Ao cuidar de idosos, essa palavra é fundamental, pois é preciso colocar-se no lugar do idoso para entender quais são suas limitações e obstáculos.

Atenção

As funções que o cuidador desempenha são importantes e, além disso, ele está lidando com uma vida. Então, deve-se ter atenção a todo o momento, desde uma simples troca de fraldas à aplicação de remédios nas doses corretas e no horário adequado.

Capacitação – conhecimentos específicos

Todas as funções desempenhadas por um cuidador precisam de conhecimentos específicos, que podem ser adquiridos através de uma capacitação. Por exemplo, dar banho em um idoso não é igual dar banho em uma criança. O profissional precisa estar atento a esse e a outros detalhes, fundamentais para garantir o conforto, saúde e segurança do idoso com o qual ele está lidando.



Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Treinamento Profissional:

Capacitação de Cuidador de Idosos
Profissionalizante  de Cuidador de Idosos
Profissionalizante de Babá

Fonte: Unibh – unibh.br/blog/
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!