Cursos da Área Curso Homebrew - A Arte de Fazer Cerveja em Casa Curso Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção Curso Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário - ACD ou ASB Curso Treinamento de Garçom Curso Treinamento de Pizzaiolo Curso Treinamento de Empregada Doméstica Curso Campanha de Vereador - Passo a Passo Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Manipuladores de Alimentos Curso Treinamento de Camareira Curso Treinamento de Chapeiro e Lancheiro Curso Treinamento de Florista Curso Treinamento de Jardineiro Curso Treinamento em Reservas e Recepção Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Treinamento de Governanta Curso Treinamento de Bartender - Barman / Barwoman Curso Técnicas de Memorização Curso Capacitação de Corretor de Imóveis Curso Treinamento de Churrasqueiro Curso Treinamento de Barista Curso Técnicas de Comunicação Oral e Impostação de Voz Curso Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística Curso Campanha de Prefeito Passo a Passo Curso Leitura Dinâmica Curso Treinamento de Secretária Curso Treinamento de Recepcionista Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Gerentes Curso Segredos do Vinho - Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização Curso Gerenciamento do Tempo Curso Treinamento de Síndico - Administração de Condomínios Curso Treinamento de Atendente de Lanchonete Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Como Desempenhar com Sucesso a Função de Vereador Curso Como Falar em Público Curso Capacitação de Cuidador de Idosos Curso Treinamento de Porteiro Curso Capacitação de Manipulador de Medicamentos Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Treinamento de Motorista Particular Curso Capacitação de Atendente de Loja - Técnicas de Vendas Curso Treinamento de Babá - Saúde, Alimentação e Higiene da Criança Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Organização, Técnicas de Vendas, Serviços Farmacêuticos e Biossegurança Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Anatomia Humana e Farmacologia Curso Treinamento de Babá - Segurança e Primeiros Socorros Curso Treinamento de Babá - Desenvolvimento e Comportamento da Criança Áreas Afins 13Casa Prática 11Confecção de Roupas 6Consultórios Odontológicos 9Estética e Beleza 5Fabricação de Cosméticos 17Hotelaria 10Marcenaria 6Massoterapia 5Negócios Imobiliários 17Padaria e Confeitaria 10Pet 4Refrigeração 11Salão de Beleza Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Principais erros de quem usa freio a disco na bicicleta

Esses erros podem comprometer a segurança do ciclista

Freio a disco de bicicleta

Com a crescente escolha de ciclistas pelos freios a disco na bicicleta, eles se popularizaram e são bastante comuns. Porém, alguns erros simples podem comprometê-los e até colocar em risco o ciclistas. De forma geral, esses discos são desenvolvidos para bicicletas de passeio e moutain bikes de entrada.

Alcenir Junior, professor do Curso a Distância CPT Bicicletas – Escolha, Regulagem e Manutenção, em Livro+DVD e Curso Online, explica o funcionamento do freio a disco: nesse tipo, somente uma pastilha se move para pressionar ou prensar o disco, enquanto a outra é fixa. Como uma pastilha é fixa, para que o disco possa ser prensado, ele deve ser deslocado por cerca de 2 mm. Para isso, ele tem de ser flexível e não deve apresentar resistência quando o freio for acionado. Ocorre que, quando a pastilha fixa estiver muito longe do disco, para acionar o freio, ele sofre grande torção e ultrapassa o limite de sua flexibilidade, tornando o freio pouco eficiente e ainda pode empenar o disco. Portanto, o freio a disco mecânico, para que funcione bem deve estar bem regulado, com o disco fixo bastante próximo do disco, cerca de 1 mm de distância.

Listamos os principais erros que os ciclistas que utilizam freio a disco cometem. São esses:


Não conferir o desgaste das pastilhas


As pastilhas precisam ser trocadas sempre que atingirem aproximadamente 60% de desgaste, para o funcionamento eficiente dos freios.


Não trocar os rotores gastos


Igual às pastilhas, os rotores também sofrem desgaste e precisam ser trocados, pois os deteriorados comprometem a eficiência da frenagem.


Tocar a superfície do rotor com os dedos ou outra parte do corpo


Além da contaminação do rotor com as substâncias presentes na pele, eles podem causar queimaduras, pois sua temperatura aumenta muito após a frenagem.


Tentar desempenar rotores sem as ferramentas necessárias


Em casos de emergência, tentar desempenar com a mão pode até quebrar um galho, mas o realinhamento correto deve ser feito com as ferramentas adequadas.


Não realizar o burn-in das pastilhas novas


As pastilhas novas precisam passar pelo processo de “burn-in” ou queima, pois, a partir dele, se moldam à superfície dos rotores.


Contaminar pastilhas e/ou rotor


Quando qualquer substância entrar em contato com algum desses componentes, é imprescindível realizar a limpeza correta, pois, caso o contrário, eles ficam irrecuperáveis.


Não realizar a sangria do sistema hidráulico


A troca do fluido de acionamento deve ser feita periodicamente, pois, com o tempo ele perde a sua característica principal, que é a incompressibilidade.



Conheça o Curso Bicicletas – Escolha, Regulagem e Manutenção. Dê o play no vídeo:



 


Leia mais sobre o assunto:


- Os tipos de graxa para a manutenção de bicicletas

- Como deve ser o ajuste do selim de bicicletas

- Bicicleta com quadro de fibra de carbono: vantagens e desvantagens

- Manutenção preventiva de bicicletas: por que fazer?





Fonte: MTB Brasília – mtbbrasilia.com.br


por Renato Rodrigues

Cursos Relacionados

 Curso Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção Curso Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção

Com Prof. Alcenir Junior

R$ 496,00 à vista ou em até 12x de R$ 41,33 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Outros artigos relacionados à área Treinamento Profissional

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade