WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Homebrew - A Arte de Fazer Cerveja em Casa Curso Treinamento de Garçom Curso Treinamento de Pizzaiolo Curso Treinamento de Empregada Doméstica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Manipuladores de Alimentos Curso Treinamento de Camareira Curso Treinamento de Chapeiro e Lancheiro Curso Treinamento de Florista Curso Treinamento de Jardineiro Curso Treinamento em Reservas e Recepção Curso Treinamento de Governanta Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Treinamento de Bartender - Barman / Barwoman Curso Treinamento de Churrasqueiro Curso Capacitação de Corretor de Imóveis Curso Técnicas de Memorização Curso Treinamento de Barista Curso Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística Curso Técnicas de Comunicação Oral e Impostação de Voz Curso Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário - ACD ou ASB Curso Leitura Dinâmica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Gerentes Curso Treinamento de Secretária Curso Treinamento de Recepcionista Curso Segredos do Vinho - Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização Curso Gerenciamento do Tempo Curso Como Desempenhar com Sucesso a Função de Vereador Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Treinamento de Síndico - Administração de Condomínios Curso Como Falar em Público Curso Treinamento de Atendente de Lanchonete Curso Capacitação de Cuidador de Idosos Curso Treinamento de Porteiro Curso Capacitação de Manipulador de Medicamentos Curso Capacitação de Atendente de Loja - Técnicas de Vendas Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Organização, Técnicas de Vendas, Serviços Farmacêuticos e Biossegurança Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Treinamento de Motorista Particular Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Anatomia Humana e Farmacologia Curso Treinamento de Babá - Saúde, Alimentação e Higiene da Criança Curso Treinamento de Babá - Segurança e Primeiros Socorros Curso Treinamento de Babá - Desenvolvimento e Comportamento da Criança Curso Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção Áreas Afins 13Casa Prática 12Confecção de Roupas 6Consultórios Odontológicos 15Estética e Beleza 7Fabricação de Cosméticos 18Hotelaria 10Marcenaria 7Massoterapia 5Negócios Imobiliários 17Padaria e Confeitaria 12Pet 4Refrigeração 12Salão de Beleza Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Primeiros socorros: o que fazer em caso de parada cardíaca

Em caso de parada cardíaca, os primeiros socorros evitam graves sequelas nas vítimas e minimizam o risco de morte

Primeiros socorros: o que fazer em caso de parada cardíaca

“Quando realizados rapidamente por pessoas capacitadas e conhecedoras das técnicas adequadas ao tipo de situação (urgência ou emergência), os primeiros socorros evitam graves sequelas nas vítimas e minimizam significativamente o risco de morte”, explica Luciana Pereira de Moraes, enfermeira e professora do Curso CPT Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências.

Embora devam ser ministrados no momento em que a vítima apresenta o quadro agravante, seja ele afogamento seja ele infarto, o socorrista deve, acima de tudo, manter o equilíbrio, impedir que curiosos se aproximem e solicitar os serviços de emergência, como o Samu (basta ligar 192) ou o Corpo de Bombeiros (basta ligar 193). Estes são os serviços mais indicados, em casos de urgência e emergência, para o atendimento de vítimas graves.

Um dos maiores desafios dos socorristas é prestar os primeiros socorros em vítimas com parada cardíaca. Principalmente porque o indivíduo perde a consciência e, em alguns casos, tem a respiração interrompida. A primeira medida a ser tomada é ligar para os serviços de emergência. Se possível, outra pessoa deve fazer a ligação enquanto o socorrista inicia os procedimentos de massagem cardíaca.

“Vale lembrar que vítimas com parada cardiorrespiratória, em hipótese alguma, devem ser transportadas ao hospital” ressalta Rodrigo Dionísio, cardiologista do Hospital e Maternidade Sino-Brasileiro. O socorrista deve verificar se a pessoa emite sons ou realiza movimentos do tórax. Se houver ausência de respiração ou dificuldade para respirar, a pessoa deve ser posicionada, com a barriga para cima, em um local plano e firme.

Como fazer massagem cardíaca:


1. Posicionar-se de joelhos, ao lado da vítima, próximo aos ombros dela;
2. Procurar o centro do tórax, localizado entre os mamilos;
3. Estender os braços e entrelaçar os dedos, com uma mão sobre a outra, no centro do tórax;
4. Usar o peso do corpo para fazer compressões, fortes e rápidas, com as mãos juntas;
5. Devem ser realizadas 100 compressões por minuto (5 a cada 3 segundos);
6. A profundidade da compressão deve ser de 5 cm para adultos e 4 cm para bebês (no mínimo);
7. A cada 2 minutos, outro socorrista deve proceder à reanimação, até a vítima acordar, ou assim que o socorro chegar.

Segundo a American Heart Association (USA), a respiração boca a boca não é necessária em pessoas adultas ou adolescentes, nos minutos iniciais da parada cardiorrespiratória. Como as vítimas entram repentinamente em colapso, o oxigênio no sangue é suficiente para manter os órgãos vitais em funcionamento. Por isso, o procedimento mais importante é a massagem cardíaca, pois estimula a circulação do sangue até o coração e o cérebro.

Em casos de parada cardíaca demorada, colapso por distúrbios respiratórios, overdose ou afogamento, a respiração boca a boca é fundamental. O mesmo vale para crianças e bebês. Em todos esses casos, o socorrista deve fazer 2 respirações a cada 30 compressões no tórax da vítima.

Quer saber mais sobre o curso? Dê play no vídeo abaixo:

Conheça os Cursos CPT da Área Treinamento Profissional.

Leia o artigo "Primeiros Socorros - o que fazer enquanto o atendimento especializado não chega."

Fontes: brasilescola.uol.com.br; drauziovarella.uol.com.br

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!