WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

PNL: a Programação Neurolinguística e o Rapport

O Rapport produz como resultado uma intensa sensação recíproca de confiança, permitindo, desta forma, entreabrir ou abrir as portas da comunicação

PNL: a Programação Neurolinguística e o Rapport    Artigo CPT

“A palavra francesa, Rapport, que significa literalmente relação, tem sido traduzida para o português pelos vocábulos: entendimento, simpatia, harmonia, sintonia e outros que retratam apenas alguns aspectos de seu significado global”, afirma a professora Marlene Monteiro do Curso CPT de Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística. 


A PNL, Programação Neurolinguística, refere-se como a linguagem que ecoa e expressa o que ocorre em nosso sistema nervoso. Da mesma forma, refere-se como a linguagem que o ativa e mobiliza. É dado poder à palavra por meio do sistema nervoso de uma pessoa que a ouve ou pronuncia. A linguagem torna-se um poderoso instrumento que faz parte de nosso sistema nervoso. Na visão da PNL, desenvolvemos habilidades e tomamos decisões como resultado de estruturas cognitivas (como crenças, pensamentos, planos, entre outros) referidos como programas. Algumas vezes, nossos modelos mentais de mundo nos auxiliam, outras vezes eles nos limitam. Daí surgiu o Rapport, processo que auxilia a comunicação entre as pessoas, pois as transmite segurança.


Rapport



A PNL, nas diversas línguas em que é atualmente utilizada, mantém a palavra original Rapport, focalizando seu sentido vivencial e prático. Rapport, em PNL, é o processo que leva à sintonização ou equalização dos estados internos das pessoas, por meio do acompanhamento dos diversos elementos da fisiologia e do comportamento, produzindo como resultado uma intensa sensação recíproca de confiança, permitindo, desta forma, entreabrir, abrir e, até mesmo, escancarar as portas da comunicação.

Rapport é um processo. Consequentemente, é algo em permanente movimento. Como tal, além de estabelecer os laços do Rapport, você poderá escolher mantê-lo ou, eventualmente, quebrá-los, de acordo com o resultado almejado. Os pontos de vista que regem o treinamento deste instrumento de magia e poder desdobram-se em função dos avanços da PNL. Dessa forma, podemos considerar quatro perspectivas:

1 - “Rapport” como posicionamento da Intenção:
“Conhecer o outro”.

2 - “Rapport” como Atitude diante do outro:
“Encontrar o outro em seu modelo de mundo, validando os seus mapas (valores e crenças dele)

3 - “Rapport” como Frame perceptivo:
“Deslocar-se para a posição do outro (2ª posição perceptiva)”.

4 - “Rapport” como Tecnologia:
“Combinar e Espelhar”.


Princípio fundamental do Rapport


Considerando a comunicação como um processo de condução, podemos afirmar que o fundamento essencial para poder conduzir é, antes, acompanhar. Talvez, o maior desencontro na comunicação humana seja fruto de as pessoas procurarem conduzir sem, primeiro, acompanhar.


Acompanhamento


A técnica do acompanhamento pode ser resumida em uma palavra. Espelhamento. Espelhar é procurar reproduzir, de forma confortável, discreta, elegante e sutil, os elementos da fisiologia e do comportamento do outro - comportamento externo ou interno, verbal ou não verbal.

Há dois modos de se espelhar:

a) Espelhamento direto. Utiliza-se o mesmo canal de expressão do outro. Por exemplo, espelhar um sorriso com um sorriso.

b) Espelhamento cruzado. Utiliza-se um canal diferente do utilizado pelo outro. Por exemplo, espelhar a respiração com o balançar de uma perna ou com o fluxo e as pausas da fala.


Quebrar Rapport


Ocasionalmente, poderá ser ecológico para a pessoa ou adequado ao contexto interromper a fluência da comunicação, quebrando o Rapport. Da mesma forma que o Rapport é estabelecido e mantido por meio do espelhamento, o ato de não combinar ou diferir, intencionalmente ou não, dos elementos da fisiologia e do comportamento, levará ao resultado contrário, ou seja, à interrupção ou quebra do “Rapport”.

Há também formas mais ou menos generalizadas, nas diversas culturas, de quebrar Rapport. Um exemplo clássico, em nosso meio, é o ato de olhar repetidamente para o relógio. É bom distinguir entre a atitude de validar os modelos do outro para ele mesmo, essência do Rapport, e a atitude de conformismo, que consiste em assumir para nós mesmos os mapas de outra pessoa.

 


Os 7 potencializadores do Rapport


1 - Dedique intencionalmente o primeiro ou os dois primeiros minutos de cada encontro a estabelecer Rapport. Depois, ligue o Piloto-automático do inconsciente;

2 - Enfatize os pontos de concordância: “Concorde 100% com aquele 1% com o qual você pode concordar”;

3 - Lembre-se de que a conjunção “mas” anula as colocações que antecedem. É bom exagerar no uso da conjunção “e”;

4 - Use “suavizadores” verbais: “Talvez, quem sabe, pode ser que… ”;

5 - Empregue a técnica de “recapitulação”, sintetizando o ponto de vista exposto por seu interlocutor em uma frase curta;

6 - Use sua veia de “antropólogo” na observação de como as pessoas à sua volta estabelecem, mantêm e quebram Rapport. Procure perceber as combinações e as “descombinações” posturais e verbais das pessoas, especialmente em locais abertos ao público;

7 - Coloque a meta do ganho bilateral como alvo de seus objetivos em comunicação. “Ganhar-Ganhar” é a intenção proposta pela PNL na busca de qualquer resultado.


Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!

 

 

Conheça os Cursos CPT da Área Treinamento Profissional. 
Por Andréa Oliveira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Edgar Miquelito Júnior

21 de ago. de 2022

Excelentes proposições! Realizo atualmente um trabalho voltado a linguagem corporal e percebi na PNL um vasto oceano de conhecimento e técnicas muito úteis. É uma grata satisfação para mim conhecer um pouco dos seus trabalhos! Me encontro a disposição caso lhes seja do agrado. Atenciosamente, Edgar

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de set. de 2022

Olá, Edgar.

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Que bacana!! Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso artigo, buscamos produzir conteúdos relevantes para o nosso público.

Atenciosamente,

Equipe CPT

NUBIA

13 de out. de 2015

Gostei muito do curso

Resposta do Portal Cursos CPT

14 de out. de 2015

Olá, Núbia!

Ficamos felizes que tenha gostado.

Ana Carolina dos Santos

José Natalino Sepulcro

12 de ago. de 2013

Muito bom, parabens precisamos de pessoas que ajudam as outra, este é um cogtexto novo e de ótimo proveito.

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de ago. de 2013

Olá, José Natalino!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?