WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Pedal de bicicleta: principais tipos

O pedal mais utilizado em bicicletas de entrada e mesmo entre algumas medianas é o pedal plataforma. São pedais de baixo custo e duráveis

Pedal de bicicleta: principais tipos   Artigos Cursos CPT

 

O pedal mais utilizado em bicicletas de entrada e mesmo entre algumas medianas é o pedal plataforma. Existe o modelo liso e os com ranhuras para evitar que o pé escorregue e podem ser fabricados em diversos tipos de materiais. Estes são pedais de baixo custo e duráveis. “Até relativamente pouco tempo os ciclistas tinham a opção do pedal plataforma e a pedaleira em forma de U onde se fixava o pé. Esse tipo de pedaleira era utilizado em bicicletas do tipo speed e aumentava sobremaneira a sua eficiência. Mas ele tinha diversas desvantagens como a regulagem manual e, como não possuía sistema de desengate rápido, era causa de muitas quedas, pois o pé do ciclista ficava preso ao pedal”, afirma Alcenir Junior, professor do Curso a Distância CPT Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção, em Livro+DVD e Curso Online.

Com o desenvolvimento da clipagem rápida, em que o ciclista pode prender e desprender o pé do pedal de forma rápida e segura, em qualquer tipo de uso, esse panorama mudou completamente. Hoje, com exceção dos passeios urbanos, praticamente todas as modalidades de ciclismo utilizam algum sistema de travamento do pé no pedal, o que aumenta bastante a performance. Os pedais de encaixe modernos utilizam sistema de taquinho que é aparafusado no fundo de uma sapatilha própria. Quando o ciclista pisa com a sapatilha no pedal, o taquinho trava no mecanismo do pedal, mantendo-se firmemente no local. Na maioria desses sistemas, o pé do ciclista destrava da sapatilha ao torcê-lo de lado.

A maioria dos pedais permite o ajuste da tensão da mola, de forma a destravar mais facilmente ou, quando tensionado, para dar maior firmeza. Esse ajuste é fundamental, deixando bastante frouxo para iniciantes, de modo que em qualquer movimento ele destrave, evitando acidentes. Para ciclistas experientes ele é regulado de forma tensionada para que não se solte facilmente, permitindo diversos tipos de manobras sem que a sapatilha desengate.

Existe no mercado uma infinidade de modelos e marcas que utilizam sistemas de encaixe diferenciados entre si. A vantagem é que, como a maioria foi desenvolvida a partir dos modelos da pioneira marca Shimano, existe certa compatibilidade entre eles, mesmo de outras marcas.

Com a evolução, foram desenvolvidos pedais específicos para cada modalidade de ciclismo que são bastante distintos entre si. De forma geral, os pedais para speed são maiores, com a carcaça mais circular e aberta no centro, por onde o taquinho é preso.

Os pedais para montain bike são menores e muito resistentes, normalmente sem plataforma, apesar de existirem modelos com essa estrutura. Eles são desenvolvidos para continuarem efetivos e com clipagem rápida e fácil em condições severas de poeira, chuva e barro além de suportarem pancadas fortes.

Os principais modelos de pedais de bicicletas existentes no mercado são:


- SPD
Os pedais SPD (Shimano Pedaling Dynamic) são pequenos e têm encaixe dos dois lados do pedal para facilitar o encaixe do pé. São os mais utilizados por serem muito duráveis, aliado a baixa manutenção e custo relativamente baixo. São excelentes para a prática de montain bike, mas podem apresentar problemas na hora de clipar o taco no pedal quando se está impregnado com barro.

- Egg Beater
Os pedais egg beater são menores e compactos, com espaço para somente encaixar o taquinho. Seu sistema permite que possa ser clipado mais rapidamente, já que possui quatro posições de engate e não apenas duas, como no SPD, além de que tem menos problemas na clipagem quando há muito barro.

- LOOK
O modelo look é bastante utilizado no Brasil, por oferecer uma boa base para os pés e serem muito leves. Existem diversos fabricantes desse tipo de pedal, além da própria Look.

- BMX
Esse pedal é um misto de pedal plataforma com o sistema de encaixe do tipo SPD da Shimano no seu centro.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia as matérias!


- Manutenção preventiva de bicicletas: por que fazer?
- Bicicleta com quadro de fibra de carbono: vantagens e desvantagens
- Freios a disco hidráulico: saiba tudo sobre eles

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!