WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Paramentação: você sabe o que é?

Paramentação é o nome dado ao processo que corresponde à troca de vestes rotineiras, ou seja, roupas pessoais, por vestimentas adequadas, para adentrar a área dos laboratórios

paramentação

 

Paramentação é o nome dado ao processo que corresponde à troca de vestes rotineiras (roupas pessoais) por vestimentas adequadas, para adentrar a área dos laboratórios, como uniforme e os EPIs (propés, touca, jaleco e máscara).

De acordo com Adriane Franco, professora do Curso CPT Capacitação de Manipulador de Medicamentos, “É um procedimento obrigatório para todos os funcionários, estagiários e visitantes que terão de adentrar na área dos laboratórios de manipulação”. Para fazer a paramentação, existe um roteiro a ser seguido. É ele:

Roteiro de paramentação


a) Antes de iniciar o processo de paramentação

É importante observar as roupas e a higiene pessoal.

- As roupas não devem possuir nenhum vestígio de sujidade.
- No caso de fiscais e visitantes, como não estão em contato direto com o produto a ser manipulado, não há a exigência da troca, no vestuário próprio, por um uniforme da empresa. Porém, durante a permanência dos mesmos na área dos laboratórios, a produção deve ser minimizada ou mesmo interrompida.
- O manipulador deve estar atento para cheiro de suor ou aspecto de sujeira, como barba sem fazer, no caso dos homens.

b) Após a troca do uniforme

Devem ser retirados brincos, piercings, pulseiras, relógios, anéis, colares e outros acessórios. Os pertences deverão ser guardados em armário, inclusive aparelhos celulares, que não devem ser levados para o interior dos laboratórios.

c) Na área destinada à paramentação

Fazer a assepsia do calçado de uso pessoal com álcool 70% e papel-toalha. Isso, caso não haja, na empresa, outro procedimento semelhante para realizar essa atividade, como tapetes próprios, umedecidos com solução de limpeza.

d) Após a limpeza do solado do calçado

Agora você deverá calçar os propés ou sapatilhas. Algumas empresas optam por calçados próprios para serem utilizados na área dos laboratórios. Nesse caso, será necessária somente a limpeza do solado do calçado.

e) Colocar a touca

Tome cuidado para não deixar fios de cabelo expostos.

f) Vestir o jaleco

Este deve estar limpo, sendo recomendável o jaleco de mangas compridas, de forma a evitar que partes do braço fiquem expostas, e também para prevenir o desprendimento de pele (células mortas) que poderia contaminar o produto.

g) Colocar a máscara

Há máscaras que são amarradas e outras com alcinhas para serem colocadas atrás das orelhas. Neste caso, as alças devem ser colocadas por dentro da touca que, por sua vez, deverá cobrir toda a orelha.

h) Higienizar as mãos

i) Calçar as luvas

As luvas de procedimento deverão ser calçadas somente após a utilização do álcool 70% para higienizar as mãos, que, antes, deverão ser friccionadas até se obter a completa evaporação do álcool.

Após calçar as luvas, o manipulador não poderá tocar em locais de uso coletivo que não estejam devidamente higienizadas, como as trancas das portas. O manipulador também não deve coçar ou passar a mão em qualquer lugar do corpo. Caso seja inevitável, ele deverá proceder à higienização das mãos e à troca das luvas de procedimento. Além disso, as luvas de procedimento devem ser trocadas sempre que ocorrerem rompimentos e ao final dos trabalhos.

Conheça os Cursos CPT da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!