Cursos da Área Curso Homebrew - A Arte de Fazer Cerveja em Casa Curso Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção Curso Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário - ACD ou ASB Curso Treinamento de Garçom Curso Treinamento de Pizzaiolo Curso Treinamento de Empregada Doméstica Curso Campanha de Vereador - Passo a Passo Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Manipuladores de Alimentos Curso Treinamento de Camareira Curso Treinamento de Chapeiro e Lancheiro Curso Treinamento de Florista Curso Treinamento de Jardineiro Curso Treinamento em Reservas e Recepção Curso Treinamento de Governanta Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Treinamento de Bartender - Barman / Barwoman Curso Técnicas de Memorização Curso Treinamento de Churrasqueiro Curso Capacitação de Corretor de Imóveis Curso Treinamento de Barista Curso Técnicas de Comunicação Oral e Impostação de Voz Curso Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística Curso Campanha de Prefeito Passo a Passo Curso Leitura Dinâmica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Gerentes Curso Treinamento de Secretária Curso Treinamento de Recepcionista Curso Segredos do Vinho - Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização Curso Gerenciamento do Tempo Curso Treinamento de Síndico - Administração de Condomínios Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Treinamento de Atendente de Lanchonete Curso Como Desempenhar com Sucesso a Função de Vereador Curso Como Falar em Público Curso Capacitação de Cuidador de Idosos Curso Treinamento de Porteiro Curso Capacitação de Manipulador de Medicamentos Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Treinamento de Motorista Particular Curso Capacitação de Atendente de Loja - Técnicas de Vendas Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Organização, Técnicas de Vendas, Serviços Farmacêuticos e Biossegurança Curso Treinamento de Babá - Saúde, Alimentação e Higiene da Criança Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Anatomia Humana e Farmacologia Curso Treinamento de Babá - Desenvolvimento e Comportamento da Criança Curso Treinamento de Babá - Segurança e Primeiros Socorros Áreas Afins 13Casa Prática 11Confecção de Roupas 6Consultórios Odontológicos 9Estética e Beleza 5Fabricação de Cosméticos 17Hotelaria 10Marcenaria 6Massoterapia 5Negócios Imobiliários 17Padaria e Confeitaria 10Pet 4Refrigeração 11Salão de Beleza Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Os tipos de graxa para a manutenção de bicicletas

Conheça as características e especificações de cada tipo para saber qual deve ser utilizado em diferentes situações

Manutenção de bicicleta

Na manutenção de bicicletas, a lubrificação das peças móveis, como os cubos das rodas, movimento central, caixa de direção, cabos e conduítes de freio e marcha, entre outros, é uma das primeiras etapas. O produto ideal para essa tarefa é a graxa, a qual, em termos de definição, é o nome dado aos lubrificantes pastosos e, geralmente, de alta viscosidade usados para a redução de atrito e desgaste.

Alcenir Junior, professor do Curso a Distância CPT Bicicletas Escolha, Regulagem e Manutenção, explica que as graxas “são compostas por três substâncias: óleo, espessante e aditivo. Os óleos são lubrificantes minerais que compõem entre 70% e 90% da graxa e são os responsáveis pela diminuição do atrito. Os espessantes ocupam entre 3% e 30% da graxa e geralmente são constituídos de sabões metálicos ou agentes espessantes orgânicos ou inorgânicos como cálcio, sódio, lítio, alumínio, bário e magnésio. Já os aditivos possuem propriedades antioxidantes, resistência à água, a alguns solventes e a altas pressões e manutenção da viscosidade em função da temperatura e do movimento”.

No mercado, é possível encontrar grande variedade desse produto. Confira abaixo os diferentes tipos de graxa e conheça as características e especificações de cada um para saber qual deve ser utilizado em diferentes situações.

Graxa à base de lítio – é a mais usada em rolamentos e na caixa de direção, por ser eficiente, de baixo custo, resistente à água, apresentar estabilidade térmica e possuir aditivos que inibem a oxidação e ferrugem. Entretanto, seu uso indevido em outros componentes acelera o desgaste das peças e estruturas, pois o lítio pode reagir com peças de plástico, com o óleo do interior das canelas e com as fibras de carbono (nas bikes fabricadas com esse material).

Graxa à base de poliureia – é resistente à água e funciona na estabilidade térmica e inibição de ferrugem. Pode ser aplicada em suspensões, rolamentos e até bombas de ar e, ao contrário da graxa citada anteriormente, não desgasta componentes plásticos ou as fibras de carbono.

Graxa à base de silicone – por ser translúcida, não causa manchas indesejadas nos equipamentos. Embora não deva ser utilizada em rolamentos devido ao seu baixo ponto de fusão, é uma boa opção para lubrificar cabos e conduítes de freios e marcha, pois é pouco espessa e tem alto poder de penetração.

Graxa de teflon – a manipulação desse tipo de graxa deve ser obrigatoriamente feita utilizando-se equipamentos de segurança como luvas, óculos e máscaras, pois é altamente tóxica tanto para quem a manipula quanto para o meio ambiente. Embora seu preço seja bem mais elevado, é a melhor substituta para a graxa de lítio, pois é mais durável e resistente à água e à rolagem.

Graxa de cerâmica – é mais eficiente que as graxas comuns na dissipação de calor e, por isso, é utilizada em sistemas de freio a disco e também na manutenção de cubos, principalmente os de cerâmica. Também é de alto custo, como a de teflon.

Graxa de cálcio – como é fácil de fabricá-la, apresenta um preço bem mais acessível no mercado. É muito resistente à água e não reage com o plástico, portanto ideal para a lubrificação interna de componentes de amortecedores e garfos de suspensão. Assim como a graxa de silicone, seu ponto de fusão é baixo, não sendo indicada para rolamentos de cubos de rodas.

Graxa anti-seize – evita os efeitos da corrosão galvânica, por isso deve ser utilizada na montagem de parafusos da mesa, conjunto coroas/pedivela, canote do selim e nos parafusos de fixação dos taquinhos das sapatilhas. Como resiste a altas temperaturas, também são indicadas para lubrificar parafusos de fixação dos rotores de freio.

Adquira Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, Bicicletas Escolha, Regulagem e Manutenção da área de Treinamento Profissional.

Fonte: MTB Brasília - mtbbrasilia.com.br
Por Bruna Falcone Zauza

Cursos Relacionados

 Curso Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção Curso Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção

Com Prof. Alcenir Junior

R$ 496,00 à vista ou em até 12x de R$ 41,33 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Outros artigos relacionados à área Treinamento Profissional

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade