WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Homebrew - A Arte de Fazer Cerveja em Casa Curso Treinamento de Garçom Curso Treinamento de Pizzaiolo Curso Treinamento de Empregada Doméstica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Manipuladores de Alimentos Curso Treinamento de Camareira Curso Treinamento de Chapeiro e Lancheiro Curso Treinamento de Florista Curso Treinamento de Jardineiro Curso Treinamento em Reservas e Recepção Curso Treinamento de Governanta Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Treinamento de Bartender - Barman / Barwoman Curso Treinamento de Churrasqueiro Curso Capacitação de Corretor de Imóveis Curso Técnicas de Memorização Curso Treinamento de Barista Curso Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística Curso Técnicas de Comunicação Oral e Impostação de Voz Curso Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário - ACD ou ASB Curso Leitura Dinâmica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Gerentes Curso Treinamento de Secretária Curso Treinamento de Recepcionista Curso Segredos do Vinho - Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização Curso Gerenciamento do Tempo Curso Como Desempenhar com Sucesso a Função de Vereador Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Treinamento de Síndico - Administração de Condomínios Curso Como Falar em Público Curso Treinamento de Atendente de Lanchonete Curso Capacitação de Cuidador de Idosos Curso Treinamento de Porteiro Curso Capacitação de Manipulador de Medicamentos Curso Capacitação de Atendente de Loja - Técnicas de Vendas Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Organização, Técnicas de Vendas, Serviços Farmacêuticos e Biossegurança Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Anatomia Humana e Farmacologia Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Treinamento de Motorista Particular Curso Treinamento de Babá - Saúde, Alimentação e Higiene da Criança Curso Treinamento de Babá - Segurança e Primeiros Socorros Curso Treinamento de Babá - Desenvolvimento e Comportamento da Criança Curso Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção Áreas Afins 13Casa Prática 12Confecção de Roupas 6Consultórios Odontológicos 13Estética e Beleza 6Fabricação de Cosméticos 18Hotelaria 10Marcenaria 6Massoterapia 5Negócios Imobiliários 17Padaria e Confeitaria 12Pet 4Refrigeração 12Salão de Beleza Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

O que fazer e o que não fazer em situações de emergência

Em situações de emergência, analise o quadro por alguns segundos, considerando alguns aspectos importantes, que o ajudarão a saber o que fazer e o que não fazer

O que fazer e o que não fazer em situações de emergência

 

Se você estiver no local de uma emergência, analise a situação por alguns segundos, considerando alguns aspectos extremamente importantes. Eles o ajudarão a saber o que fazer e o que não fazer em situações de emergência, para que tudo corra bem e a vítima tenha grandes chances de sobreviver.

1.Os riscos que podem ser perigosos para você, para a vítima ou para as pessoas que estão em volta.

Antes de aproximar-se da vítima, examine a área para ver se há perigos imediatos, sempre perguntando a si mesmo se a situação é segura.

2.Precaução com doenças transmissíveis.

Ao atender uma vítima de emergência, é importante entender que haverá sempre um risco potencial de você contrair uma doença por contágio com fluidos ou substâncias corporais da vítima. O risco de contrair uma doença infecciosa, enquanto são prestados os primeiros socorros, é muito evidente, porém, pode ser menor se você souber como se proteger. Você deverá saber como se proteger do contágio com doenças infecciosas, que podem ser transmitidas pelo ar (tuberculose, meningite), ou pelo sangue (hepatite B, hepatite C, AIDS).

3.As precauções universais protegem contra contaminação de vírus e bactérias.

Para se proteger de microrganismos patogênicos, use equipamentos de proteção individual, tais como luvas, máscaras ou protetores faciais, protetores oculares, protetores auriculares, sempre que necessário.

4.Avalie bem o que aconteceu, se a vítima está acometida de um ferimento ou uma doença, se é grave ou não.

Quantas vítimas estão envolvidas? Pode haver mais de uma vítima, portanto, olhe ao seu redor e pergunte se há outras pessoas que possam estar envolvidas.

5.Lembre-se de que a prevenção é o melhor tratamento.

É imprescindível pensar no planejamento do atendimento inicial à vítima na cena do acidente.

6.Nas situações de emergência, procure sempre manter a calma e agir imediatamente.

7.Esclareça para si a situação.


→Como aconteceu?
→Há criança envolvida?
→Há quantas vítimas?
→O perigo continua?
→Há mais alguém que possa ajudar?
→O que aconteceu?
→Como chamar o atendimento especializado?

8.Pense na segurança.

→Não corra perigo de morte na tentativa de ajudar o próximo.
→Não se arrisque a ser ferido ou ficar inutilizado.
→Afaste qualquer coisa que ameace a sua vida.
→Alguns procedimentos não devem ser utilizados ou realizados por segurança própria (como respiração boca a boca, contato direto com secreções sanguinolentas e/ou fluidos).

9.Peça ajuda.

Entre em contato com o atendimento especializado o mais precoce possível. Chame o quanto antes o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Caso não haja em sua cidade, tente contactar o atendimento especializado de referência. Ao ligar para qualquer serviço de emergência, dê as seguintes informações:

→Seu número telefônico.
→Local do acidente e ponto de referência mais próximo.
→Tipo de acidente.
→Possíveis causas do acidente.
→Número, sexo e idade das vítimas.
→Condições aparentes da vítima, oferece riscos à vida? Pode agravar o quadro clínico?

10.Procure acalmar a vítima.

Você precisará passar confiança e tranquilidade à vítima. O importante é manter a calma, tanto sua como a da vítima, para que esta permita que você possa realizar o atendimento pertinente.

11.Afrouxe as roupas da vítima e retire seus acessórios.

Isso deve ser feito para facilitar a respiração e a circulação da vítima.

12.Cuide primeiro dos problemas mais sérios.

Avalie a presença de condições críticas que ameacem a vida da vítima por meio de uma avaliação inicial rápida da vítima; verifique:

→Se a vítima respira (coloque a vítima em posição de segurança, afrouxe suas roupas, cintos e gravatas, retire objetos, como cordões e pulseiras, posicione a cabeça da vítima e realize a técnica do ver, ouvir e sentir).
→Se há alguma obstrução na boca e no nariz (caso a vítima não esteja respirando). Se necessário, inicie o processo de ventilação artificial.
→Se a vítima tem pulso (verifique a pulsação no pescoço – carótida). Caso a vítima não tenha pulso, inicie o processo de reanimação cardiopulmonar cerebral.
→Se há ferimentos graves com hemorragia significativa. Exponha os ferimentos, para que se possa estancar o sangramento e providenciar medidas que previnam o estado de choque.
→Se há suspeita de fraturas na coluna vertebral. Nunca mova a vítima por nenhum motivo, exceto em casos de extrema gravidade e risco iminente de morte.

13.Cubra a vítima para que não entre em quadro de hipotermia e evolua para o choque.

14. Mantenha a vítima monitorada.

15.Se possível, mantenha a vítima deitada na posição de conforto, lateralizada.


Tentar movimentá-la poderá agravar seu quadro clínico ou fazê-la desmaiar.

O QUE NÃO FAZER?

→Nunca movimente a vítima, a não ser que seja indispensável para salvá-la, evitando o agravamento do quadro clínico dela, ou sob risco iminente de morte.
→Não movimente bruscamente a cabeça ou o pescoço da vítima.
→Não dê nada para a vítima ingerir, beber ou comer, pois isso pode ocasionar obstrução das vias aéreas.
→Caso a vítima esteja inconsciente, não a deixe sozinha, não a abandone. Omissão de socorro é crime!

Por Andréa Oliveira.

Conheça os Cursos CPT, da área Treinamento Profissional, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Entre eles, destacam-se:

Curso CPT Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências

Curso CPT Gerenciamento do Tempo

Curso CPT Técnicas de Memorização

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!