WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O que é preciso para ser um eletricista?

O mercado possui alta demanda para eletricista, mas é preciso ser um profissional eficiente e honesto

Eletricista - imagem ilustrativa

O eletricista é um profissional sempre requisitado, mas essa profissão requer muita atenção e cuidado. Mais do que a formação, que deve ser completa, e habilidade técnicas, ele deve possuir boa visão e coordenação motora para desempenhar suas funções, além de ser eficiente e honesto.  

Tarcísio Assunção, um dos professores do Curso CPT Capacitação de Eletricista: Eletricidade Aplicada, explica que esse os serviços de eletricistas são considerados essenciais, o que evidencia a necessidade e importância desse profissional no mercado.

O que é preciso para ser um eletricista?

O primeiro passo a ser dado deve ser realizar um curso, técnico ou superior, que misture as aulas práticas e teóricas para formar um eletricista. Esses cursos duram, em média, 2 e 5 anos, respectivamente. Devem abordar vários aspectos importantes para a profissão, como a lei da eletricidade, sistemas de circuito, segurança elétrica, solda, entre outros conteúdos relacionados.

Além desses, é fundamental que o eletricista aprenda o Código Elétrico Nacional e conheça todos os novos métodos e equipamentos de eletricidade novos no mercado elétrico.

Há cursos oferecidos também pelo SENAI, que apresentam praticamente os mesmos conteúdos, e cursos gratuitos de qualidade, sendo necessário avaliar todas as características desses cursos antes de escolher qual o melhor.

A carreira

Para se tornar um profissional da eletricidade de destaque, é importante ter concluído o ensino médio. Para os cursos profissionalizantes e técnicos da área, o nível de escolaridade é crucial. Para manter-se sempre atualizado, recomenda-se que o profissional participe de cursos e eventos da área sempre que possível.

Licença para trabalhar

A atuação do profissional eletricista só é possível a partir do licenciamento, processo burocrático e que pode levar algum tempo, a depender da sua região. No site do Ministério do Trabalho é possível encontrar informações referentes a esse licenciamento. Também, encontra-se informações sobre esse processo no órgão de Direção Geral de Energia da sua região.

O mercado de trabalho

Além de ser um mercado com muita demanda, ele ainda permite ao profissional várias possibilidades de atuação. É possível, por exemplo, ser um eletricista residencial, predial, inspetor, entre outros.

Porém, o fato de haver muita demanda não garante o sucesso do profissional. Como dito, tornar-se um profissional constantemente capacitado, eficiente e honesto ajudam a impulsionar a carreira.

Segurança no trabalho

O eletricista lida com algo que oferece risco de vida a ele e às pessoas ao seu redor. Por conta disso, é imprescindível usar a ferramenta correta no serviço correto, por exemplo. Também deve-se fazer uso dos equipamentos de segurança, como EPI e EPC, que protegem contra riscos desnecessários e ainda transmitem ao cliente uma imagem mais profissional.

É preciso ter em mente que o mais barato não é a melhor opção sempre. Todo o material utilizado deve ser de qualidade, tanto as ferramentas de trabalho, quanto os componentes da rede elétrica na qual se trabalha. Deve-se orientar os clientes quanto a esse aspecto, zelando pela sua segurança.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Treinamento Profissional:

Capacitação de Eletricista: Eletricidade Aplicada
Instalações Elétricas em Edificações Rurais
Como Reduzir o Custo da Energia Elétrica na Fazenda

Fonte: Mundo da Elétrica – mundodaeletrica.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!