WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Treinamento de Garçom Curso Treinamento de Pizzaiolo Curso Treinamento de Empregada Doméstica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Manipuladores de Alimentos Curso Treinamento de Camareira Curso Treinamento de Chapeiro e Lancheiro Curso Treinamento de Florista Curso Treinamento de Jardineiro Curso Treinamento em Reservas e Recepção Curso Treinamento de Governanta Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Treinamento de Bartender - Barman / Barwoman Curso Treinamento de Churrasqueiro Curso Capacitação de Corretor de Imóveis Curso Técnicas de Memorização Curso Treinamento de Barista Curso Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística Curso Técnicas de Comunicação Oral e Impostação de Voz Curso Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário - ACD ou ASB Curso Leitura Dinâmica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Gerentes Curso Segredos do Vinho - Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização Curso Treinamento de Recepcionista Curso Treinamento de Secretária Curso Como Desempenhar com Sucesso a Função de Vereador Curso Gerenciamento do Tempo Curso Como Falar em Público Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Treinamento de Síndico - Administração de Condomínios Curso Homebrew - A Arte de Fazer Cerveja em Casa Curso Capacitação de Cuidador de Idosos Curso Treinamento de Atendente de Lanchonete Curso Treinamento de Porteiro Curso Capacitação de Manipulador de Medicamentos Curso Capacitação de Atendente de Loja - Técnicas de Vendas Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Organização, Técnicas de Vendas, Serviços Farmacêuticos e Biossegurança Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Anatomia Humana e Farmacologia Curso Treinamento de Motorista Particular Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Treinamento de Babá - Saúde, Alimentação e Higiene da Criança Curso Treinamento de Babá - Desenvolvimento e Comportamento da Criança Curso Treinamento de Babá - Segurança e Primeiros Socorros Curso Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção Áreas Afins 13Casa Prática 11Confecção de Roupas 6Consultórios Odontológicos 11Estética e Beleza 5Fabricação de Cosméticos 17Hotelaria 10Marcenaria 6Massoterapia 5Negócios Imobiliários 17Padaria e Confeitaria 12Pet 4Refrigeração 11Salão de Beleza Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

O que é preciso para ser um eletricista?

O mercado possui alta demanda para eletricista, mas é preciso ser um profissional eficiente e honesto

Eletricista - imagem ilustrativa

O eletricista é um profissional sempre requisitado, mas essa profissão requer muita atenção e cuidado. Mais do que a formação, que deve ser completa, e habilidade técnicas, ele deve possuir boa visão e coordenação motora para desempenhar suas funções, além de ser eficiente e honesto.  

Tarcísio Assunção, um dos professores do Curso CPT Capacitação de Eletricista: Eletricidade Aplicada, explica que esse os serviços de eletricistas são considerados essenciais, o que evidencia a necessidade e importância desse profissional no mercado.

O que é preciso para ser um eletricista?

O primeiro passo a ser dado deve ser realizar um curso, técnico ou superior, que misture as aulas práticas e teóricas para formar um eletricista. Esses cursos duram, em média, 2 e 5 anos, respectivamente. Devem abordar vários aspectos importantes para a profissão, como a lei da eletricidade, sistemas de circuito, segurança elétrica, solda, entre outros conteúdos relacionados.

Além desses, é fundamental que o eletricista aprenda o Código Elétrico Nacional e conheça todos os novos métodos e equipamentos de eletricidade novos no mercado elétrico.

Há cursos oferecidos também pelo SENAI, que apresentam praticamente os mesmos conteúdos, e cursos gratuitos de qualidade, sendo necessário avaliar todas as características desses cursos antes de escolher qual o melhor.

A carreira

Para se tornar um profissional da eletricidade de destaque, é importante ter concluído o ensino médio. Para os cursos profissionalizantes e técnicos da área, o nível de escolaridade é crucial. Para manter-se sempre atualizado, recomenda-se que o profissional participe de cursos e eventos da área sempre que possível.

Licença para trabalhar

A atuação do profissional eletricista só é possível a partir do licenciamento, processo burocrático e que pode levar algum tempo, a depender da sua região. No site do Ministério do Trabalho é possível encontrar informações referentes a esse licenciamento. Também, encontra-se informações sobre esse processo no órgão de Direção Geral de Energia da sua região.

O mercado de trabalho

Além de ser um mercado com muita demanda, ele ainda permite ao profissional várias possibilidades de atuação. É possível, por exemplo, ser um eletricista residencial, predial, inspetor, entre outros.

Porém, o fato de haver muita demanda não garante o sucesso do profissional. Como dito, tornar-se um profissional constantemente capacitado, eficiente e honesto ajudam a impulsionar a carreira.

Segurança no trabalho

O eletricista lida com algo que oferece risco de vida a ele e às pessoas ao seu redor. Por conta disso, é imprescindível usar a ferramenta correta no serviço correto, por exemplo. Também deve-se fazer uso dos equipamentos de segurança, como EPI e EPC, que protegem contra riscos desnecessários e ainda transmitem ao cliente uma imagem mais profissional.

É preciso ter em mente que o mais barato não é a melhor opção sempre. Todo o material utilizado deve ser de qualidade, tanto as ferramentas de trabalho, quanto os componentes da rede elétrica na qual se trabalha. Deve-se orientar os clientes quanto a esse aspecto, zelando pela sua segurança.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Treinamento Profissional:

Capacitação de Eletricista: Eletricidade Aplicada
Instalações Elétricas em Edificações Rurais
Como Reduzir o Custo da Energia Elétrica na Fazenda

Fonte: Mundo da Elétrica – mundodaeletrica.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!