
Ana Paula Andrade, professora do Curso CPT Capacitação de Operadores de Telemarketing, afirma que uma das ferramentas mais eficazes e estratégicas na aproximação para coleta de informações e venda de produtos e serviços ao público são os call centers, popularmente conhecidos como telemarketings.
O profissional de telemarketing pode atuar em várias áreas. A cada dia, mais empresas precisam contratar e treinar funcionários para essa atividade. O produto pode ser bom, o preço também; mas, certamente, é a eficácia do atendimento que permitirá sempre um novo e positivo contato entre o cliente e a empresa.
Diariamente, esse tipo de profissional tem que lidar com vendas, pedidos, metas, reclamações, clientes e com outros funcionários da empresa que trabalha. Por conta disso, é necessário que ele mobilize um grande número de habilidades para atingir o sucesso. A seguir, apresentamos algumas das mais importantes:
Comunicação
Saber se comunicar com as pessoas é, com certeza, um dos primeiros passos para se destacar como atendente de telemarketing. Explicar aos clientes tudo o que eles precisam de forma clara e coerente, responder aos questionamentos e oferecer opções são ações que exigem uma boa comunicação para despertar o interesse das pessoas que te ouvem por telefone.
Dicção
Só para deixar claro: comunicação e dicção são coisas diferentes. Uma boa dicção é fundamental para que se compreenda tudo o que está sendo falado. O ritmo e o tom de voz são determinantes para evitar a transmissão de informações deturpadas ou incompreensíveis, o que pode gerar reclamações futuras.
Saber ouvir
Ao contrário do que muita gente pensa, não é porque você quem está vendendo o produto, que somente a sua voz deve ser ouvida. Seus clientes também têm vez e saber ouvi-los é um dom que deve ser colocado “para jogo” diariamente. Reclamações, sugestões e até elogios são sempre bem-vindos e devem ser ouvidos atentamente.
Persuasão
Assim como os vendedores de lojas físicos, o objetivo dos telemarketings é vender produtos. Para isso, persuadir o seu cliente é uma arma poderosa para convencê-lo a fechar negócio. Só não confunda persuasão com insistência: em vez de forçar a venda a todo custo, disserte sobre o que você deseja vender e se arme com argumentos convincentes.
Empatia
Uma das palavras mais faladas atualmente, a empatia consiste na capacidade de se colocar no lugar do outro para entender seus anseios e necessidades. Se você está tentando negociar algo, pense como o seu cliente se sente e adote uma postura que você gostaria que fosse adotada caso você estivesse conversando com um profissional do telemarketing.
Educação
A educação cabe em qualquer lugar. É comum o fato de muitos clientes, insatisfeitos com esse tipo de serviço, receberem o seu contato de forma rude. Não brigue e muito menos ofenda essas pessoas. Apenas converse educadamente para tentar manter o contato. Caso não seja possível, agradeça e se despeça de forma gentil. Com isso, pode ser que na próxima ligação ele a atenda um pouco mais propenso a aceitar sua oferta.
Emoções
Todos nós passamos, ao longo do tempo, por diversos tipos de emoções. Para ser um bom profissional, é necessário saber lidar com todas elas, deixando-as de lado no desempenho de nossas funções. Os clientes devem receber um contato sempre calmo e equilibrado, sem que nenhuma emoção, positiva ou negativa, seja transmitida a ela.
Tempo
Quem já trabalha com telemarketing há algum tempo sabe que o tempo é precioso e, saber controlá-lo, é uma das virtudes mais importantes para os profissionais. Cada contato deve receber o tempo que for necessário, mas é importante evitar que o atendimento se alongue demais para que você consiga alcançar um número maior de pessoas ao longo do dia, o que pode significar mais vendas.
Conheça os Cursos CPT da Área Com Montar:
Capacitação de Operadores de Telemarketing
Profissionalizante de Operador de Telemarketing
Como Montar e Gerenciar um Telemarketing
Fonte: Callix – blog.callix.com.br
por Renato Rodrigues
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.