WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Motorista particular - como desempenhar suas funções com segurança

O motorista particular deve tomar as devidas precauções para evitar assaltos, sequestros ou atentados, tão comuns nas médias e grandes cidades do Brasil

Motorista particular - como desempenhar suas funções com segurança

 

A maioria dos crimes violentos, das médias e grandes cidades do país, ocorre justamente no trânsito, caracterizados principalmente por assaltos, sequestros e atentados. Atualmente, pesquisas confirmam que ocorrem, no Brasil, cerca de 50.000 homicídios por ano, e que os prejuízos decorrentes da violência e da criminalidade atingem os 55 bilhões anuais. Esses números superam em muito estatísticas de países em guerra civil. Diante desse quadro, podemos perceber que ninguém está seguro. Por isso, o motorista particular deve tomar cuidados especiais com a segurança no exercício de suas funções.

“O motorista particular deve redobrar a atenção, quando estiver chegando ou saindo de casa ou do trabalho. Estatísticas indicam que mais de 90% dos sequestros e atentados ocorrem nesses locais”, afirma o professor Plácido Soares, do Curso Treinamento de Motorista Particular, elaborado pelo Centro de Produções Técnicas (CPT).

O ideal é que o motorista saia, com o carro, primeiro sozinho e dê uma volta pelas redondezas para verificar se tudo está em ordem e, só depois, apanhar o passageiro. Caso perceba alguma atitude suspeita nas redondezas, deve retardar um pouco a saída e acionar a polícia. O máximo que pode acontecer é a polícia constatar que está tudo bem.

Quando estiverem voltando, o motorista particular deve evitar se aproximar do local de destino e ir entrando e, antes disso, deve dar umas voltas pela redondeza para ver se está tudo em ordem, para só depois, entrar no local com segurança.

Outra atitude que deve ser evitada pelo motorista é esperar o passageiro dentro do carro. Principalmente, porque, muitas vezes, tem de aguardar o passageiro por longos períodos, podendo esse tempo chegar a horas. É bastante comum o motorista esperar dentro do carro, desfrutando da comodidade do ar condicionado e do rádio, mas isso pode ser fatal.

Ao perceber o motorista dentro do carro, geralmente, os criminosos investem diante da facilidade apresentada, uma vez que a chave do carro está com o motorista e eles não precisarão arrombar nem fazer ligação direta. Basta render o motorista e tomar o carro. Por outro lado, ao menor sinal de reação, por parte dos motoristas, os criminosos costumam atirar impiedosamente.

Por isso, a maioria das empresas possui sala de espera e é nesses locais que o motorista particular pode aguardar. Ou, então, quando se tratar de residências, pode aguardar no jardim ou em qualquer outro local do lado de dentro do cercado.

Caso seja impossível aguardar dentro de algum lugar, o motorista deve esperar na calçada, guardando uma distância aproximada de 50 metros do veículo. Assim, ao perceber alguma atitude suspeita, o motorista terá tempo de afastar-se ainda mais e chamar a polícia.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Treinamento Profissional.

Por Andréa Oliveira.

Acesse os links abaixo e conheça mais sobre algumas normas de segurança a serem seguidas pelo motorista particular:

Como identificar uma blitz falsa

O sistema de segurança

Prevenção de assaltos, sequestros e atentados

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?