WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Leitura dinâmica - como se preparar para a leitura e evitar os vícios

Quanto mais rápido se lê, maior é o índice de compreensão, pois, no processo de entendimento, quem comanda é o cérebro, que não lê palavras, mas unidades de pensamento

Lendo sem retornar, provavelmente o decorrer da leitura possibilitará a compreensão do todo sem necessidade de se preocupar com as partes.

Lendo sem retornar, provavelmente o decorrer da leitura possibilitará a compreensão do todo sem necessidade de se preocupar com as partes.

Quando não compreendem algumas palavras, as pessoas tendem a voltar e reler. Isto só atrapalha, porque corta o raciocínio ou o todo do texto. Lendo sem retornar, provavelmente o decorrer da leitura possibilitará a compreensão do todo sem necessidade de se preocupar com as partes. Assim, retornar a leitura leva as pessoas a criar esse hábito, a se cansar e a achar a leitura chata, de difícil compreensão. Da mesma forma, o movimento da cabeça para os lados, para baixo e para cima dificulta a leitura, além de provocar cansaço. Quando se lê, movimenta-se somente os olhos.

“Outro vício muito comum entre os leitores é quando se lê devagar e divaga-se no texto. As pessoas que leem devagar têm receio de ler mais rápido por achar que compreenderão menos ainda”, afirma Marcos Antônio Barbosa, do curso Leitura Dinâmica, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Na realidade, quanto mais devagar se lê, mais facilmente ocorrem a desconcentração e a desatenção, ou seja, a pessoa começa a "voar", a pensar em outra coisa. Isso ocorre, porque ela dá tempo ao cérebro de pensar em outras coisas, provocar outras ideias. Por outro lado, quando se lê rápido, a leitura é feita com mais atenção e concentração. Dessa forma, há maior compreensão e retenção de ideias, porque o cérebro não tem tempo de ficar pensando em coisas diferentes do que se está lendo.

Procure dar importância para o que vai ler, mesmo que seja obrigado. Torne a leitura algo prazeroso.

Procure dar importância para o que vai ler, mesmo que seja obrigado. Torne a leitura algo prazeroso.

Como se preparar para a leitura?

1. Verificação do propósito

Crie expectativa com relação ao texto. Se precisar ler por obrigação, é ruim. Procure dar importância para o que vai ler, mesmo que seja obrigado.

2. Análise superficial da obra

Para isto, identifica-se: o título da obra, o nome do autor, a editora, o ano e a edição. Devem ser lidas as “orelhas”, o prefácio, a introdução, o sumário, o glossário e a bibliografia (ajuda a criar expectativa). O glossário deve ser lido antes para identificar palavras fora do seu uso comum. Se você faz isto antecipadamente, não precisará parar a leitura ou retornar no texto. Se não entender alguma palavra, continue lendo. Provavelmente, será esclarecida no contexto. A preocupação exagerada com a sintaxe acaba dificultando a própria leitura.

3. Verificação de referências

Tem como objetivo observar se você tem conhecimento suficiente para ler o texto ou se precisa de uma leitura anterior.

4. Avaliação

Esta é mesmo a obra de que necessito? O que quero e por que devo ler? O que irei ler trará informação e outros benefícios para mim?

5. Aquecimento

Os itens de 1 a 4 já fazem parte do aquecimento. É bom também o aquecimento físico, mental e intelectual.

6. Usar a técnica do skimming

No skimming, passa-se o olho por todo o texto, em um movimento em “Z”, sem se preocupar em entender o texto, mas com o firme propósito de detectar palavras-chaves e detalhes que lhe chamem a atenção. Ver a primeira e a última linha de cada parágrafo, fazendo o “Z”, em um salto ocular horizontal e, na diagonal, ver partes de outras linhas. Se você acha que deve descobrir mais indícios do que procura no texto, na vertical, e com auxílio da mão, veja o primeiro terço de cada linha, depois, o segundo e o terceiro terço.

Quando você procura seu nome em uma lista e ele começa com G, você vai passar rápido pelas outras antes do G. Quando você passa a mão rapidamente sobre o nome, você o lê. Isso é comprovado por transe hipnótico. Você está pensando só no seu nome, mas, se alguém chegar e perguntar se você viu o nome dele na lista, é possível que você se lembre.

7. Leitura definitiva

Ler com o máximo de atenção e concentração para se ter menos necessidade de fazer releitura. Quando fechar o livro, ele não deve terminar. Se você disser “graças a Deus, acabei de ler”, você irá deletar (apagar) o que leu.

8. Recapitulação

Relembrar mentalmente sobre o que leu. Faça um breve resumo mental do que leu, após cada capítulo.

9. Releitura

Se você sente que algo ainda não ficou muito claro, faça uma releitura de algumas partes do texto, artigo ou revista.

Como compreender o que leu?

Não adianta muito aumentar a velocidade da leitura e não aumentar também a compreensão do que foi lido. Quanto mais rápido se lê, maior é o índice de compreensão. Isto porque se lê com mais atenção e concentração. Além disso, no processo de entendimento, quem comanda é o cérebro, que não lê palavras, mas unidades de pensamento. O livro lido, com o objetivo único de se chegar ao final, dá a impressão de que o conteúdo não lhes transmitiu uma só ideia, não contribuindo, assim, para a sua cultura, enquanto outros acham que ler é um trabalho e deve ser feito vagarosamente. Nenhum dos dois obtém bons resultados, pois a leitura é a união da atenção, da concentração, da capacidade de seleção e da interpretação.

Confira mais informações, acessando os cursos da área Desenvolvimento Pessoal.

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!