WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Homebrew - A Arte de Fazer Cerveja em Casa Curso Treinamento de Garçom Curso Treinamento de Pizzaiolo Curso Treinamento de Empregada Doméstica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Manipuladores de Alimentos Curso Treinamento de Camareira Curso Treinamento de Chapeiro e Lancheiro Curso Treinamento de Florista Curso Treinamento de Jardineiro Curso Treinamento em Reservas e Recepção Curso Treinamento de Governanta Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Treinamento de Bartender - Barman / Barwoman Curso Treinamento de Churrasqueiro Curso Capacitação de Corretor de Imóveis Curso Técnicas de Memorização Curso Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística Curso Treinamento de Barista Curso Técnicas de Comunicação Oral e Impostação de Voz Curso Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário - ACD ou ASB Curso Leitura Dinâmica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Gerentes Curso Treinamento de Secretária Curso Treinamento de Recepcionista Curso Segredos do Vinho - Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização Curso Como Desempenhar com Sucesso a Função de Vereador Curso Gerenciamento do Tempo Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Como Falar em Público Curso Treinamento de Síndico - Administração de Condomínios Curso Treinamento de Atendente de Lanchonete Curso Capacitação de Cuidador de Idosos Curso Treinamento de Porteiro Curso Capacitação de Manipulador de Medicamentos Curso Capacitação de Atendente de Loja - Técnicas de Vendas Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Organização, Técnicas de Vendas, Serviços Farmacêuticos e Biossegurança Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Anatomia Humana e Farmacologia Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Treinamento de Motorista Particular Curso Treinamento de Babá - Saúde, Alimentação e Higiene da Criança Curso Treinamento de Babá - Segurança e Primeiros Socorros Curso Treinamento de Babá - Desenvolvimento e Comportamento da Criança Curso Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção Áreas Afins 13Casa Prática 12Confecção de Roupas 6Consultórios Odontológicos 13Estética e Beleza 6Fabricação de Cosméticos 18Hotelaria 10Marcenaria 6Massoterapia 5Negócios Imobiliários 17Padaria e Confeitaria 12Pet 4Refrigeração 12Salão de Beleza Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Leitura dinâmica

Transforme-se em um leitor mais eficientes através de práticas simples e exercícios diários

Leitura dinâmica

A leitura rápida aumenta a compreensão e a memorização por exigir maior concentração

A técnica da leitura dinâmica tem por objetivo transformar leitores lentos em leitores ágeis, com alto grau de internalização das informações, além de um maior desenvolvimento do raciocínio lógico.

É muito importante esclarecer, que a leitura dinâmica é muito bem aceita por aqueles que acreditam que tempo é dinheiro, uma vez que essas pessoas têm muitas atribulações no seu dia a dia, o que as obriga, com grande frequência, a mudarem seus hábitos pessoais e de trabalho. Pensando dessa forma, pode-se afirmar que aprender a ler com maior velocidade e compreensão requer, antes de tudo, perseverança e muita vontade. É preciso ter coragem para desaprender e aprender, pois se trata de uma mudança de hábito, mas a recompensa é muito grande e, por isso, vale a pena insistir no aprendizado.

“A leitura rápida aumenta a compreensão e memorização devido à necessidade de maior concentração, obrigando o cérebro a elaborar imagens mentais que guardará as informações por mais tempo.” afirmam os Professores Marcos Antônio Barbosa e José Mauro de Souza Lima, do curso Leitura Dinâmica, elaborado pelo CPT, Centro de Produções Técnicas.

Por se tratar de um processo simples, as principais ferramentas utilizadas no aprendizado dessa técnica de leitura são a nossa capacidade de raciocínio, memorização, adaptabilidade e capacidade de aprendizado.

Essa tática, se bem desenvolvida, é capaz de transformar leitores menos eficientes em leitores mais eficientes com práticas simples, mas que precisam ser exercitadas diariamente, pelo menos uma hora por dia.

No entanto, há de se convir que a velocidade da leitura irá variar de pessoa para pessoa e continuará variando, mesmo para aqueles que leem dinamicamente. O aumento da velocidade da leitura dependerá de uma série de variáveis, entre elas a vontade e a necessidade de cada um. Quanto mais procurar aplicar as técnicas na leitura, maior será a velocidade e a compreensão.

Leitura dinâmica

A leitura não é nada mais do que a decodificação de símbolos gráficos através da visão, que capta o estímulo para ser lida pelo cérebro

Mecanismo de leitura

A leitura não é nada mais do que a decodificação de símbolos gráficos através da visão, que capta o estímulo para ser lida pelo cérebro. Após este processo, percebemos e interpretamos o estímulo (palavras, números, etc) e organizamos, segundo nosso conhecimento anterior, integrando-o no nosso cotidiano. O cérebro é que lê e não os nossos olhos.

Leitura espacial

Uma das formas de passar da leitura silábica para a leitura espacial é usar um ponto de fixação para cada palavra em lugar de fazer uma fixação para cada sílaba. Ou seja, ao invés de ler todo o contorno da letra, você pode ler só a metade superior, possibilitando uma enorme economia de tempo, energia e aumento na velocidade da leitura.

Salto de olho

O salto de olho é o movimento que os olhos realizam para ir de um ponto de fixação a outro e que pode ser identificado olhando para os olhos de uma pessoa que está lendo. Os movimentos devem ser gradativamente aumentados, a fim de que produza seus devidos efeitos.

Pausa ocular e ponto de fixação

Pausa ocular é o tempo gasto a cada parada ou fixação (ponto de fixação), feita pelos olhos enquanto lemos (1/5 de segundo, aproximadamente). Para treinar a percepção rápida, que é o intervalo de tempo que os olhos levam para perceber a mensagem escrita e enviá-la ao cérebro, você pode usar a tela do seu televisor, ao terminar um programa de TV, quando aparecem mensagens e nomes na tela.

Visão periférica

A nossa capacidade de visão é de quase 180° graus. Quando estamos dirigindo ou parados, somos capazes de perceber e reconhecer objetos ou movimentos de tudo aquilo que está em volta de nós sem olhar para os lados. Entretanto, na leitura nós não utilizamos a visão periférica. Reconhecemos só as letras que estão à nossa frente, no nosso campo visual central. Treinando o uso da visão periférica, podemos ler várias palavras com uma única fixação. Os olhos não enxergam enquanto estão se movimentando, a leitura só ocorre durante as paradas do globo ocular. Cada parada ocular deve visualizar o maior número de dados possíveis.

Confira mais informações, acessando os cursos da área Treinamento Profissional.

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!