WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Home office: como ser mais eficiente

Trabalhar em casa pode ser mais cômodo, mas é preciso ter disciplina e responsabilidade

Home office - imagem ilustrativa

A constante evolução tecnológica e a terceirização do trabalho têm dado forças a uma forma de trabalhar que não era tão comum anos atrás: o home office. Cada vez mais as pessoas têm trabalhado em casa, desempenhando várias funções que vêm substituindo a presença regular nas empresas.

Marli Moreira, professora do Curso CPT Conquiste o Seu Emprego, destaca que há bons empregos nessa nova “modalidade” home office, que, apesar de parecer uma forma de trabalho totalmente autônoma, requer do empregado dedicação, competência, responsabilidade e eficiência.

Esse trabalho feito “a domicílio” possui vantagens tanto para a empresa quando para o empregado: a empresa diminui gastos, economizando com alimentação e transporte, por exemplo; e o empregador consegue conciliar de forma mais flexível a sua rotina de trabalho e a convivência familiar.

Confira a seguir algumas dicas que podem te ajudar a ser mais eficiente no home office:

Ambiente de trabalho

Ainda que você esteja em casa, você precisa de um ambiente para desempenhar suas funções tranquilamente. É importante que você escolha um lugar calmo em sua casa e longe da movimentação do resto da sua família. Muitas pessoas não dispõem de um escritório ou um cômodo próprio para essa finalidade, mas é possível montá-lo em algum canto que seja confortável para você.

O trabalho e a família

É preciso, também, ser disciplinado e saber separar o pessoal do profissional no ambiente domiciliar. Você pode definir regras, horários e outros combinados com os outros moradores para que você possa trabalhar “em paz”. O horário dedicado a trabalhar deve ser como o horário presencial em uma empresa: sua família não iria até seu local de trabalho para conversar sobre assuntos desnecessários a todo o tempo. O mesmo deve ocorrer na sua casa durante seu trabalho.

Comunicação com seu patrão/clientes

Manter a comunicação com seu patrão e/ou clientes é necessário, uma vez que não há a presença física para tal. Graças à tecnologia, há diversas formas de fazê-lo: conversas por chamada de vídeo, redes sociais, aplicativos de mensagens. Caso seja necessário o encontro físico, marque, preferencialmente, um encontro na empresa.

Rotina

Crie uma rotina para seu trabalho. Trabalhar em casa permite flexibilidade, mas estabelecer uma rotina deixa o serviço mais “padronizado” e fica mais fácil encaixar outros compromissos como ir ao médico ou ao mercado em horários mais livres.

Outras dicas

Ainda que pareçam dicas desnecessárias, tome nota: deixe suas redes sociais para depois – a não ser que sejam essenciais para desempenhar suas funções –, pois elas podem acabar sugando seu tempo e tornando seu trabalho mais “pesado”. Ainda, evite trabalhar de pijama! Prepare-se para trabalhar da mesma forma como você faria se fosse trabalhar fisicamente em uma empresa: tome um banho, um café e vista uma roupa mais adequada. Isso ajuda seu corpo a entender que aquele momento é “profissional” e não “pessoal”.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Treinamento Profissional:

Conquiste o Seu Emprego
Como Administrar Pequenas Empresas
Homebrew – A Arte de Fazer Cerveja em Casa

Fonte: Faz Fácil – fazfacil.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!