Os freios a disco hidráulico funcionam de forma muito semelhante aos mecânicos, mas os cabos de aço são substituídos por conduítes a óleo que acionam as pastilhas. Eles são os mais eficientes e suaves e, por isso, estão tornando-se os freios mais utilizados em montain bikes medianas e obrigatórios nas top de linha. "Eles não apresentam problemas de frenagem em condições extremas como chuva, barro e descidas íngremes e longas", afirma Alcenir Júnior, professor do Curso a Distância CPT Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção.
Além de serem mais eficientes, tornam as pedaladas mais seguras por dois motivos principais. O primeiro é que como são de acionamento muito leve; as frenagens, mesmo em condições extremas de velocidade, podem ser feitas com somente um dedo na manete, mantendo maior controle da bike, principalmente, em descidas e em terrenos irregulares. O outro é que o ciclista tem maior controle sobre a pressão do freio, sendo mais fácil a dosagem da freada sem travar a roda, permitindo diminuir a velocidade rapidamente sem derrapar.
Atualmente, quatro tamanhos diferentes de rotores são mais populares: 140 mm, 160 mm, 180 mm e 200 mm. Quanto maior o tamanho do rotor, mais eficiente é o freio. Para cada tamanho de rotor e diferentes designs de quadro, é preciso usar adaptadores que ficam entre o quadro e caliper. Os quadros e suspensões mais modernos já são preparados para uma medida específica de rotor sem a necessidade de adaptadores (normalmente 140 mm ou 160 mm).
As principais vantagens do freio a disco hidráulico são:
- Os freios não entram em contato com o aro. Portanto, caso o aro empene ou amasse, o freio não vai travar a roda e será possível pedalar até que seja consertado.
- Como o freio fica no centro da roda, terá menos contato com lama e água, sendo mais eficiente em condições adversas.
- Não desgasta o aro, aumentando sua vida útil, já que não entra em contato com ele.
- Oferece tamanhos diferentes de rotores, o que altera sua força, modulação e peso, para se adaptar às diferentes situações ou preferência dos praticantes.
- Não esquenta o aro, o que em alguns casos fazia com que a câmara de ar estourasse.
A principal desvantagem desse tipo de freio é o seu elevado custo, tanto de aquisição quanto de manutenção.
Esse tipo de freio não era regulamentado para as speed pela UCI, mas, recentemente, ela já liberou o uso nos pelotões de competições do Pro Tour, como o Tour de France. Por isso, ele deve ser utilizado também nesse tipo de bicicleta.
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Por Silvana Teixeira.
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