WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Fazendo curso de eletricista? Conheça o Multímetro

O multímetro é um instrumento de medições, analógico ou digital. Deve realizar, no mínimo, medições das seguintes grandezas elétricas: Volts, Ampères, Ohms e Watts

Fazendo curso de eletricista? Conheça o Multímetro   Artigos Cursos CPT

 

O multímetro é um instrumento de medições que pode ser analógico ou digital. “O multímetro digital, porém, é mais prático de ser usado e mais preciso em suas medições no dia a dia do eletricista”, afirma Prof. Tarcísio Assunção Pizziolo, do Curso CPT Capacitação de Eletricista: Eletricidade Aplicada. Dessa forma, nessa explicação, vamos trabalhar apenas com o multímetro digital, por ser mais conveniente ao usuário.

Um bom multímetro deve se prestar a realizar, no mínimo, medições das seguintes grandezas elétricas:


- Tensão elétrica (Volts)
- Corrente elétrica (Ampères)
- Resistência elétrica (Ohms)
- Potência (Watts)

O multímetro, basicamente, é constituído das seguintes partes:

- Display: local onde são mostrados os resultados das medições. A maioria dos multímetros possui 3½ ou 4½ dígitos. O ½ dígito é usado para mostrar se o sinal da medição é positivo (+) ou negativo (-).

- Chave seletora: é uma chave no centro do multímetro em que, com um deslocamento rotativo, liga e desliga o equipamento, bem como possibilita escolher o tipo de variável (grandeza) a ser medida e a escala para a leitura. Por exemplo: tensão, corrente ou resistência elétrica.

- Bornes para pontas de prova: são terminais “fêmeas” nos quais são conectadas as pontas de prova para se efetuar as medições. Geralmente, os multímetros possuem três bornes. Visualizando de baixo para cima tem-se o primeiro borne comum (COM) onde se deve conectar a ponta de prova que será a referência na medição; o segundo borne onde se deve conectar a ponta de prova para realizar medições de tensão (V), corrente (mA) de baixa intensidade e resistência elétrica (Ω) e o terceiro borne, mais acima, onde se deve conectar a ponta de prova para efetuar medições de corrente de maior intensidade (10 A).

- Escalas: intervalos de valores das variáveis a serem medidas. A escolha da escala no multímetro faz parte de uma medição correta.

- Pontas de prova: são os conectores externos ao multímetro que farão a conexão entre o local da medição e o multímetro. São constituídas por fios condutores, ponteiras condutoras para inspeção e bornes “machos”.

O multímetro vem acompanhado por duas pontas de prova ou ponteiras, sendo uma na cor vermelha, normalmente usada na polaridade positiva; e outra na cor preta, normalmente usada na polaridade negativa. Possui três bornes de conexão para as ponteiras, que devem ser utilizados conforme a grandeza que se deseja medir.

A ponta de prova preta, normalmente, é ligada ao borne COM (Terra/Negativo) e a ponta de prova vermelha deve ser ligada ao borne do meio. A ponta de prova vermelha, por sua vez, deve ser ligada sempre ao borne do meio, exceto quando se deseja medir corrente contínua acima de 200 miliampères. Quando se deseja medir corrente contínua acima de 200 miliampères, deve-se conectar a ponta de prova vermelha no borne de cima. Depois de conectar as pontas de prova aos bornes adequados, é necessário colocar a chave seletora na posição adequada.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Eletricidade: ciência exata e, ao mesmo tempo, abstrata. Certo ou errado?

Conheça os Cursos CPT da Área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!