WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Fazendo Curso de Eletricista? Conheça o Campo Magnético

O campo magnético de um ímã é a região na qual o mesmo exercerá uma força magnética de atração ou de repulsão

Fazendo Curso de Eletricista? Conheça o Campo magnético   Artigos Cursos CPT

 

O campo magnético de um ímã é a região na qual o mesmo exercerá uma força magnética de atração ou de repulsão. Convencionam-se, como forma de visualizar um campo magnético, as linhas de indução (linhas de campo ou linhas de força), que podem ser representadas supondo que pequenas partículas magnéticas elementares se desloquem única e exclusivamente sob ação do campo magnético.

Essas linhas de força são direcionadas do polo norte para o polo sul, e nunca se cruzam”, afirma Prof. Tarcísio Assunção Pizziolo, do Curso CPT Capacitação de Eletricista: Eletricidade Aplicada.

Campo magnético de um condutor (campo eletromagnético)


Entre 1819 e 1820, o cientista dinamarquês - Hans Christian Oersted provou a relação entre a eletricidade e o magnetismo. Oersted aproximou um condutor (fio elétrico), conduzindo uma corrente elétrica contínua perto de uma bússola e observou o movimento da agulha da bússola.

Essa interação entre a corrente elétrica contínua e a agulha da bússola proporcionou o início dos estudos do eletromagnetismo. A observação do movimento da agulha da bússola levou Oersted a analisar o efeito da presença de uma força magnética provocada pela aproximação do condutor energizado.

Dessa forma, Oersted pôde provar que existe uma relação entre a corrente elétrica e o magnetismo, pois o movimento da agulha da bússula foi provocado por um campo magnético oriundo da passagem da corrente elétrica pelo condutor. Em experiências posteriores a Oersted, o cientista francês Andrè-Marie Ampère demonstrou que condutores conduzindo corrente elétrica contínua podem se atrair ou se repelir, comprovando a existência de uma força magnética entre eles.

A maioria das aplicações de magnetismo envolve efeitos magnéticos ocasionados pelas correntes elétricas. Ao passar uma corrente elétrica contínua através de um condutor, essa corrente produz um campo magnético que é concêntrico ao condutor, uniforme ao longo de sua extensão e cuja intensidade é diretamente proporcional à corrente que o produz. Se a direção da corrente contínua for invertida, a direção do campo também irá se inverter.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Eletricidade: ciência exata e, ao mesmo tempo, abstrata. Certo ou errado?

Conheça os Cursos CPT da Área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!