WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Fatores humanos ou naturais, a que se deve a qualidade do vinho?

O vinho não deve a sua enorme diversidade somente a fatores naturais. Fatores técnicos também são responsáveis pelo resultado final da produção de vinhos

Fatores humanos ou naturais, a que se deve a qualidade do vinho?   Artigos Cursos CPT

 

O vinho não deve a sua enorme diversidade somente a fatores naturais. Fatores técnicos também são responsáveis pelo resultado final da produção de vinhos, afirma Etiene Carvalho, professora do Curso CPT Segredos do Vinho - Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização.

Os vinicultores podem influenciar a qualidade e o estilo dos vinhos, seja pela escolha da localização dos vinhedos ou por métodos de plantio e decisões tomadas ao longo do ciclo anual de produção. Vale salientar nesse momento que os equipamentos e procedimentos utilizados na elaboração do vinho, por exemplo, correspondem ao fator humano que influencia a qualidade do produto.

Desde os primórdios da viticultura, o homem constatou que, podando-se a vinha, impedindo-a de se desenvolver naturalmente e reduzindo o seu crescimento, ela dava frutos de melhor qualidade e, consequentemente, um vinho melhor.

É na vinícola que se toma importantes decisões: usa-se ou não a madeira, usa-se ou não as leveduras nativas, filtra-se ou não, irriga-se muito ou pouco, descartam-se ou não os cachos excedentes, misturam-se ou não as diferentes cepas.

Desse modo, o trabalho que o produtor realiza imprimindo ao vinho características, personalidade e tradição também é parte integrante do conceito de terroir. Essa complexa relação entre fatores naturais e humanos, conhecida como terroir, é que fundamenta a afirmativa de que um vinho nunca será o mesmo a cada ano. E o conceito de qualidade buscado incessantemente só é possível graças a uma ação humana bem gerida e orientada.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Enófilo, Enólogo e Sommelier - você conhece a diferença entre eles?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!