WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Homebrew - A Arte de Fazer Cerveja em Casa Curso Treinamento de Garçom Curso Treinamento de Pizzaiolo Curso Treinamento de Empregada Doméstica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Manipuladores de Alimentos Curso Treinamento de Camareira Curso Treinamento de Chapeiro e Lancheiro Curso Treinamento de Florista Curso Treinamento de Jardineiro Curso Treinamento em Reservas e Recepção Curso Treinamento de Governanta Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Treinamento de Bartender - Barman / Barwoman Curso Treinamento de Churrasqueiro Curso Capacitação de Corretor de Imóveis Curso Técnicas de Memorização Curso Treinamento de Barista Curso Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística Curso Técnicas de Comunicação Oral e Impostação de Voz Curso Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário - ACD ou ASB Curso Leitura Dinâmica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Gerentes Curso Treinamento de Secretária Curso Treinamento de Recepcionista Curso Segredos do Vinho - Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização Curso Gerenciamento do Tempo Curso Como Desempenhar com Sucesso a Função de Vereador Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Treinamento de Síndico - Administração de Condomínios Curso Como Falar em Público Curso Treinamento de Atendente de Lanchonete Curso Capacitação de Cuidador de Idosos Curso Treinamento de Porteiro Curso Capacitação de Manipulador de Medicamentos Curso Capacitação de Atendente de Loja - Técnicas de Vendas Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Organização, Técnicas de Vendas, Serviços Farmacêuticos e Biossegurança Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Anatomia Humana e Farmacologia Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Treinamento de Motorista Particular Curso Treinamento de Babá - Saúde, Alimentação e Higiene da Criança Curso Treinamento de Babá - Segurança e Primeiros Socorros Curso Treinamento de Babá - Desenvolvimento e Comportamento da Criança Curso Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção Áreas Afins 13Casa Prática 12Confecção de Roupas 6Consultórios Odontológicos 14Estética e Beleza 7Fabricação de Cosméticos 18Hotelaria 10Marcenaria 6Massoterapia 5Negócios Imobiliários 17Padaria e Confeitaria 12Pet 4Refrigeração 12Salão de Beleza Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Falar em público exige técnicas de oratória

Oratória é a arte de falar bem, mediante a utilização de diferentes recursos da linguagem, com o objetivo de provocar determinado efeito no ouvinte

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2669/m-corpo-fala.jpg

No processo de comunicação interpessoal, 55% fica com a linguagem corporal.

Falar em público é uma necessidade atual em praticamente todos os setores técnicos, profissionais e até mesmo sociais. Inclui desde estudantes a profissionais de diversas áreas, estabelecidos, passando por cidadãos comuns que ocupam alguma atividade de liderança. Assim, advogados, professores, relações públicas, jornalistas, médicos, presidentes e líderes de organizações civis, religiosas e outras, precisam estar prontos para, quando chamados, fazerem apresentações públicas.

A comunicação interpessoal inadequada, em qualquer ambiente, tem sido causa de barreiras na condução de trabalhos com resultados mais eficientes. Para obter mais sucesso na comunicação, precisamos transmitir com cuidado e previsão o que se quer passar para outras pessoas.

Oratória é a arte de falar bem, mediante a utilização de diferentes recursos da linguagem, com o objetivo de provocar determinado efeito no ouvinte, também chamada retórica. Está compreendida em quatro áreas: pedagógica – política – forense – religiosa. Para cada uma dessas existem técnicas adequadas, específicas, conforme as necessidades intrínsecas de cada gênero. Assim, a oratória pedagógica é voltada para o ensino e a educação; a política, para relações públicas e formação de opinião; a forense, empregada nos tribunais e fóruns de justiça; e a oratória religiosa ou homilética, voltada para o ensino e a exortação nos cultos religiosos.

A expressão corporal no discurso

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2669/m-higiene-vocal.jpg

É preciso estar atento aos fatores que podem prejudicar a saúde da voz, tão essencial na oratória.

No processo de comunicação interpessoal, 55% fica com a linguagem corporal. Por isso, é importante que o apresentador utilize bem esses atributos, desde a entrada até a saída do palco. Ao entrar, com segurança, passo firme, cumprimentando o auditório, olhando nos olhos dos participantes e com um sorriso discreto, está sendo feita a primeira utilização da comunicação corporal. Com esses gestos simples, inicia-se a conquista imediata da simpatia de todos.

O movimento dos braços e os gestos com as mãos deverão ocorrer normalmente, de acordo com as palavras e com a mensagem que se estiver passando aos ouvintes. Um comportamento necessário é evitar “falar com a cabeça”. Alguns oradores movimentam a cabeça no ritmo da fala, sacodem tanto, que parece que a qualquer momento ela vai se desprender do pescoço e rolar pelo palco.

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2669/m-sistema-respiracao.jpg

A respiração correta tem efeito direto na emissão da voz.

Higiene vocal

Falar é um ato cotidiano, com o qual nos comunicamos com o mundo.  A voz, veículo da fala, assim como os olhos, tem grande poder de revelar o estado físico e emocional da pessoa, demonstrando o estado de espírito dela. É responsável por uma porcentagem muito grande das informações contidas na mensagem vinculada; por isso, deve-se ter a entonação adequada a cada situação.

Entretanto, existem diversos fatores ambientais e físicos que a afetam, entre eles, a qualidade do ar, a umidade, o ruído e a distância entre o falante e o ouvinte. Geralmente, não é possível eliminá-los, mas é preciso tomar alguns cuidados ao enfrentá-los. Limpar bem o pó do local da apresentação com um pano úmido ajuda a evitar a irritação das vias aéreas,  beber bastante líquido e, se estiver falando para um grupo grande, usar um microfone, são alguns deles.

O sistema de respiração e seu valor para a conquista da boa apresentação

A respiração correta tem efeito direto na emissão da voz. Normalmente, inspiramos só pela metade, falamos ou ainda continuamos a falar quando o ar praticamente já terminou. A respiração também revela o estado emocional em que nos encontramos. Quando estamos agitados e excitados, nossa respiração torna-se rápida e irregular; quando estamos calmos e equilibrados, é harmônica, regular, lenta e suave.

 

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2669/m-diccao-locucao.jpg

Outro fator importante na voz é a pronúncia dos sons das palavras de forma inadequada.

A respiração correta para o orador ou para qualquer pessoa é aquela em que, ao enchermos o pulmão, o fazemos na sua parte inferior, na região abdominal e não na região torácica. Esse método é conhecido como respiração diafragmática.

Técnicas para corrigir e melhorar a dicção e a locução

Outro fator importante na voz é a pronúncia dos sons das palavras de forma inadequada. A pronúncia cuidadosa e correta contribuirá para a melhoria da fala. É um hábito que pode ser adquirido sem demora e com esforço razoável. Basta estar atento e ir corrigindo diariamente os erros de pronúncia que for descobrindo.

Os resultados dependerão da vontade de cada um em desenvolver seus dotes de comunicador. Para falar e comunicar bem, é necessário muita vontade, disciplina, trabalho, preparação, leituras e muito treinamento. Somente assim é possível desenvolver a capacidade de promover palestras e discursos, dar entrevistas na imprensa e participar de reuniões abertas.

Por: Patrícia Tristão

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

MARCIA TERESINHA MARASCHIN

7 de jun de 2018

BOA NOITE, SERA QUE VOCÊS PODEM ME AJUDAR A RESPONDER UMA QUESTÃO DE TRABALHO PARA AULA: A ORATÓRIA NÃO É UMA TÉCNICA E SIM UMA HABILIDADE, POR QUE. DESDE JA AGRADEÇO

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de jun de 2018

Bom dia Marcia,

Para essas informações sugiro que procure em um mecanismo de busca como o Google.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

ALEXANDRE ANDRÉ

30 de jun de 2014

Gostaria de ter mais informações sobre as técnicas oratórias religiosas, sendo eu religioso, me preocupo bastante em como se pronunciar no seio da comunidade religiosa

Resposta do Portal Cursos CPT

30 de jun de 2014

Olá, Alexandre!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso CPT Falando em Público - Comunicação e Apresentação.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!