WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Exercícios de leitura dinâmica para corrigir a leitura silábica, a vocalização e a subvocalização

Alguns exercícios de leitura dinâmica corrigem a leitura silábica, outros corrigem a vocalização e a subvocalização, fazendo com que o indivíduo desenvolva habilidades de leitura jamais imaginadas

Exercícios de leitura dinâmica para corrigir a leitura silábica, a vocalização e a subvocalização

 

Aprender a ler com maior velocidade e compreensão requer, antes de tudo, perseverança e muita vontade. É preciso ter coragem para desaprender e reaprender, pois se trata de mudança de hábito, mas vale a recompensa, por isso, vale a pena insistir no aprendizado. Não faça com antecedência nenhum julgamento sobre as técnicas e estratégias utilizadas. É preciso planejar as ações, estabelecendo o objetivo: ler cada vez mais rápido e com maior compreensão; e as metas: fazer os exercícios, diariamente, em um determinado tempo e hora, e cumpri-las.

“Dessa forma, você estará cada vez mais próximo do objetivo, e quanto mais próximo dele, maior é o entusiasmo e a motivação. No entanto, para fazermos isso, contamos com as principais ferramentas que são a nossa capacidade de raciocínio, a memorização, a adaptabilidade e capacidade de aprendizado”, afirma o professor Marcos Antônio Barbosa, do Curso Leitura Dinâmica, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Existem alguns exercícios excelentes, capazes de transformar leitores menos eficientes em leitores mais eficientes, de forma prática e simples, mas que precisam de prática pelo menos uma hora por dia. Alguns corrigem a leitura silábica, outros corrigem a vocalização e a subvocalização.

Exercícios para a correção da leitura silábica

A maioria das pessoas leem de sílaba em sílaba, em vez de lerem palavras ou grupo de palavras que os olhos podem captar de uma só vez, para o cérebro decodificá-las. Entretanto, os olhos só captam imagens quando eles se fixam, param sobre o objeto ou palavra. Eles não enxergam quando estão em movimento.

Quando alguém movimenta os olhos rapidamente e diz que enxergou alguma coisa é porque ele se fixou em fração de segundos naquele local, mesmo que ele não sinta isso. Chamamos esta fixação de parada ocular, e entre uma parada ocular e outra, quando os olhos se movimentam, chamamos de salto dos olhos.

Para aumentar a velocidade do salto dos olhos e, consequentemente, aumentar o número de pontos de fixação e a leitura de palavras, vejamos o exercício abaixo:

Procedimento:

Assentado ou em pé, com as pernas descruzadas, segure a folha ou o manual fazendo um ângulo de mais ou menos 45º em relação à mesa. Fixe um ponto central imaginário e eleve os olhos (sem movimentar a cabeça) até o primeiro ponto à esquerda. Inicie o salto ocular o mais rápido possível, olhando exclusivamente para os pontos.

Uma boa velocidade é de um a dois segundos/linha, na horizontal e na vertical. Procure visualizar todos os pontos, cada vez mais rápido. Só os pontos. Não leia as palavras. Faça isso, pelo menos, cinco vezes, diariamente. Você lerá pouquíssimas palavras. É assim mesmo, não se preocupe. Não leia as palavras, pois seus olhos e seu cérebro ainda estão em exercício. Em poucos dias, você perderá o hábito da leitura silábica.

OBS.: Para aumentar a eficiência deste exercício, outros deverão ser incorporados a ele.

Exercícios para corrigir a vocalização e subvocalização

Vocalização é o hábito de mover os lábios, a língua ou as cordas vocais quando se lê. Este hábito é adquirido ao aprendermos a ler em voz alta, quando criança. Quando lemos, mesmo sem pronunciar o som, continuamos vocalizando. Isso se chama subvocalização. Quando isso acontece, diminuímos a velocidade da leitura, porque o olhar e o cérebro funcionam muito mais rápido que os movimentos dos lábios, da língua e das cordas vocais.

Por isso, quando não precisamos ler em voz alta, devemos eliminar a vocalização e a subvocalização, que resultam em uma leitura lenta. Muitas pessoas não gostam de ler, pois a leitura fica cansativa, chata, fazendo com que haja divagação e afastamento da leitura.

Para eliminar a vocalização e a subvocalização e aumentar a velocidade da leitura, vejamos o exercício abaixo:

Quanto mais rápido se lê, menor será a vocalização e a subvocalização, principalmente, porque não há tempo de mover os lábios. Outra forma de controlar estes hábitos é ler assobiando, cantarolando e utilizando o recurso denominado antagonismo de emoções, que consiste em aumentar a dificuldade de se realizar uma tarefa e depois parar com a dificuldade. Um exemplo de antagonismo de emoções é quando um atleta de basquete coloca peso na cintura ou nos pés e treina com este peso extra, e, ao retirá-lo sente que salta mais alto do que antes.

Procedimento:

Para a prática do exercício antagonismo de emoções, voltado para a leitura dinâmica, pegue uma tira de papel, cubra as palavras das duas linhas à direita e fixe bem a palavra isolada à esquerda. Em seguida, descubra-a e olhe-a, por um segundo. Cubra-a, novamente, e identifique se viu a palavra da coluna à esquerda. Se a viu, passe para a seguinte e continue assim até o fim. Repita estes exercícios até identificar bem todas as palavras. Crie outros exercícios da mesma forma. É importante lembrar: não movimente a cabeça ao procurar as palavras. Movimente apenas os olhos.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Treinamento Profissional.

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Ramona

10 de out. de 2021

Gostaria de saber mais

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de dez. de 2021

Olá, Romana! Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre o Curso de Leitura Dinâmica, que será fundamental para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Lorena Tolomelli. 

Maria Ivonete

29 de jun. de 2021

Amei

Resposta do Portal Cursos CPT

30 de jun. de 2021

Olá, Maria Ivonete

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Ficamos felizes em saber que você gostou de nosso artigo.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

ISAAC VINICIUS FERREIRA DA SILVA

8 de mai. de 2020

Tive muita dificuldade de visualizar os exercícios, principalmente o segundo.

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de mai. de 2020

Olá, Isaac

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Sugerimos que você continue a realizar os exercícios continuamente, assim o com o tempo sentirá mais facilidade para realizá-los.

Atenciosamente

Erika Lopes

Edson luiz do Amaral padilha

17 de set. de 2016

Gostei muito dos exercício de leitura ajudam realmente

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de set. de 2016

Olá Edson,

Ficamos muito felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!