WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Homebrew - A Arte de Fazer Cerveja em Casa Curso Treinamento de Garçom Curso Treinamento de Pizzaiolo Curso Treinamento de Empregada Doméstica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Manipuladores de Alimentos Curso Treinamento de Camareira Curso Treinamento de Chapeiro e Lancheiro Curso Treinamento de Florista Curso Treinamento de Jardineiro Curso Treinamento em Reservas e Recepção Curso Treinamento de Governanta Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Treinamento de Bartender - Barman / Barwoman Curso Treinamento de Churrasqueiro Curso Capacitação de Corretor de Imóveis Curso Técnicas de Memorização Curso Treinamento de Barista Curso Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística Curso Técnicas de Comunicação Oral e Impostação de Voz Curso Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário - ACD ou ASB Curso Leitura Dinâmica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Gerentes Curso Treinamento de Secretária Curso Treinamento de Recepcionista Curso Segredos do Vinho - Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização Curso Gerenciamento do Tempo Curso Como Desempenhar com Sucesso a Função de Vereador Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Treinamento de Síndico - Administração de Condomínios Curso Como Falar em Público Curso Treinamento de Atendente de Lanchonete Curso Capacitação de Cuidador de Idosos Curso Treinamento de Porteiro Curso Capacitação de Manipulador de Medicamentos Curso Capacitação de Atendente de Loja - Técnicas de Vendas Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Organização, Técnicas de Vendas, Serviços Farmacêuticos e Biossegurança Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Anatomia Humana e Farmacologia Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Treinamento de Motorista Particular Curso Treinamento de Babá - Saúde, Alimentação e Higiene da Criança Curso Treinamento de Babá - Segurança e Primeiros Socorros Curso Treinamento de Babá - Desenvolvimento e Comportamento da Criança Curso Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção Áreas Afins 13Casa Prática 12Confecção de Roupas 6Consultórios Odontológicos 13Estética e Beleza 6Fabricação de Cosméticos 18Hotelaria 10Marcenaria 6Massoterapia 5Negócios Imobiliários 17Padaria e Confeitaria 12Pet 4Refrigeração 12Salão de Beleza Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Evite problemas com a vigilância sanitária

A vigilância sanitária pode advertir, multar ou até interditar o estabelecimento comercial

Imagem meramente ilustrativa

O comércio de alimentos talvez seja o ramo com menor grau de risco para se investir, pois todas as pessoas, sem exceção, precisam de se alimentar para sobreviver. Porém, lidar e comercializar alimentos deve ser um processo cuidadoso para garantir que eles não prejudiquem a saúde de quem os consome.

Adriana Lara, professora do Curso CPT Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes – Treinamento de Manipuladores de Alimentos, explica que é preciso cuidado na hora de preparar e manusear os alimentos, de forma a evitar que se contaminem durante o preparo e ofereçam risco aos consumidores.

Muitos bares, restaurantes e lanchonetes, por exemplo, ficam sempre receosos com a visita da vigilância sanitária, que fiscaliza toda a cozinha e avalia os riscos. De acordo com as condições, ela pode advertir o estabelecimento, multá-lo ou até mesmo interditá-lo.

Mas, para quem está com tudo em dia e de acordo com a legislação específica, não há motivo para preocupação. Confira a seguir algumas dicas para evitar problemas ao receber a visita da vigilância sanitária em seu estabelecimento:

Imóvel

No primeiro momento, o imóvel precisa estar dentro do zoneamento permitido pela prefeitura para um alimento que lide com alimentos. Com essa condição, o estabelecimento não conseguirá o alvará e tudo o que já houver sido investido se perderá.

Autorização

Além da prefeitura, também deve-se conseguir a autorização do corpo de bombeiros, que analisará a parte elétrica e hidráulica do local, para assegurar que não há riscos de incêndio ou alagamento e que os alimentos sejam estocados em locais livres de contaminação.

Organização

É preciso separar por “departamentos” cada tipo de material em seu estabelecimento. Por exemplo, alimentos devem estar separados do material de limpeza e do lixo, para evitar contaminações. A área dos alimentos ainda deve ser dividida em área dos secos e dos refrigerados.  Ainda, pertences de funcionários precisam estar em um depósito ou vestiário específico.

Normas

O local deve atender às exigências do RDC 216 – Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, criado em 2004 e aprovado pela Anvisa. Os itens serão checados pelos vigilantes sanitários durante as fiscalizações.

Licença

Seguindo tudo o que já foi dito, será possível obter a sua licença sanitária, que valerá por 2 anos. Antes do final desse prazo, a vigilância sanitária poderá fazer visitas sem aviso prévio para checar o cumprimento de todas as exigências, podendo advertir, multar ou interditar os estabelecimentos.

Dedetização

A dedetização é essencial para todos os locais que trabalham com comida. Durante as visitas, é preciso estar com o certificado em mãos.

Água

A água também precisa de laudos de potabilidade e certificação da higienização do registro, que duram por 6 meses e, por consequência, precisam ser renovados duas vezes ao ano.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Treinamento Profissional:

Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes – Treinamento de Manipuladores de Alimentos
Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes – Treinamento de Gerentes
Treinamento de Chapeiro e Lancheiro

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios – revistapegn.globo.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!