WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Estudando a eletricidade? Conheça a Tensão Elétrica

Tensão elétrica é a diferença de potencial entre dois pontos. Essa diferença de potencial cria uma força responsável por fazer as cargas elétricas se movimentarem no interior dos corpos condutores

Estudando a eletricidade? Conheça a Tensão Elétrica   Artigos Cursos CPT

 

Tensão elétrica é a diferença de potencial entre dois pontos. Podemos dizer que essa diferença de potencial cria uma força responsável por fazer as cargas elétricas se movimentarem no interior dos corpos condutores. Essa força é denominada força eletromotriz.

Todo dispositivo capaz de gerar força eletromotriz é conhecido como gerador de eletricidade”, afirma Prof. Tarcísio Assunção Pizziolo, do Curso CPT Capacitação de Eletricista: Eletricidade Aplicada. Os exemplos mais comuns de geradores de eletricidade são os geradores das grandes usinas de energia elétrica, os dínamos dos carros e as pilhas.

A unidade de medida da tensão elétrica é o Volt, representado pela letra V. O volt é um nome escolhido em homenagem a Alessandro Volta, um italiano pioneiro em física e inventor da bateria elétrica. Para denominar a voltagem, podemos utilizar seus múltiplos e submúltiplos.

Nas grandes usinas geradoras de energia e nas linhas de transmissão, onde se utilizam grandes voltagens, podemos utilizar o kilovolt (KV) que é 1.000 vezes maior que o volt, e o Megavolt (MV) que é 1 milhão de vezes maior que o volt, ou seja: 1 KV = 1.000 V e 1 MV = 1.000.000 V.

Nas instalações elétricas residenciais, comerciais e industriais, normalmente, utilizamos a unidade Volt, diretamente. Assim, temos as tensões nas tomadas das residências de 127 volts ou 220 volts. A alimentação de motores elétricos nas indústrias é de 220 volts ou 380 volts.

Saiba que 110 volts é um sistema antigo que foi “importado” dos Estados Unidos da América e que não é mais utilizado no Brasil. Atualmente, as tensões residenciais são de 127 V e 220 V. No entanto, o costume popular ainda persiste, fazendo com que, muitas vezes, as tensões de 127 volts sejam erroneamente chamadas de 110 Volts.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Eletricidade: ciência exata e, ao mesmo tempo, abstrata. Certo ou errado?

Conheça os Cursos CPT da Área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!