WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Empreendedor: 8 passos para obter êxito em seu futuro negócio

O empreendedor é capaz de se motivar e aprender com cada erro, buscando sempre a vitória, mesmo que esta se mostre inicialmente impossível de ser alcançada

Empreendedor: 8 passos para obter êxito em seu futuro negócio   Artigos CPT

Para ser um empreendedor, é preciso ter garra, força de vontade, acreditar em si mesmo e aprender como utilizar técnicas administrativas, além de dominar estratégias gerenciais, tornando-se, assim, empreendedor na realidade em que está inserido. Todo aquele que tem um sonho e luta pela concretização deste é um empreendedor nato. Além disso, ele é capaz de se motivar e aprender com cada erro, buscando sempre a vitória, mesmo que esta se mostre inicialmente impossível de ser alcançada.

“Embora algumas pessoas acreditem que o empreendedor já nasce pronto, há também a possibilidade de cada um de nós nos tornarmos empreendedores. Para isso, basta assumir as metas e lutar pela concretização de cada uma delas”, afirma Carlos Frederico Corrêa Ferreira, administrador de empresas e professor do Módulo Profissionalizante Essencial, que integra os Cursos Profissionalizantes, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Novamente, tomando como base a fala de Carlos Frederico Corrêa Ferreira: “...nesse sentido, então, todos podem ser empreendedores. Basta praticar e aprender. Comportamentos podem ser adquiridos desde que estes, realmente, façam parte da mais profunda e verdadeira vontade de qualquer pessoa. Se você quer muito algo ou se você quer fazer as coisas acontecerem, você certamente irá conseguir! (...) empreendedores de sucesso sempre apresentam comportamentos diferenciados dos demais seres humanos. Justamente, por quererem mais que os demais...”

Perfil do empreendedor


1- Busca oportunidades e revela iniciativa

O empreendedor faz as coisas antes de ser solicitado ou de ser forçado pelas circunstâncias. Age para expandir o negócio a novas áreas, produtos e serviços e aproveita oportunidades incomuns para começar um negócio, obter financiamentos, equipamentos, terrenos, local de trabalho ou assistência.

 

2- Corre riscos calculados

O empreendedor avalia alternativas e calcula os riscos. Age para reduzir os riscos e controlar os resultados, colocando-se em situações que implicam desafios e riscos moderados.

3- Exige qualidade e eficiência

O empreendedor encontra maneiras de fazer as coisas melhor, mais rápidas e mais barato. Age para fazer as coisas que satisfaçam ou excedam os padrões de excelência, desenvolvendo ou utilizando procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado a tempo e atenda os padrões de qualidade previamente combinados.

 

4- Tem persistência

O empreendedor age diante de um obstáculo significativo. Muda de estratégia, a fim de enfrentar um desafio ou superar um obstáculo, assumindo responsabilidade pessoal pelo desempenho necessário para atingir metas e objetivos. 

5- Tem comprometimento

O empreendedor faz um sacrifício pessoal ou despende um esforço extraordinário para completar uma tarefa. Colabora com os funcionários e coloca-se no lugar deles, se necessário, para terminar um trabalho. E se esmera em manter os clientes satisfeitos, colocando em primeiro lugar a boa vontade em longo prazo, acima do lucro em curto prazo.

 

6- Busca por informações

O empreendedor dedica-se pessoalmente à obtenção de informações de clientes, fornecedores ou concorrentes. Investiga pessoalmente como fabricar um produto ou prestar um serviço, consultando especialistas para obter assessoria técnica ou comercial.

7- Estabelece metas

O bom empreendedor estabelece metas e objetivos desafiantes, que têm significado pessoal. Define metas em longo prazo, claras e específicas, estabelecendo objetivos de curto prazo, mensuráveis.

 

8- Planeja e monitora

O empreendedor planeja, dividindo tarefas de grande porte em subtarefas com prazos definidos. Constantemente, revisa seus planos, levando em conta os resultados obtidos e mudanças circunstanciais, mantendo registros financeiros, utilizando-os para tomar decisões.

9- Tem persuasão e forma rede de contatos

O empreendedor utiliza estratégias deliberadas para influenciar e persuadir os outros. Utiliza pessoas-chave como agentes para atingir seus objetivos, agindo para manter e desenvolver relações comerciais.

 

10- Tem independência e autoconfiança

O empreendedor busca autonomia em relação a normas e controles dos outros. Mantém seus pontos de vista, mesmo diante da oposição ou de resultados inicialmente desanimadores. E mostra confiança em sua própria capacidade de completar uma tarefa difícil ou de enfrentar um desafio. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Passos para empreender 


1. É preciso analisar o que se quer, sua viabilidade e sentar para planejar, ou seja, definir estrategicamente o que pode ser feito para que o que está somente no papel torne-se realidade;

2. É necessário se conhecer, perceber seus desejos, limitações e ter clara qual é a sua visão de futuro;

3. É preciso conhecer o mercado em que você quer atuar. Do contrário, você corre o risco de oferecer um produto ou serviço que o seu mercado já está saturado e que possivelmente vai encalhar. Olhe à sua volta; perceba aquilo que os outros não estão oferecendo ou que você poderia oferecer de maneira inovadora;

4. É preciso ter disposição para assumir riscos. Isto não significa, entretanto, assumir riscos impensados ou sem o mínimo de avaliação prévia;

5. É fundamental planejar-se financeiramente para empreender. Imagine-se um ano inteiro sem receita no seu novo negócio. Como você faria? É preciso ter um capital que te sustente até que o seu negócio se solidifique;

6. Tenha em mente que o princípio do seu negócio precisa ser inovação, aliada à criatividade, pois do contrário o seu negócio tende a ser mais um na multidão, com grandes chances de não decolar;

7. Entenda as barreiras iniciais como desafios, como motivação para o seu crescimento profissional. Não desanime na primeira, segunda ou terceira dificuldade. É nesta hora que muitos se diferenciam!

8. Monte um plano de negócio. Se necessário, procure ajuda especializada para auxílio neste momento. Um plano de negócios bem feito é metade do resultado final.

Confira mais informações sobre os Cursos Profissionalizantes
Por Andréa Oliveira 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?