WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dicas para uma boa apresentação em público

Algumas dicas podem ajudar na tão temida apresentação em público

Apresentação em público

Só de ouvir falar em “apresentação em público” muitas pessoas ficam nervosas, começam a suar e passam o tempo inteiro preocupadas com isso, independente de ser um público grande ou um menor, como uma sala de aula. Esse momento de contato com o público, para que se dê da forma mais tranquila, precisa de várias habilidades.

Segurança, boa entonação, clareza, paciência e interação com o público são essenciais para que a sua apresentação seja produtiva. Antes de ficar nervoso e ansioso, fique atento a algumas dicas que poderão te ajudar nessa hora tão tensa:


Conheça seu público-alvo


Esse é o primeiro passo para começar a entender e ganhar segurança na sua apresentação. Por exemplo, públicos mais jovens buscam apresentações mais atuais e dinâmicas, enquanto um público mais adulto requer uma apresentação mais clássica e séria.


Saiba qual suporte de multimídia usar


Não adianta planejar uma apresentação toda em slides e no local não ter computador ou ele não funcionar, o que é muito comum. É importante checar antes e, ainda assim, programar algum plano B para situações inesperadas.


Planeje o conteúdo a ser apresentado


Toda apresentação precisa ser passada para o público de forma clara e eficiente. Uma boa organização seria a apresentação do conteúdo, exemplos, demonstração do tema, argumentação e conclusão. Dividir tudo em tópicos e desenvolver de acordo com a necessidade da plateia é uma dica muito importante.


Planeje a interação com a plateia


A interação com o público é o ponto alto da sua apresentação, afinal, você está se apresentando para eles. Tente começar apresentando assuntos que todo mundo conheça e depois relacione-o com sua palestra. Relacioná-la com o dia a dia das pessoas também é uma boa forma de interagir com o público.


Revise o conteúdo antes da apresentação


Durante o planejamento você já tem contato com o tema e isso ajuda a fixá-lo. Porém, antes de apresentar, revise o conteúdo, releia os tópicos e anote pontos importantes que podem ser esquecidos.


Trabalhe a presença de palco


Para quem não tem muita experiência com apresentações, esse ponto pode ser um pouco complicado, porém, atitudes simples como manter o contato visual, respirar tranquilamente e não ficar preso ao material/slides podem ajudar a garantir a segurança e a fluidez durante a apresentação.


Não se esqueça: o show deve continuar


Errar é humano e essa máxima é válida em apresentações. Caso você cometa algum erro, não se desespere. Você pode brincar com a situação ou pedir desculpas e consertar, sem peso na consciência ou medo de acharem que você não domina o conteúdo.

 


Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD e Cursos Online, da área Treinamento Profissional:

Como Falar em Público
Técnicas de Comunicação Oral e Impostação de Voz


Fonte: Jornal Dia Dia – jornaldiadia.com.br



por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!