O empresário que valoriza e reconhece o importante papel dos vendedores para a empresa alcança resultados cada vez melhores. Afinal, são esses profissionais que têm contato direto com os clientes garantindo a eles um atendimento de qualidade, com presteza, rapidez e eficiência. Além disso, os melhores vendedores conhecem o mercado onde atuam e acompanham todas as novidades do setor.
Mas onde encontrar bons vendedores? Na maioria das vezes, eles estão na própria empresa. Profissionais com esse perfil são proativos, comunicativos, dinâmicos, empáticos, atentos e motivados. Até mesmo quem não é um vendedor nato pode desenvolver habilidades e competências para se tornar um excelente profissional. Para isso, são necessários determinação, disciplina e empenho.
Dicas imperdíveis para contratar os melhores vendedores
Saiba divulgar a vaga
Para encontrar bons vendedores, saiba divulgar a vaga. As redes sociais, como o LinkedIn, são um ótimo canal de divulgação. Mas há outros meios igualmente eficazes, como plano de carreira da empresa, anúncios em jornais, agências de emprego, bolsões de empregos sociais, sites de recolocação profissional, indicação de amigos e familiares, cursinhos e universidades, além de um bom networking.
Faça uma boa seleção
O processo de seleção de candidatos deve ser bem-feito para eliminar aqueles que fogem ao perfil. Uma ótima dica é fazer uma chamada pelo Skype para conversar previamente com o candidato. Assim, você avalia melhor o nível do profissional antes de convocá-lo para uma entrevista. Ao entrevistar o candidato, as perguntas devem ser claras, diretas e objetivas para saber as habilidades e os desejos do candidato. Não se esqueça de submetê-lo a testes psicológicos para descobrir características comportamentais.
Identifique o perfil ideal
Uma forma identificar o perfil ideal é com a observação do seu melhor vendedor. Veja quais as suas principais estratégias de venda, como ele aborda os clientes, qual a sua postura diante deles, quais os argumentos utilizados para convencê-los a comprar um produto, dentre outros aspectos. Faça o mesmo com o vendedor que apresenta o pior desempenho na empresa. Com isso, você poderá traçar as qualificações profissionais de um vendedor de sucesso.
Ofereça boa remuneração
Para reter os melhores vendedores e obter boa margem de lucros, é fundamental valorizar os profissionais. Uma das melhores formas de fazer isso é com a remuneração, independentemente de ser fixa ou variável. Oferecer boas comissões, conforme o volume de vendas, é uma boa estratégia para motivar esses profissionais. Com isso, as vendas aumentam e a empresa ganha força competitiva no mercado, além de ótimo faturamento.
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Fonte: supervendedores.com.br
Por Andréa Oliveira.
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