Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp (31) 99294-0024
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Treinamento de Garçom Curso Treinamento de Pizzaiolo Curso Treinamento de Empregada Doméstica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Manipuladores de Alimentos Curso Treinamento de Camareira Curso Treinamento de Chapeiro e Lancheiro Curso Treinamento de Florista Curso Treinamento de Jardineiro Curso Treinamento em Reservas e Recepção Curso Treinamento de Governanta Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Treinamento de Bartender - Barman / Barwoman Curso Treinamento de Churrasqueiro Curso Capacitação de Corretor de Imóveis Curso Técnicas de Memorização Curso Treinamento de Barista Curso Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística Curso Técnicas de Comunicação Oral e Impostação de Voz Curso Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário - ACD ou ASB Curso Leitura Dinâmica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Gerentes Curso Treinamento de Recepcionista Curso Treinamento de Secretária Curso Segredos do Vinho - Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização Curso Gerenciamento do Tempo Curso Como Desempenhar com Sucesso a Função de Vereador Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Treinamento de Síndico - Administração de Condomínios Curso Como Falar em Público Curso Treinamento de Atendente de Lanchonete Curso Capacitação de Cuidador de Idosos Curso Homebrew - A Arte de Fazer Cerveja em Casa Curso Treinamento de Porteiro Curso Capacitação de Manipulador de Medicamentos Curso Capacitação de Atendente de Loja - Técnicas de Vendas Curso Treinamento de Motorista Particular Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Organização, Técnicas de Vendas, Serviços Farmacêuticos e Biossegurança Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Anatomia Humana e Farmacologia Curso Treinamento de Babá - Saúde, Alimentação e Higiene da Criança Curso Treinamento de Babá - Segurança e Primeiros Socorros Curso Treinamento de Babá - Desenvolvimento e Comportamento da Criança Curso Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção Áreas Afins 13Casa Prática 11Confecção de Roupas 6Consultórios Odontológicos 11Estética e Beleza 5Fabricação de Cosméticos 17Hotelaria 10Marcenaria 6Massoterapia 5Negócios Imobiliários 17Padaria e Confeitaria 12Pet 4Refrigeração 11Salão de Beleza Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Desidratação em idosos: diagnóstico e prevenção

Os idosos possuem menor reserva hídrica e ainda que estejam desidratados eles não sentem vontade de tomar água, pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem

Desidratação em idosos: diagnóstico e prevenção   Artigos Cursos CPT

 

Pouca água significa menor quantidade de sangue, de oxigênio e de sais minerais em artérias e veias. Por isso, o corpo “pede” água. A informação é passada ao cérebro, com isso, sentimos sede e saímos em busca de líquidos. “Os idosos possuem menor reserva hídrica e, como complicador, ainda que estejam desidratados, eles não sentem vontade de tomar água, pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem”, afirma Renan Sallazar, professor responsável pelo Curso a Distância CPT Capacitação de Cuidador de Idosos, em Livro+DVD e Curso Online. Logo, seus mecanismos são menos eficientes. A detecção de falta de água corporal e a percepção da sede ficam prejudicadas.

Alguns idosos, ainda, devido a certas doenças, como a dolorosa artrose, evitam movimentar-se até para ir tomar água. Com isso, desidratam-se facilmente não apenas porque possuem reserva hídrica menor, mas também porque percebem menos a falta de água em seu corpo. Além disso, para a desidratação ser grave, eles não precisam de grandes perdas, como diarreias, vômitos ou exposição intensa ao sol. Basta o dia estar quente e, ou a umidade do ar baixar muito, para que o evento possa ocorrer. É nessas situações que se perde mais água pela respiração e pelo suor. Se não houver reposição adequada, é desidratação na certa. Mesmo que o idoso seja saudável, fica prejudicado o desempenho das reações químicas e as funções de todo o seu organismo.

Os idosos devem tornar voluntário o hábito de beber líquidos, ingerindo-os toda vez que houver uma oportunidade. Por líquido, entenda-se água, sucos, chás, água de coco, leite. Sopa, gelatina e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi, laranja e tangerina, também funcionam. O importante é ingerir algum líquido a cada duas horas. Os familiares devem oferecer constantemente líquidos aos idosos, pois, isso é vital. Ao se perceber que os idosos estão rejeitando líquidos e, de um dia para o outro, ficando confusos, irritadiços e “fora do ar”, preste atenção! Provavelmente, esses sintomas são decorrentes de desidratação. Dessa forma, administre rapidamente algum líquido e procure um médico.

Sinais do idoso desidratado


Cursos CPT na área Treinamento Profissional


- Fraqueza;
- Gemedeira;
- Aumento da agitação psicomotora;
- Indisposição para realização das atividades diárias;
- Dores de cabeça;
- Boca seca ou com pouca saliva;
- Choro sem lágrimas;
- Diminuição da urina ou urina concentrada (de cor e odor fortes);
- Diminuição da pressão arterial;
- Aumento da frequência cardíaca;
- Letargia e sonolência;
- Pele que, ao pinçar com os dedos, demora a voltar ao normal.

Consequências da desidratação


- Sonolência excessiva;
- Confusão mental;
- Morte.

Realizando a hidratação


- Oferecendo e insistindo com a ingestão de pelo menos 1 litro de água ao dia, fracionado em pequenas quantidades;
- No caso de recusa à água, substitua por chá de frutas, pois chás de ervas podem interagir com medicamentos utilizados pelos idosos;
- Oferecer fruta amassada, picada, liquidificada ou cozida (a fruta é rica em líquidos);
- Oferecer leites (o idoso costuma aceitar bem o café com leite);
- Oferecer suco de fruta natural. Aproveite os horários das 10h, almoço e jantar;
- Se o idoso apresentar disfagia (dificuldade de deglutição) e necessitar de líquidos espessados, faça-os acrescentando banana, mamão ou abacate aos sucos de frutas naturais ou leite (vitamina).
Ofereça na consistência de creme.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

 
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Edite Chibiaqui

15 de ago de 2019

Estou sofrendo com meus pais , 98 e 84 anos, pois tomam pouca água, mas discutem conosco dizendo que tomam bastante. Minha mãe já foi diversas vezes para hospital para tomar soro. A Glicose está fora de controle, segundo endocrinologista, por falta de água no organismo.

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de ago de 2019

Olá Edite Chibiaqui,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Cuidar de idosos com esta idade realmente é bem complicado, pois eles costumam não gostar de serem corrigidos. Mas temos que ter bastante cuidado e carinho por eles.

Atenciosamente,

Victor Sampaio

Ozete Xavier do Nascimento

22 de fev de 2019

Adorei, pois meu pai, teve um avc, e está desidratado. Foi de muita ajuda. Gostaria de receber mais informação a respeito. Ele está acamado e não consegue andar.

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de fev de 2019

Boa tarde, Ozete!

Agradecemos a sua visita e comentário em nosso site. Estamos cadastrando o seu endereço de email para que vocẽ passe a receber o nosso Boletim Informativo.

Atenciosamente,

Lorena Tolomelli

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!