WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Depressão: já ouviu falar? Você sabe tudo sobre ela?

A depressão é uma doença crônica, sendo frequente a ocorrência de recaídas, podendo comprometer a vida familiar, laborativa e social do indivíduo, provocando grande risco de suicídio

Depressão: você já ouviu falar, mas sabe tudo sobre ela?   Artigos Cursos CPT



A depressão é uma doença psiquiátrica, caracterizada por alterações cognitivas, de humor, psicomotoras e vegetativas, sendo frequente em todas as faixas etárias e, principalmente, em idosos. Aproximadamente 20% dos idosos não asilados apresentam sintomas depressivos. Sabe-se que 10 milhões de idosos do Brasil sofriam de depressão em 2002, tornando-se um importante problema de saúde pública, sendo a quarta doença mais cara do mundo desde 1990; e, no ano de 2020, será a segunda doença que mais afetará os países desenvolvidos, e a primeira em países em desenvolvimento.

“É uma doença crônica, sendo frequente a ocorrência de recaídas, podendo comprometer a vida familiar, laborativa e social do indivíduo, provocando grande risco de suicídio”, afirma Renan Sallazar, professor responsável pelo Curso a Distância CPT Capacitação de Cuidador de Idosos, em Livro+DVD e Curso Online. Os sintomas que as pessoas depressivas apresentam são insônia, perda de prazer nas atividades habituais, baixa autoestima, perda de energia, fadiga, inapetência, perda ou ganho de peso, dor, agitação ou retardo psicomotor, sentimento de inutilidade, culpa, e permanece lenta.

Indivíduos idosos apresentam maior chance de tornarem-se depressivos, também os indivíduos com casos depressivos na família, do sexo feminino, que estejam em luto, que sofreram ou sofrem violência doméstica e indivíduos estressados.

Para o tratamento da depressão, é importante que o idoso seja levado a um tratamento psicológico e psiquiátrico. Quando tratada de forma incorreta, a depressão pode provocar prejuízos à família, ao trabalho e ao lazer do paciente, podendo até tornar-se crônica, ao passo que um tratamento bem sucedido pode reduzir o período da doença por 8 a 12 semanas.

Para a prevenção da depressão, é importante que o idoso tenha qualidade de vida e tenha uma rede de apoio social sempre interagindo com vários amigos e o grupo familiar. Além disso, deve estimular a prática de atividade física, que promove melhorias na cognição mental devido à liberação de neurotransmissores, atenuando, assim, o processo de declínio das funções orgânicas e proporcionando melhorias na memória recente e na sua qualidade de vida.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

 
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!