
Além oferecerem entretenimento e informação às pessoas, as redes sociais são o canal perfeito para dar um “up” na carreira. Atualmente, o Linkedin, o Facebook e o Instagram têm garantido o rápido acesso a empresas e profissionais de áreas e setores diversos. Elas se tornaram ferramentas essenciais a todo profissional que busca ampliar horizontes, absorver conhecimentos e trocar experiências. Mas é impreterível seguir uma série de cuidados para evitar mal-entendidos e atitudes equivocadas.
As redes sociais têm se adequado às necessidades do mercado de trabalho para se tornarem um importante canal onde a conexão com pessoas, empresas, lugares permite uma gama enorme de possibilidades. Dessa forma, é possível construir um bom networking e ganhar maior visibilidade no campo profissional. Mas ao se expor nas redes, é vital adotar uma postura positiva, construtiva e confiante para ganhar credibilidade e respeito por parte dos contatos.
Não apenas isso, é preciso:
Analisar os prós e os contras antes de publicar
Não se deixe levar pelo impulso. Pense muito bem se a postagem comprometerá, em especial, a sua imagem profissional. Lembre-se de que não apenas os seus amigos e familiares poderão acessar o seu perfil. Alguns recrutadores e grandes corporações podem consultar o seu perfil público com o objetivo que avaliar suas opiniões e seus posicionamentos.
Escolher estrategicamente a postagem
A todo momento, vemos postagens com pouca (ou nenhuma) relevância. Evite seguir o mesmo caminho, faça o contrário: torne-se um diferencial na rede. Faça com que as pessoas queiram acessar o seu perfil, pois encontraram em você seriedade, sensatez e sabedoria. Construa uma imagem positiva na rede com publicações interessantes e significativas.
Avaliar a página ou o post antes de curtir
Antes de curtir ou compartilhar algo na rede, foque sua atenção no cerne (essência principal) da página. Não se esqueça de ler atentamente o texto. O mesmo vale para foto ou vídeo – verifique o cunho central da mensagem. Evite curtir ou compartilhar temas que envolvem preconceito, que incitem ódio ou gerem polêmica.
Evitar debates acalorados e exaltados
Principalmente se o assunto envolver política, religião ou sexualidade. Caso queira debater sobre o assunto, seja o mais imparcial possível. Mas o melhor a fazer é nem mesmo comentar o post. Em geral, temas polêmicos geram discórdia, desentendimento, conflito. Construa um bom marketing pessoal e cresça enquanto profissional.
Por Andréa Oliveira.
Fonte: educacional.cpb.com.br
Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Treinamento Profissional:
Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística
Técnicas de Comunicação Oral e Impostação de Voz
Gerenciamento do Tempo
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.