WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Curiosidade: quem inventou a bicicleta, você sabe?

A bicicleta é o meio de transporte mais utilizado no mundo e uma invenção dessa importância sempre tem uma história fascinante

Curiosidade: quem inventou a bicicleta, você sabe?   Artigos Cursos CPT

 

A bicicleta é o meio de transporte mais utilizado no mundo e considerado ecologicamente viável, uma vez que não produz poluentes, nem os gases do efeito estufa. “Uma invenção dessa importância sempre tem uma história fascinante”, afirma Alcenir Júnior, professor do Curso a Distância CPT Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção, em Livro+DVD e Curso Online. Vamos conhecer os passos mais importantes desse invento que, mesmo nos dias atuais, não para de evoluir.

O primeiro projeto de bicicleta, para muitos, foi o famoso desenho de Leonardo da Vinci em 1490, que foi descoberto por monges em 1966. Esse desenho retrata a bicicleta de modo semelhante aos modelos atuais, utilizando tração pelos pedais que são ligados à roda traseira por meio de correntes. Mas o posicionamento do eixo de direção fazia com que ela pudesse ser dobrada no meio, o que diminuía muito a sua estabilidade.

Não há dúvida de que era um avanço para a época e, se descoberto antes, colocaria por água abaixo mais de um século de evolução desse meio de transporte. No entanto, este desenho tem sido considerado uma fraude e sua autoria é, provavelmente, do próprio monge que o “descobriu”.

Considerando que Leonardo da Vinci nunca tenha projetado uma bicicleta e, certamente, nunca tenha construído uma, a fascinante história do veículo só é retomada 300 anos depois. Um pouco antes de 1800, conde Méde de Sivrac desenvolveu um modelo que nomeou de celerífero, derivado das palavras latinas celer (rápido) e fero (transporte).Tratava-se de um veículo muito primitivo, em que as duas rodas eram ligadas por uma trave de madeira e movidas por impulsos alternados dos pés sobre o chão. Lamentavelmente, esta também pode ser uma farsa fabricada por um jornalista que lançou um livro que citava tal veículo, pois, segundo alguns pesquisadores, nem mesmo o tal
conde existiu.

Considerando esses dois inventos duvidosos, finalmente, o primeiro protótipo confirmado de uma bicicleta surgiu na Alemanha. Por volta de 1810, o barão Karl vonDrais desenvolveu um veículo parecido com o celerífero, mas com sistema de direção. Esse primeiro protótipo ainda não possuía sistema de propulsão e necessitava ser utilizado em descidas ou empurrado com os pés. A novidade foi patenteada em 12 de janeiro de 1818, em Baden e em outras cidades europeias, incluindo Paris, confirmando sua veracidade.

Esse protótipo foi um sucesso, e com o tempo foram surgindo cópias com introdução de melhorias em sua construção. Uma delas, utilizando o ferro, permitiu grande salto em sua funcionalidade. Já, em 1829, acontece a primeira competição utilizando este modelo de bicicleta. Para se ter uma ideia do “avançado” invento, a distância de 4,5 quilômetros foi percorrida pelo vencedor em cerca de 31 min, com velocidade média de 8,6 km/h.

Saiba mais sobre o mundo das bicicletas. Leia os artigos abaixo:


Manutenção preventiva de bicicletas: por que fazer?
Bicicleta com quadro de fibra de carbono: vantagens e desvantagens
Aumenta o número de ciclistas no Brasil
Bicicletas urbanas ou de passeio: características principais

Quer saber mais sobre o Curso? Dê um Play no vídeo abaixo!


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!