Cursos da Área Curso Homebrew - A Arte de Fazer Cerveja em Casa Curso Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção Curso Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário - ACD ou ASB Curso Treinamento de Garçom Curso Treinamento de Pizzaiolo Curso Treinamento de Empregada Doméstica Curso Campanha de Vereador - Passo a Passo Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Manipuladores de Alimentos Curso Treinamento de Camareira Curso Treinamento de Chapeiro e Lancheiro Curso Treinamento de Florista Curso Treinamento de Jardineiro Curso Treinamento em Reservas e Recepção Curso Treinamento de Governanta Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Treinamento de Bartender - Barman / Barwoman Curso Técnicas de Memorização Curso Treinamento de Churrasqueiro Curso Capacitação de Corretor de Imóveis Curso Treinamento de Barista Curso Técnicas de Comunicação Oral e Impostação de Voz Curso Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística Curso Campanha de Prefeito Passo a Passo Curso Leitura Dinâmica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Gerentes Curso Treinamento de Secretária Curso Treinamento de Recepcionista Curso Segredos do Vinho - Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização Curso Gerenciamento do Tempo Curso Treinamento de Síndico - Administração de Condomínios Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Treinamento de Atendente de Lanchonete Curso Como Desempenhar com Sucesso a Função de Vereador Curso Como Falar em Público Curso Capacitação de Cuidador de Idosos Curso Treinamento de Porteiro Curso Capacitação de Manipulador de Medicamentos Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Treinamento de Motorista Particular Curso Capacitação de Atendente de Loja - Técnicas de Vendas Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Organização, Técnicas de Vendas, Serviços Farmacêuticos e Biossegurança Curso Treinamento de Babá - Saúde, Alimentação e Higiene da Criança Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Anatomia Humana e Farmacologia Curso Treinamento de Babá - Desenvolvimento e Comportamento da Criança Curso Treinamento de Babá - Segurança e Primeiros Socorros Áreas Afins 13Casa Prática 11Confecção de Roupas 6Consultórios Odontológicos 9Estética e Beleza 5Fabricação de Cosméticos 17Hotelaria 10Marcenaria 6Massoterapia 5Negócios Imobiliários 17Padaria e Confeitaria 10Pet 4Refrigeração 11Salão de Beleza Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Cuidar de idoso não é só cumprir tarefa; é preciso dar carinho e escuta

É preciso ponderar que, muitas vezes, a maior parte das horas do dia do idoso é ao lado do cuidador

Cuidador de idosos

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, os idosos acima dos 70 anos de idade estão entre os que mais cometem suicídio no Brasil, de modo que, a cada 100 mil pessoas, 8,9 mortes são de membros da terceira idade. Algumas das causas por trás desses números são o abandono familiar e a depressão desencadeada não só por isso, mas pela ociosidade e sensação de inutilidade.

É preciso que todos, principalmente o governo, se lembre de que a pirâmide etária nacional está se invertendo, ou seja, logo, estimativamente a partir de 2030 (IPEA), a população brasileira contará com mais idosos que crianças. Esse fato é só uma das provas de que já era para a sociedade em geral estar levando a sério os cuidados com os anciãos, que hoje somam 29,4 milhões (14,3% da população).

Nos últimos anos, muitas mudanças ocorreram na sociedade brasileira. Os avanços nas políticas públicas de saúde e na organização social trouxeram melhorias das condições sanitárias, fazendo com que a população obtivesse mais acesso aos serviços de saúde, resultando no prolongamento da vida das pessoas. Paralelamente a isso, com as pessoas vivendo mais, doenças típicas da velhice, como as crônicas não transmissíveis, vêm se destacando por gerar incapacidades, dependência física, cognitiva e emocional, reduzindo assim a qualidade de vida da pessoa idosa e das pessoas envolvidas no cuidado deles. O cuidar do idoso, nessas condições, exige conhecimentos específicos, com base técnico-científica.

Nesse contexto, Renan Sallazar, professor do Curso a Distância CPT Capacitação de Cuidador de Idosos, explica que “o perfil da pessoa idosa representa grandes desafios para a família, pois gera gastos crescentes, além de provocar desgaste em seus familiares e cuidadores que, por sua vez, tornam-se pacientes em potencial. Nesse sentido, a procura por trabalhadores capacitados para cuidarem dos idosos, por parte das famílias é crescente, visto que o número dessa demanda vem aumentado gradativamente, à medida que passam os anos.”

Entende-se por cuidadores capacitados não apenas aqueles que possuem um diploma ou que dominam corretamente o modo como procedimentos diários de higiene, alimentação, entre outros, devem ser aplicados. Acima de tudo, a lida com pessoas senis requer sensibilidade, delicadeza, carinho, paciência e compreensão. Obviamente não se deve jogar a responsabilidade afetiva apenas nos ombros de seu cuidador, uma vez que é preciso que a família também cumpra seu papel para a efetiva qualidade de vida física e mental dos idosos. Entretanto, é preciso ponderar que, muitas vezes, a maior parte das horas do dia do idoso é ao lado do cuidador.

A ética desse profissional deve sempre remeter a alguns preceitos, como 

  • Respeitar o direito do idoso em relação a sua privacidade e pudor.
  • Defender que o cuidar do idoso não é cuidar de máquinas ou objetos ou alguma coisa sem vontade e desejos próprios.
  • Limitações/dependência do idoso.
  • Valores religiosos dos idosos.
  • Solidariedade.
  • Identificar o idoso pelo nome.

Os conhecimentos e as ações sobre a ética devem basear-se no respeito, no afeto e na sensibilidade, com o intuito não apenas de curar a doença, mas de promover a saúde desse indivíduo.

Para cuidar devidamente do outro, é necessário vê-lo em um todo; é essencial conhecer o outro, mas, para isso, é vital conhecer a si próprio, o que não se desenvolve em treinamentos ou reciclagens técnicas, mas sim através de uma relação de emoção e razão entre o cuidador e o idoso.

 

Obtenha mais informações adquirindo o Curso a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, Cuidador de Idosos da área de Treinamento profissional.

 

Fonte: Folha de São Paulo - www1.folha.uol.com.br

Por Bruna Falcone Zauza

Cursos Relacionados

Curso Capacitação de Cuidador de Idosos Curso Capacitação de Cuidador de Idosos

Com Prof. Renan Sallazar

R$ 696,00 à vista ou em até 12x de R$ 58,00 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Outros artigos relacionados à área Treinamento Profissional

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade