WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cuidar de idoso não é só cumprir tarefa; é preciso dar carinho e escuta

É preciso ponderar que, muitas vezes, a maior parte das horas do dia do idoso é ao lado do cuidador

Cuidador de idosos

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, os idosos acima dos 70 anos de idade estão entre os que mais cometem suicídio no Brasil, de modo que, a cada 100 mil pessoas, 8,9 mortes são de membros da terceira idade. Algumas das causas por trás desses números são o abandono familiar e a depressão desencadeada não só por isso, mas pela ociosidade e sensação de inutilidade.

É preciso que todos, principalmente o governo, se lembre de que a pirâmide etária nacional está se invertendo, ou seja, logo, estimativamente a partir de 2030 (IPEA), a população brasileira contará com mais idosos que crianças. Esse fato é só uma das provas de que já era para a sociedade em geral estar levando a sério os cuidados com os anciãos, que hoje somam 29,4 milhões (14,3% da população).

Nos últimos anos, muitas mudanças ocorreram na sociedade brasileira. Os avanços nas políticas públicas de saúde e na organização social trouxeram melhorias das condições sanitárias, fazendo com que a população obtivesse mais acesso aos serviços de saúde, resultando no prolongamento da vida das pessoas. Paralelamente a isso, com as pessoas vivendo mais, doenças típicas da velhice, como as crônicas não transmissíveis, vêm se destacando por gerar incapacidades, dependência física, cognitiva e emocional, reduzindo assim a qualidade de vida da pessoa idosa e das pessoas envolvidas no cuidado deles. O cuidar do idoso, nessas condições, exige conhecimentos específicos, com base técnico-científica.

Nesse contexto, Renan Sallazar, professor do Curso CPT Capacitação de Cuidador de Idosos, explica que “o perfil da pessoa idosa representa grandes desafios para a família, pois gera gastos crescentes, além de provocar desgaste em seus familiares e cuidadores que, por sua vez, tornam-se pacientes em potencial. Nesse sentido, a procura por trabalhadores capacitados para cuidarem dos idosos, por parte das famílias é crescente, visto que o número dessa demanda vem aumentado gradativamente, à medida que passam os anos.”

Entende-se por cuidadores capacitados não apenas aqueles que possuem um diploma ou que dominam corretamente o modo como procedimentos diários de higiene, alimentação, entre outros, devem ser aplicados. Acima de tudo, a lida com pessoas senis requer sensibilidade, delicadeza, carinho, paciência e compreensão. Obviamente não se deve jogar a responsabilidade afetiva apenas nos ombros de seu cuidador, uma vez que é preciso que a família também cumpra seu papel para a efetiva qualidade de vida física e mental dos idosos. Entretanto, é preciso ponderar que, muitas vezes, a maior parte das horas do dia do idoso é ao lado do cuidador.

A ética desse profissional deve sempre remeter a alguns preceitos, como 


- Respeitar o direito do idoso em relação a sua privacidade e pudor.
- Defender que o cuidar do idoso não é cuidar de máquinas ou objetos ou alguma coisa sem vontade e desejos próprios.
- Limitações/dependência do idoso.
- Valores religiosos dos idosos.
- Solidariedade.
- Identificar o idoso pelo nome.


Os conhecimentos e as ações sobre a ética devem basear-se no respeito, no afeto e na sensibilidade, com o intuito não apenas de curar a doença, mas de promover a saúde desse indivíduo.


Para cuidar devidamente do outro, é necessário vê-lo em um todo; é essencial conhecer o outro, mas, para isso, é vital conhecer a si próprio, o que não se desenvolve em treinamentos ou reciclagens técnicas, mas sim através de uma relação de emoção e razão entre o cuidador e o idoso.

 

Obtenha mais informações adquirindo o Curso CPT Cuidador de Idosos da área de Treinamento profissional.
Fonte: Folha de São Paulo - www1.folha.uol.com.br
Por Bruna Falcone Zauza.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Maria do socorro Gomes do Nascimento

30 de jul. de 2023

Boa tarde eu só cuidadora de pessoas edosa e proibido da carinho eu gosto de da muita atenção e gosto do que faço

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de ago. de 2023

Olá, Maria do socorro Gomes do Nascimento! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?