WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cuidador de idosos - perfil profissional e ética no trabalho

Além dos deveres embasados na ética profissional, o cuidador de idosos deverá ter algumas qualidades, como ser tolerante, paciente, observador e responsável, além de estar motivado e ter bom senso e apresentação

 

Em virtude de a população brasileira estar envelhecendo, a previsão em relação ao número de idosos para 2050 será de 63 milhões de idosos, ou 172 idosos para cada 100 jovens – contra apenas 10 idosos para 100 jovens em 1980. Sendo assim, para cuidar devidamente da pessoa idosa, é necessário vê-la num todo, mas, para isso, é vital conhecer a si próprio, o que não se desenvolve apenas em treinamentos ou reciclagens técnicas, mas também por meio de uma relação de emoção e razão entre o cuidador e o idoso. Daí a extrema necessidade deste profissional ter o perfil exato para desenvolver, com competência, sua profissão.
 
A ética profissional e os cuidadores
 
Seguindo os princípios da ética profissional, são deveres do cuidador de idosos:
 
-Respeitar o direito do idoso em relação à sua privacidade e pudor;
-Defender que o cuidar do idoso não é cuidar de máquinas ou objetos que controlam, ou alguma coisa sem vontade e desejos próprios;
-Aceitar as imitações e a dependência do idoso;
-Aceitar os valores religiosos dos idosos;
-Ser solidário com os idosos;
-Identificar o idoso pelo nome.
 
Os conhecimentos e as ações sobre a ética se inserem no contexto dessa problemática, sendo o cuidador do idoso fator indispensável, de maneira que a assistência prestada ao idoso, seja feita pelo profissional de enfermagem ou pelo cuidador familiar.
 
"Dessa forma, o cuidador de idosos deve desenvolver o seu trabalho, respaldado no respeito, no afeto e na sensibilidade, com o intuito, não apenas de curar a doença, mas de promover a saúde do idoso", afirma o professor Renan Sallazar, do Curso Profissionalizante de Cuidador de Idosos, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
 
Além desses deveres, o cuidador deverá ter algumas qualidades, como as descritas a seguir:
 
Qualidades físicas e intelectuais
 
Deve ter boa saúde física para ter condições de ajudar e apoiar o idoso em suas atividades de vida diária. Da mesma forma, deve ter condições de avaliar e tomar decisões em situações de emergência que necessitam de iniciativas e ações rápidas.
 
Capacidade de ser tolerante e paciente
 
Deve compreender os momentos difíceis que a família e a pessoa idosa podem estar passando, com a diminuição de sua capacidade física e mental, de seu papel social, que pode afetar seu humor e dificultar as relações interpessoais.
 
Capacidade de observação
 
O cuidador deve ficar atento às alterações que a pessoa idosa pode sofrer, tanto emocionais quanto físicas, que podem representar sintomas de alguma doença.
 
Qualidades éticas e morais
 
O cuidador precisa ter respeito e dignidade ao tratar a pessoa idosa e nas relações com ele e com sua família. Deve respeitar a intimidade, a organização e as crenças da família, evitando interferência e, sobretudo, exercendo a ética profissional.
 
Responsabilidade
 
Lembrar sempre que a família, ao entregar aos seus cuidados a pessoa idosa, está lhe confiando uma tarefa que, naquele momento, está impossibilitada de realizar, mas que espera seja desempenhada com todo o carinho e dedicação. Como em qualquer trabalho, a pontualidade, assiduidade e o compromisso contratual devem ser respeitados.
 
Motivação
 
Para exercer qualquer profissão, é necessário gostar do que faz. É importante que tenha empatia por pessoas idosas, entender que nem sempre vai ter uma resposta positiva pelos seus esforços, mas vai ter a alegria e a satisfação do dever cumprido.
 
Bom senso e apresentação
 
O cuidador, como qualquer trabalhador, deve ir trabalhar vestido adequadamente, sem joias e enfeites, que podem machucar a pessoa idosa; deve ir com o cabelo penteado e, se for longo, com ele preso, sem maquiagem forte, pois não está indo a uma festa. As unhas devem estar cortadas e limpas. De preferência, deve usar uniforme.
 
Na maior parte dos casos, a família cuida com dedicação e afeto de seus familiares, atendendo assim as suas necessidades. A ajuda das famílias é, em princípio, a melhor que se pode oferecer aos idosos. Receber essa ajuda proporciona segurança às pessoas idosas. Entretanto, aqueles que cuidam de seus idosos nem sempre estão preparados para realizar essas tarefas e lidar com as tensões e os esforços decorrentes do cuidar.  
 
Em suma, cuidar do idoso implica muitas e variadas atividades. É difícil assinalar quais são exatamente essas tarefas, pois depende de cada família e de quem é cuidado.
 
Aprimore seus conhecimentos,  acessando outros Cursos Profissionalizantes.
 
Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Leonora Souza Carlos

25 de ago. de 2021

Gostei muito da matéria. Já cuido de uma senhora de 90 anos e tudo q eu li já faz parte de mim.

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de ago. de 2021

Olá,Leonora! Como vai?

Fiquei feliz em saber que você gostou da nossa matéria. Não deixe de nos visitar, aqui você encontrará, em nossa sessão de artigos e dicas, muitos outros assuntos interessantes que poderão ajudar você sempre! :)

Forte abraço!

Marcela Teixeira

shirlene de fatima Bonifacio passos

19 de ago. de 2021

lendo tudo isso acima vi que eu quero muito ser cuidadora de idosos tenho um amor muito grande pelas pessoas da 3 idade ficaria muito feliz se tivesse a oportunidade de cuidar pois mim encaicho nos perfis mencionado acima

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de ago. de 2021

Olá, Shirlene! Como vai?   

Fico feliz que tenha gostado do nosso artigo! :)

Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!

É uma profissão que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de trabalho, nos últimos anos, a profissão de cuidador de idosos teve um aumento muito positivo né?

O CPT disponibiliza curso na área do seu interesse, então fica ligada!

Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada.

Acesse e confira! https://bit.ly/3y3yLbO

 

Forte abraço!

Marcela Teixeira.

 

 

ANTÔNIA GORETE CLARO

21 de jun. de 2021

Estou amando o curso de cuidador de idosos, e pretendo continuar nessa linha. O curso é muito bem explicado com pessoas de altíssima competência

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de jun. de 2021

Olá, Antônia

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Ficamos felizes ao receber seu comentário e podemos constatar que estamos alcançando nosso maior objetivo: difundir tecnologia e a satisfação de nossos alunos.

Atenciosamente,

Erika

Lucas Luduvino de Souza

11 de jun. de 2021

Muito bom, meus parabéns, tudo bem explicado e resumido ao ponto de passar um bom entendimento de tudo, sem dúvidas ou sugestões. Gostei

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de jun. de 2021

Olá, Lucas

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site e ficamos felizes em saber que você gostou de nosso artigo.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika


Sidilina

13 de abr. de 2021

Estou fazendo o curso de cuidador de idosos as pesquisas são perfeitas parabéns

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de jun. de 2021

Olá, Sidilina 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Ficamos felizes em saber que você gostou de nosso artigo.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Rosangela Maria Ramos

5 de set. de 2019

Gostaria te recebe informações sobre os cursos de vocês. Desde já, agradeço pela atenção!

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de set. de 2019

Olá Rosangela Maria Ramos,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação aos cursos.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!