WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cuidador de idosos - conhecimentos básicos necessários para o exercício da profissão

Saber cuidar de idosos não é inato. Esta atividade requer estudos, preparos e treinamentos. Se pensarmos no tamanho do nosso país, então, aí é que o treinamento deve ser reforçado.

Cuidador de idosos - conhecimentos básicos necessários para o exercício da profissão   CPT

Saber cuidar de idosos não é um conhecimento que se nasce com ele. Esta atividade requer estudos, preparos e treinamentos. Se pensarmos no tamanho do nosso país e as divergentes culturas regionais, então, aí é que o treinamento deve ser reforçado. Assim como os jovens, os idosos também possuem suas características individuais, opiniões, resistências, simpatias, gostos, sonhos e anseios.

"Ser um cuidador de idosos exige do profissional conhecimentos da área de gerontologia", explica Renan Salazar, Professor do Curso CPT Capacitação de Cuidador de Idosos. Segundo a descrição da CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) deverão ter os seguintes funções:

1. Cuidados para com o idoso


Tratar e manter a boa aparência e a higiene pessoal do idoso; respeitar e seguir os horários determinados às suas atividades diárias; auxiliá-lo durante a  alimentação, banho, caminhadas e necessidades fisiológicas; atentar-se às ações e informações dadas pelo idoso; ao retornar, após seu dia de folga, às suas atividades, o cuidador de idosos deverá procurar saber de como foi o dia a dia do seu cliente; passar aos familiares todas as informações sobre o dia a dia do idoso para que os mesmos estejam a par de toda a rotina do seu ente querido; manter o lazer e a recreação no dia a dia e, por fim, tratar de desestimular a agressividade da pessoa idosa, caso a possua.

2. Promoção do bem-estar


Os cuidadores de idosos deverão saber ouvir a pessoa idosa, com toda a calma, paciência e sem interrupções; deverá apoiar psicologicamente e emocionalmente o idoso, não discutindo ou indo contra suas ideologias; o cuidador de idosos deverá agir positivamente junto à recuperação da autoestima, dos valores e da afetividade do idoso; deverá saber promover e estimular momentos de afetividade; deverá estimular a independência do idoso em atividades que eles se sintam capazes de realizar, auxiliá-los na execução das mesmas (caso necessário) e, sobretudo, respeitar a pessoa idosa em sua necessidade espiritual e religiosa.

3. Quanto à alimentação da pessoa idosa


O cuidador de idosos deverá atentar-se e participar na elaboração do cardápio do seu cliente, assim como ter o cuidado permanente de verificar a despensa, observando a qualidade e a validade dos alimentos, promovendo a sua segurança. Se necessário, o cuidador de idosos deverá fazer as compras, conforme lista e cardápio, assim como preparar a alimentação dos seu cliente. No momento das alimentações, o cuidador de idosos deverá servir a refeição em ambientes e em porções adequadas, estimulando e controlando a ingestão de líquidos e de alimentos variados. Por fim, o cuidador de idosos deverá, na medida do possível, trabalhar na reeducação e nos hábitos alimentares dos seus clientes.

4. Quanto à manutenção da saúde


É função do cuidador observar a temperatura, cor e odor de urina e fezes, e a incidência de vômitos dos seus clientes. Deverá controlar e observar a qualidade do sono dos seus idosos, velando pelo seu descanso; deverá participar ativamente das terapias ocupacionais e físicas, acompanhando-os nessas atividades; deverá atentar-se sempre aos cuidados especiais já que seus idosos possuem deficiências e, ou dependências físicas; atentar-se à quaisquer alterações físicas dos idosos, assim como alterações comportamentais dos idosos. O cuidador de idosos deverá saber lidar pacificamente e sem estresses com comportamentos compulsivos dos seus clientes; deverá evitar situações que, por um descuido, possam causar ferimentos aos seus clientes; deverá controlar o armazenamento, o horário e a ingestão de medicamentos; deverá acompanhar seus clientes em consultas médicas, atentando-se a todos os detalhes passados pelo profissional de saúde para, posteriormente, passar as informações aos familiares dos seus clientes, assim como tê-las para si, auxiliando-o no desempenho de suas atividades e, por fim, seguir piamente as orientações médicas.

5. Quanto ao ambiente domiciliar e/ou institucional


O cuidador de idosos não poderá se ausentar de certas atividades domésticas durante o horário de trabalho, sendo assim, o cuidador deverá manter o ambiente sempre limpo e organizado, evitando ao máximo, quaisquer danos à saúde do idoso, seus familiares e a sua própria; O cuidador deverá adequar o ambiente de acordo com as necessidades de seus clientes, reordenando os móveis e outros objetos, a fim de evitar acidentes, como quedas e trombadas; deverá fazer a administração das finanças, assim como fazer as compras necessárias à casa e à pessoa idosa; o cuidador de idosos deverá cuidar das roupas e dos objetos pessoais dos seus clientes, mantendo-as sempre limpas e em locais de fácil acesso; por fim, o cuidador de idosos deverá preparar o leito de acordo com as necessidades da pessoa para quem trabalha.

6. Quanto à cultura e à educação


O cuidador de idosos deverá estimular em seus clientes o gosto pela música, dança e pelo esporte, mantendo, na medida do possível, seu físico em exercício; deverá selecionar jornais, livros e revistas que digam respeito aos assuntos preferidos dos seus clientes, assim como ler histórias, textos e jornais para a pessoa idosa e, posteriormente, organizar todo o material na biblioteca doméstica.

7. Com relação a passeios, viagens e férias


O cuidador de idosos, durante o exercício de sua profissão, deverá planejar e fazer passeios com os seus clientes; ele deverá listar objetos de viagem, para que nada falte durante o passeio; deverá arrumar a bagagem dos seus clientes lembrando-se sempre da mala de remédios; deverá preparar, com antecedência, todos os documentos pessoais de seus clientes, assim como preparar uma lista com os nomes e os telefones úteis aos mesmos. O cuidador de idosos deverá se precaver quanto a alimentação dos seus idosos durante a viagem com antecedência e, por fim, o cuidador de idosos deverá acompanhar seus clientes em todos os eventos e atrações sociais e culturais por eles solicitadas.

Quer saber mais sobre o Curso CPT? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.

Saiba mais sobre o assunto, acessando os artigos abaixo:


O cuidador de idosos quando capacitado para o exercício da profissão tem emprego garantido
Cuidador de idosos - competências pessoais necessárias para o exercício da profissão
Cuidador de idosos - importância de se ter um ajudante na realização do trabalho
Cuidador de idosos - como dar o banho diário e cuidados especiais para o momento
Cuidador de idosos - dúvidas frequentes sobre o exercício da profissão
Cuidador de idosos - tipos de banho e sua importância para a hidratação da pele dos idosos

Fonte externa para a produção de conteúdo:
Manual dos Cuidadores de Pessoas Idosas do Governo do Estado de São Paulo.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Antonio Carlitô de Oliveira

24 de mai. de 2019

Estou começando agora nessa área de cuidador de idosos, foi bem proveitoso essas dicas .

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de mai. de 2019

Olá Antônio Carlitô de Oliveira,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber que gostou das dicas apresentadas em nosso site. Desejamos que você tenha bastante sucesso como cuidador de idosos.

Para que você possa passar mais credibilidade nesta área, o ideal é que possua certificados de cursos de capacitação. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação ao curso.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Renio Oliveira Correia Silva

10 de mai. de 2019

Mais informação do curso

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de mai. de 2019

Olá Renio Oliveira Correia Silva,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação aoa cursos que atenderam suas expectativas.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Regiane de Fatima dos Santos Batista

14 de mar. de 2019

Quero sabe mais ...

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de mar. de 2019

Olá, Regiane!

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Estamos cadastrando seu endereço de email para que comece a receber nosso Boletim Informativo.

Atenciosamente,

Lorena Tolomelli

Sônia Maria generoso Rodrigues

22 de jul. de 2018

Gostaria muito de comprar um curso de apostila e DVDs de cuidador de idoso. Seria possivil pois onde moro na tem curso sou de paraty .Muito grata isso me ajudaria muito nos cuidados com minha vozinha.

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de jul. de 2018

Olá Sônia,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Para mais informações, nossas consultoras entraram em contato.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Lusinalva Maria da Silva

18 de mai. de 2018

Muito bom! explicações clara e objetivas. um grande abraço (Nalva)

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de mai. de 2018

Olá Nalva,

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Rita de Cássia Zoldan

15 de mar. de 2018

Mto interessante!

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de mar. de 2018

Olá Rita,

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Marcelo R. Dos Santos

5 de set. de 2017

Muto bom

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de set. de 2017

Olá, Marcelo.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Clarice Gonsalves Costa

17 de fev. de 2016

Ola, gostaria de saber sobre o curso de cuidador de idosos.Abs

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de fev. de 2016

Olá Clarice,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso CPT Capacitação de Cuidador de Idosos.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!