WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cuidador de idosos - como arrumar a cama e evitar as escaras

Muitos idosos passam grande parte do dia deitados em suas camas, seja por debilitações físicas, invalidez ou outros fatores alheios à sua vontade, que propiciam o aparecimento das escaras

Cuidador de idosos - como arrumar a cama e evitar as escaras

 

Muitos idosos passam grande parte do dia deitados em suas camas, seja por debilitações físicas, invalidez ou, ainda, por outros fatores alheios à sua vontade. Sendo assim, é imprescindível deixá-los bem confortáveis, sobre um colchão adequado ao seu problema de saúde, com roupas de cama cheirosas, limpas, bem passadas e esticadas, evitando qualquer tipo de desconforto ao seu corpo. Neste sentido, a arrumação da cama é muito importante, pois irá ajudar a prevenir complicações, como as úlceras por pressão, mais conhecidas como escaras.

De acordo com o Dr. Dráuzio Varella, em seu site, as escaras, também conhecidas como úlceras de decúbito, correspondem a um tipo especial de lesões da pele, ou seja, de feridas. Elas podem aparecer em diversas regiões de apoio do corpo, especialmente atrás da cabeça, nas costas, na articulação do quadril, no cóccix, nas nádegas, cotovelos e calcanhares. Pessoas idosas, acamadas ou imobilizadas durante muito tempo, as desnutridas, as portadoras de diabetes, incontinência fecal e/ou urinária, aquelas com comprometimento do nível de consciência ou perda da sensibilidade tátil ou térmica e os cadeirantes possuem maiores chances de desenvolver as escaras.

A principal medida para prevenir a formação de escaras é mudar a posição das pessoas acamadas ou com dificuldade de movimentos a cada duas horas pelo menos, a fim de aliviar os pontos de pressão da pele nas áreas de maior risco. Pessoas em cadeiras de rodas, que permanecem sentadas durante muito tempo, devem mudar de posição com mais frequência, a cada dez ou quinze minutos. São também medidas preventivas indispensáveis a higiene e hidratação da pele, que deve ser mantida sempre limpa e seca, a dieta balanceada e rica em proteínas e a fisioterapia ativa e passiva.

O cuidador de idosos, pensando no melhor para a saúde de seus clientes, deverá se atentar a alguns detalhes muito importantes, quanto à arrumação do leito. São eles:

1. Prender os lençóis à cama, evitando que o idoso escorregue.

2. Manter um lençol móvel para ajudar na movimentação caso o idoso tenha dificuldades em se movimentar sozinho, caso precise da ajuda de alguém para executar qualquer tipo de tarefa na cama ou, ainda, caso use fraudas.

3. Verificar se o colchão é confortável e adequado às necessidades do idoso.

4. Solicitar aos familiares, caso necessário, para evitar feridas no corpo do idoso, que troquem o colchão para um “caixa de ovos”, de água ou de ar.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Treinamento Profissional, entre eles o Curso Capacitação de Cuidador de Idosos, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Saiba mais sobre o assunto, acessando os artigos abaixo:

O cuidador de idosos quando capacitado para o exercício da profissão tem emprego garantido

Cuidador de idosos - conhecimentos básicos necessários para o exercício da profissão

Cuidador de idosos - competências pessoais necessárias para o exercício da profissão

Cuidador de idosos - importância de se ter um ajudante na realização do trabalho

Cuidador de idosos - como dar o banho diário e cuidados especiais para o momento

Cuidador de idosos - dúvidas frequentes sobre o exercício da profissão

Cuidador de idosos - tipos de banho e sua importância para a hidratação da pele dos idosos

Por Silvana Teixeira

Fonte: Manual dos Cuidadores de Pessoas Idosas do Governo do Estado de São Paulo; www.drauziovarella.com.br/letras/e/escaras/

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!