A expressão da língua inglesa “soft skills” significa “habilidades interpessoais”. Estas, quanto mais desenvolvidas em um profissional, aumentam as suas chances de sucesso na carreira. Na verdade, as soft skills são as competências sociocomportamentais mais admiradas pelas empresas. Além de garantirem vantagens estratégicas para as corporações, essas aptidões são essenciais ao profissional que pretende aumentar sua força competitiva no mercado de trabalho.
Saber gerenciar o tempo
Hoje em dia, saber gerenciar o tempo é essencial para evitar estresse, não se sobrecarregar com atividades, ter mais qualidade de vida e ser produtivo. As pessoas realizadoras e bem-sucedidas, tanto na vida pessoal como profissional, apresentam maiores cuidados na administração do tempo”, afirma Marcos Antônio Barbosa, professor do Curso a Distância CPT Gerenciamento do Tempo e Online.
Profissionais que possuem essa habilidade conseguem realizar as tarefas em tempo hábil e com qualidade. Isso porque são capazes de organizar as atividades do trabalho, em um cronograma bem estruturado, onde há prioridades a serem cumpridas. Eles sabem fazer as escolhas certas e sempre estão em dia com suas obrigações, sem a necessidade de trabalhar fora do expediente.
Ser capaz de resolver problemas
Outra soft skill “queridinha” das empresas é a capacidade de resolver problemas. Nem todos os profissionais conseguem lidar com as dificuldades sem correr para o chefe. O ideal é saber solucionar os problemas de rotina sem esperar decisões do líder. Já os profissionais proativos agem antecipadamente à aprovação do chefe, tomam iniciativa e agilizam o que for preciso, com sabedoria e cautela, em busca da melhor solução.
Adotar atitude positiva diante de problemas
No ambiente de trabalho, o funcionário tóxico pode contaminar toda a equipe. O seu pessimismo, a sua má vontade e o seu comodismo impedem que o grupo alcance bons resultados. Por outro lado, o profissional que adota atitudes positivas, até mesmo diante de problemas complexos, serve de exemplo aos colegas de trabalho, pois sabe enxergar soluções em simples detalhes. Com isso, ele motiva e engaja toda a equipe a ser confiante, a ser construtiva e ser segura de si.
Gostar de trabalhar em equipe
Esta é uma das soft skills mais valorizadas pelas empresas. Afinal, trabalhar em equipe não é uma tarefa tão fácil como muitos imaginam. Esta aptidão requer do profissional capacidade de compartilhar conhecimentos, de aconselhar colegas de trabalho, de tornar a tarefa do outro mais fácil. Alguém com essa característica é colaborativo, não pensa apenas em realizar suas obrigações, mas sim em colaborar - trabalhar com a equipe. Pessoas com essa habilidade são capazes de assumir a liderança sem impedir que outros a assumam quando necessário.
Por Andréa Oliveira.
Fonte: administradores.com.br
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