
O atendimento on-line ocorre quando há interação entre cliente e empresa por meio de agentes ou chatbots e de forma virtual. Seus objetivos são basicamente tirar as dúvidas dos clientes, auxiliar no processo de compra, prestar suporte aos consumidores, entre outros. Mas como fazer um atendimento diferenciado para alavancar as vendas da empresa?
Uso de chatbots
O chatbot é um robô usado em plataformas de chat para atendimento. Além de facilitar a vida dos colaboradores da empresa, ele atende às expectativas dos clientes. Vale lembrar que o consumidor prefere chats, como os do WhatsApp, ao ser atendido por telefone.
O atendimento por chatbot é eficiente e escalável, pois o atendente consegue focar sua atenção em questões mais complexas, que requeiram a inteligência humana, deixando as tarefas mais simples para os chatbots.
Descontos como incentivos
Em muitos casos, o cliente busca um produto específico e encontra preços acima do esperado, ou ainda se depara com um frete tão caro quanto o produto, o que o faz desistir da compra. Para reduzir essas desistências, uma alternativa é oferecer cupons de desconto, via chat, para que o cliente decida pela compra com mais rapidez.
Entretanto, para isso, é preciso garantir maior autonomia à equipe de atendimento on-line, já que ela terá contato direto com o consumidor, analisando melhor cada situação para oferecer ao cliente um atendimento personalizado.
Facilidade no pagamento
Para alavancar as vendas de uma empresa, é importante investir em condições facilitadas de compra e pagamento e, assim, aumentar o número de transações finalizadas. Para isso, é essencial oferecer várias opções de pagamento, como pix, boleto, carteira digital, cartão de crédito e débito com bandeiras diversas, entre outras. Dessa forma, a satisfação dos clientes aumenta pela agilidade no atendimento e priorização de suas particularidades.
Diversos canais
As redes sociais estão cada vez mais populares. Hoje é possível oferecer um atendimento profissional no Instagram ou Facebook. Mesmo assim, ainda é importante que a empresa tenha um chat no site, além de telefone e e-mail. Na verdade, a empresa deve oferecer aos clientes o maior número possível de canais para atender os clientes de forma diferenciada.
Comércio conversacional
O comércio conversacional refere-se às transações realizadas por aplicativos, como WhatsApp, Messenger, entre outros. Por meio deles, até mesmo empresas sem e-commerce conseguem prestar um bom atendimento, fazer transações comerciais e estreitar o relacionamento com os clientes – tudo isso on-line.
Conheça os Cursos CPT da Área Treinamento Profissional:
Capacitação de Operadores de Telemarketing
Fonte: blog.octadesk.com
Por Andréa Oliveira
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.