WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como deve ser o ajuste do selim de bicicletas

É importante ajustar a altura do selim ao seu corpo para garantir uma pedalada mais saudável e evitar lesões

Selim de bicicleta

Alcenir Junior, professor do  Curso a Distância CPT Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção, em Livro+DVD e Curso Online, anuncia: “A Altura do selim é uma das mais importantes regulagens da bicicleta. O selim deve estar ajustado de forma que sua perna fique totalmente reta, apenas um pouco dobrada.”.

Ter o assento da bicicleta ajustado na altura certa garante mais conforto ao ciclista e ainda evita lesões ao pedalar. A seguir ajudaremos você a encontrar a altura correta do selim da sua bicicleta e ajustá-lo quando precisar.


Para descobrir a altura correta, você deve medir sua costura interna. Em outras palavras, você deverá medir a distância de sua virilha até o chão, pela parte interior de sua perna. Depois, deverá multiplicar esse resultado por 1,09.

Exemplo prático: costura interna de 80 cm. 80 x 1,09 = 87,2 cm, que é a altura ideal do selim.

Alternativamente ou aditivamente a esse método, você pode medir com o seu corpo: imobilize a bicicleta em pé. Depois de subir nela, coloque seu calcanhar nos pedais e pedale para trás. Ao chegar ao ponto mais baixo do pedal, suas pernas devem estar totalmente estendidas e os joelhos retos. Se o seu quadril se movimenta de um lado para o outro nesse movimento, o seu assento está muito alto. Depois, posicione o peito do pé no pedal e realize o mesmo movimento de pedalar para trás. Agora, deve haver uma ligeira curvatura no joelho, o que garante que essa é a altura ideal.


Para ajustá-lo, siga os passos:

- Localize a alavanca de libertação do selim e libere-a. Manualmente ou com uma chave para soltar o parafuso, se houver.

- Deslize o selim para cima ou para baixo, de acordo com a medida ideal encontrada por você.

- Certifique-se que o assento está direcionado para frente.

- Aperte bem a alavanca que bloqueia o selim ou reparafuse o regulador.

- Dê umas pedaladas para certificar-se.


Se o selim está muito baixo, tornará a atividade mais cansativa. Se está muito alto, poderá gerar lesões pela movimentação incorreta de quadris e pernas. A maioria das lojas te ajudará a regular o selim, porém, é preciso saber regulá-lo caso outra pessoa vá usar. Dada a variedade de bicicletas e, consequentemente, desses assentos, é importante escolher um que facilite o ato de pedalar e que não projete tensão em suas costas, para garantir a eficiência e benefício do exercício físico.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Treinamento Profissional e o nosso lançamento Curso Bicicletas – Escolha, Regulagem e Manutenção

Fonte: WikiHow – pt.wikihow.com
por Renato Rodrigues

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!