Eleger-se a vereador não é tarefa fácil, exige preparo e treinamento. Mesmo porque a concorrência é acirrada, onde dezenas de candidatos disputam apenas uma única vaga. Além disso, o eleitor está, a cada eleição, mais exigente.
“Sua função é muito nobre e primordial para o aprimoramento da legislação que regula a Administração Pública Municipal, resultando no desenvolvimento econômico e social do município”, ressalta o especialista em Marketing Político, professor Tadeu Comerlatto, do CPT – Centro de Produções Técnicas.
Para que uma campanha seja vitoriosa, são necessários alguns fatores fundamentais: um bom candidato, uma boa proposta de trabalho, recursos (humanos, materiais e financeiros), uma boa propaganda, uma boa organização e muito, muito trabalho.
A seguir, apresentamos algumas perguntas que podem ajudá-lo a decidir, com maior segurança, a sua candidatura:
1. Por que quero ser candidato?
2. Os eleitores têm motivos para votarem em mim?
3. E se eu perder a eleição, terei meu futuro comprometido?
4. Tenho o apoio da minha família? Eles estão dispostos a ajudar?
5. Estou física e emocionalmente preparado para enfrentar uma campanha eleitoral?
6. Minha vida pregressa pode ser totalmente investigada?
7. Quem são os meus aliados para a campanha? Posso contar com a ajuda deles?
8. Tenho o dinheiro mínimo necessário para a campanha? Tenho com quem contar para ajuda financeira?
9. Tenho condições de montar uma equipe mínima?
10. Meu curriculum e minha personalidade me credenciam para a campanha?
Se as respostas às perguntas acima forem positivas, então é hora de começar a planejar e a organizar a sua campanha.
A imagem do candidato
Inúmeras são as razões que o farão conquistar os seus votos, no entanto, o eleitor procura votar naquele que parece ser o melhor candidato. Em suma, o maior número de votos será o voto pessoal. O importante é a sua maneira de ser, de se relacionar com as pessoas, sua forma de agir, de fazer, ou seja, sua capacidade de trabalho.
No meio político, você é exatamente o que os eleitores veem e acreditam que você seja. Sendo assim, sua imagem e suas atitudes promovem esse efeito no seu eleitorado. Daí a necessidade de se fazer um levantamento da sua vida, destacando os aspectos mais relevantes, como por exemplo, suas conquistas, o seu mérito, a sua posição em defesa de causas sociais, as suas contribuições e o seu trabalho comunitário bem como o seu curriculum profissional.
Da mesma forma, você precisa identificar os aspectos negativos presentes em sua vida, sobretudo os que já se tornaram domínio público. Só assim, você pode preparar estratégias eficazes para neutralizar os seus adversários quando estes denegrirem a sua imagem.
O que sensibiliza o eleitor
- A Personalidade. A boa aparência, a postura, os gestos, a boa educação, o relacionamento com os outros, a simpatia, a humildade.
- O Caráter. O passado limpo, a honestidade, a integridade.
- A Competência. A capacidade profissional, o curriculum, os resultados do seu trabalho: aquele que faz acontecer, aquele que realiza.
- O trabalho comunitário. O envolvimento com trabalhos de interesse comunitário, sobretudo a filantropia (amor ao próximo, à humanidade)
- O passado de lutas. A luta por causas políticas e sociais de grande interesse do eleitor, a liderança assumida.
Por Andréa Oliveira
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Comentários
Jair Siqueira
8 de jul. de 2016Tudo o que nos cativa de alguma forma sempre nos deixa algum aprendizado, ora este matéria com certeza tem seu legado. Gostei, muito bom! Um abraço, Jair.
Resposta do Portal Cursos CPT
11 de jul. de 2016Olá Jair,
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos