WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

As quatro fases do Alzheimer

A doença de Alzheimer (DA) é uma forma de demência irreversível em que as células nervosas cerebrais degeneram-se, ocasionando a diminuição da substância cerebral

As quatro fases do Alzheimer   Artigos Cursos CPT

O que é o Alzheimer? A doença de Alzheimer (DA) é uma forma de demência irreversível em que as células nervosas cerebrais degeneram-se, ocasionando a diminuição da substância cerebral.


Atinge o lóbulo frontal do córtex cerebral responsável por controlar personalidade, humor, comportamento, controle emocional e cognitivo; o lóbulo temporal, que controla o pensamento, linguagem expressiva, música e ritmo, processamento de memória e o lóbulo parietal, responsável pela compreensão da linguagem escrita e oral, estimulação sensorial como dor, tato, olfato, audição e calor) e imagem corporal.


A DA afeta o status cognitivo do paciente, caracterizando perda de memória, perda do poder de expressão pela fala, pela escrita ou pela sinalização da capacidade de compreensão da palavra escrita ou falada - dificuldade de relacionar nomes); incapacidade de executar os movimentos apropriados para um determinado fim, contanto que não haja a paralisia; perda do poder de reconhecimento perceptivo sensorial, auditivo, visual ou tátil.


É comum a presença de sintomas psiquiátricos, como a depressão, e sintomas neurodegenerativos, como dificuldade no controle de esfíncteres e distúrbios do sono. “No estádio terminal, o paciente torna-se apático, pouco falante com incontinência fecal e urinária e inteiramente dependente de seus cuidadores”, afirma Renan Sallazar, professor responsável pelo Curso CPT Capacitação de Cuidador de Idosos.


Fatores de risco


Os fatores de risco comprovados por estudos epidemiológicos, frequentemente associados a DA, são história familiar positiva, idade, depressão, tabagismo, derrame cerebral e nível educacional, os quais não foram esclarecidos, além da presença de síndrome de Down.

Além de o fator genético ser considerado atualmente como preponderante na etiopatogenia da DA, foram apontados agentes etiológicos, a exposição ou ingestão de substâncias tóxicas como álcool, alumínio, mercúrio, chumbo e solventes orgânicos, medicamentos diversos, exposição à radiação, estilo de vida, estresse, infecções, doenças imunológicas, câncer, radicais livres de oxigênio, a aminoácidos neurotóxicos e a ocorrência de danos em microtúbulos e proteínas associadas. Esses agentes podem ainda atuar por dano direto no material genético, levando a uma mutação somática nos tecidos.

As conjecturas sugerem que, após situações de traumatismo craniano agudo, os neurônios, contendo acetilcolina são os primeiros a serem afetados. A acetilcolina normalmente desencadeia a degradação de uma proteína precursora de b-amiloide (APP) nas células cerebrais podendo assim, evoluir para uma disfunção neurodegenerativa.


Identificando o Alzheimer


1- Fase inicial

A fase inicial é a mais crucial delas, uma vez que os sintomas iniciais são suportados pelos familiares, procrastinando-se a investigação. Teoricamente, essa fase dura de dois a quatro anos.

A primeira e mais característica marca do início da doença relaciona-se com o comprometimento da memória recente; redução das habilidades sociais e profissionais; esquecimento de coisas que acabou de dizer ou executar no trabalho, descuido quanto a questões domésticas e financeiras.

2- Fase intermediária

Na fase intermediária, pressupõe-se duração de aproximadamente três a cinco anos, caracterizando-se, basicamente, pelo agravamento dos sintomas que foram mencionados na fase inicial.

Os problemas de memória evidenciam-se muito com o predomínio de afecção para a recordação de eventos recentes e nomes, embora a memória para acontecimentos distantes permaneça intacta por mais tempo. J

á, nas alterações comportamentais, podem ser ocasionadas perdas de coordenação motora, aumentando-se a probabilidade de quedas, agressividade, agitação e indícios de alucinação.

3- Fase final

Já essa fase pode ser considerada como de demência grave. Nas alterações cognitivas, os problemas de memória tornam-se totalmente incapacitados. Perde-se a capacidade de entender ou utilizar a linguagem, podendo, simplesmente, repetir os finais das frases, sem compreender o significado das palavras.

Nesta fase, eles também apresentam perdas da capacidade de andar, sentar, sorrir e engolir, sendo mais vulneráveis a desencadear alterações metabólicas, como hipotermia, infecções pulmonares, gripes, incontinência urinária ou fecal, úlceras de decúbito (escaras). Problemas de rigidez, reflexos aos estímulos, agitação e irritação são comuns.

O acompanhamento constante é claramente necessário. No entanto, apesar da gravidade dos sintomas nessa fase, os pacientes ainda costumam responder bem ao toque e a vozes suaves.

4- Fase terminal

A fase terminal distingue-se por restrição ao leito, praticamente durante todo o período. O portador da doença adota a posição fetal, na qual as contrações dos membros inferiores tornam-se inextensíveis e irrecuperáveis. Podem surgir lesões na palma das mãos, grandes escaras de decúbito, incontinência urinária e fecal, total indiferença ao meio externo e estado vegetativo.

Na metade dos casos, a morte sobrevém em um ano, devido a processos infecciosos cujos focos preferenciais são urinários e pulmonares.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 


Conheça os Cursos CPT da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Adélia maria marcolino

17 de jul. de 2023

Bom dia,gostaria de saber mais sobre a fazer termina do Alzheimer pois minha já passou por todas as fases e está com os membros todo erigecidos está usando sonda gástrica que inclusive está toda preta e não conseguimos ajuda pra troca lá.Ela segue bem entrega fisicamente está há quase 2 anos com a sonda.

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de jul. de 2023

Olá, Adélia maria marcolino! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

MARCIA SOUZA DA SILVA

11 de jul. de 2023

Gostaria de receber informações sobre doenças degenerativa como Alzheimer e outras sintomas e causas sou cuidadora e tomo conta de uma que está muito agressiva e me bate muito e não toma nenhuma medicações sou grata com uma resposta

Resposta do Portal Cursos CPT

14 de jul. de 2023

Olá, Ermes! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?