WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Apresentação em público, uma necessidade

A arte de falar em público é uma das chaves para o sucesso pessoal e profissional

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2087/m-falar-em-publico.JPG

A comunicação, não é importante somente no convívio social, mas também na vida profissional.

O uso da palavra deixou de ser uma necessidade dos religiosos, políticos e advogados, que utilizavam a oratória para poder exercer bem suas profissões. Hoje, todos os setores da sociedade exigem o trabalho em conjunto, necessitando de comunicação o tempo todo.

A partir da revolução da comunicação, as pessoas, finalmente, estão se dando conta de que essa não é importante somente no convívio social, mas também na vida profissional, pois quem não sabe se comunicar corre o risco de não ser notado.

A comunicação interpessoal inadequada, em qualquer ambiente, tem sido causa de barreiras na condução de trabalhos com resultados mais eficientes. Para obter mais sucesso nesse campo, precisamos transmitir com cuidado e previsão o que se quer passar para outras pessoas.

Falar em público é uma necessidade atual em praticamente todos os setores técnicos e profissionais e, até mesmo, sociais. Inclui desde estudantes a profissionais de diversas áreas, estabelecidos, passando por cidadãos comuns que ocupam alguma atividade de liderança. Assim, advogados, professores, relações públicas, jornalistas, médicos, presidentes e líderes de organizações civis, religiosas, e outras, precisam estar prontos para, quando chamados, fazerem apresentações públicas.

A oratória ou arte de falar ao público está compreendida em quatro áreas: pedagógica – política – forense – religiosa. Para cada uma dessas áreas existem técnicas adequadas, específicas, conforme as necessidades intrínsecas de cada gênero. Assim, a oratória pedagógica é voltada para o ensino e a educação; a política, para relações públicas e formação de opinião; a forense, empregada nos tribunais e fóruns de justiça; e a oratória religiosa ou homilética, voltada para o ensino e a exortação nos cultos religiosos.

Oratória é a arte de falar bem, mediante a utilização de diferentes recursos da linguagem, com o objetivo de provocar determinado efeito no ouvinte, também chamada retórica. Essa segue o método do discurso, que é a exposição metódica de ideias, oral ou por escrito, disposta com clareza e adequação dos termos ao assunto, em uma ordem determinada, que consta de uma introdução curta, um desenvolvimento mais longo e uma conclusão proporcional à introdução.

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2087/m-cursos-cpt-gestao-pessoas.jpg

Oratória é a arte de falar bem, mediante a utilização de diferentes recursos da linguagem, com o objetivo de provocar determinado efeito no ouvinte.

Com o objetivo de possibilitar aos interessados conhecer e aprender técnicas de preparação do discurso e de oratória, a didática de uma apresentação eficaz e o processo de comunicação interpessoal, além de ensinar como falar no rádio, como se apresentar na TV, participar de uma reunião na empresa e fazer uma palestra numa sala de aula, o CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o curso “Falando em Público – Comunicação e Apresentação”.

O mesmo apresenta exercícios para você melhorar a dicção, bem como técnicas de relaxamento, abordando assuntos como comunicação pessoal; o corpo na comunicação; fazendo a coisa certa; a força da voz; a respiração; dicção e locução; preparação de discursos e palestras; apresentação do discurso; cuidados na apresentação; falar de improviso; apresentação no rádio e TV; apresentação em sala de aula; reuniões na empresa; e instrumentos de apoio. Nele você receberá informações do professor Marcos Antônio Barbosa, PhD e consultor de empresas, com a participação especial do jornalista e locutor profissional, José Mauro de Souza Lima.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Os resultados dependerão da vontade de cada um em desenvolver seus dotes de comunicador. Para falar e comunicar bem, é necessário muita vontade, disciplina, trabalho, preparação, leituras e muito treinamento. Somente assim é possível desenvolver a capacidade de promover palestras e discursos, dar entrevistas na imprensa e participar de reuniões abertas.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!