WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Aprenda a proteger os idosos contra o novo coronavírus

Algumas atitudes simples ajudam a proteger os idosos contra esse novo vírus

Cuidado com idosos

O mundo se encontra em estado de pandemia, causado pelo novo coronavírus (COVID-19). Esse novo vírus causa uma doença respiratória parecida com a gripe e provoca o surgimento de sintomas como tosse, febre e, em casos mais graves, pneumonia. É possível se proteger ao lavar as mãos com frequência e evitar tocar no rosto.

Os números de casos confirmados aumentam cada vez mais, o que tem levado as autoridades a tomarem medidas cada vez mais drásticas para combatê-lo, haja vista que ainda não existe vacina ou remédio específico para eliminá-lo.

A principal forma de contágio do novo coronavírus é o contato com uma pessoa infectada, que transmite o vírus por meio de tosse, espirros, gotículas de saliva ou coriza. E, como principal grupo de risco, temos os idosos, que possuem o sistema imunológico mais debilitado e, consequentemente, são mais sensíveis à doença.

Renan Sallazar, professor do Curso CPT Capacitação de Cuidador de Idosos, alerta as pessoas que têm contato direto e diário com as pessoas mais idosas: as medidas de prevenção devem ser intensificadas e os cuidados, redobrados.

A seguir, apresentamos algumas informações para ajudar a proteger os idosos do coronavírus:

Atenção às orientações

Diariamente, estão sendo repassadas informações pela OMS e por outros órgãos competentes, que devem ser seguidas seriamente, como lavar as mãos com água e sabão por 20 segundos, usar álcool em gel, evitar abrações e apertos de mão, evitar aglomerações, limpar e desinfetar móveis e objetos tocados frequentemente, evitar transportes públicos, entre outros.

Mas, atenção! Cheque a veracidade de cada informação recebida. Evite acreditar em tudo que se recebe em redes sociais, principalmente quando as mensagens possuem tons alarmistas ou oferecem soluções “caseiras” para a doença. Esteja sempre bem-informado e não dissemine informações falsas!

Consultas

Diante de tal situação, recomenda-se o cancelamento ou adiamento de consultas consideradas não necessárias. Em alguns casos, porém, idosos precisam de acompanhamento para certas doenças. Nesses, é possível pedir ao médico uma receita para que se faça um estoque a mais para os medicamentos ou até o auxílio da telemedicina.

Isolamento social

O isolamento social está sendo recomendado com medida básica para conter a disseminação da doença. Boa parte dos idosos, porém, já convivem com esse “problema” de viverem sós. É importante que a família não abandone seus entes queridos e realize, por exemplo, encontros virtuais, através das redes sociais.

Atividade durante a quarentena

Muitos idosos não conseguem ficar muito tempo sem “fazer nada”, pois são muito ativos. Alterar a rotina deles bruscamente pode comprometer sua vitalidade. Mantenha-os sempre ativos, dormindo bem, comendo de forma saudável e realizando exercícios, que ajudam a aumentar as funções imunológicas e também produz benefícios mentais e emocionais.

Ao contratar um cuidador ou designar a função de acompanhante a um parente, certifique-se de que ele não apresenta os sintomas da doença e que seja extremamente cuidadoso com as recomendações das autoridades de saúde.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Treinamento Profissional:

Capacitação de Cuidador de Idosos
Profissionalizante de Cuidador de Idosos
Hidroginástica para Terceira Idade

Fonte: MSN Estilo de Vida – msn.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!