WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Homebrew - A Arte de Fazer Cerveja em Casa Curso Treinamento de Garçom Curso Treinamento de Pizzaiolo Curso Treinamento de Empregada Doméstica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Manipuladores de Alimentos Curso Treinamento de Camareira Curso Treinamento de Chapeiro e Lancheiro Curso Treinamento de Florista Curso Treinamento de Jardineiro Curso Treinamento em Reservas e Recepção Curso Treinamento de Governanta Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Treinamento de Bartender - Barman / Barwoman Curso Treinamento de Churrasqueiro Curso Capacitação de Corretor de Imóveis Curso Técnicas de Memorização Curso Treinamento de Barista Curso Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística Curso Técnicas de Comunicação Oral e Impostação de Voz Curso Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário - ACD ou ASB Curso Leitura Dinâmica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Gerentes Curso Treinamento de Secretária Curso Treinamento de Recepcionista Curso Segredos do Vinho - Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização Curso Gerenciamento do Tempo Curso Como Desempenhar com Sucesso a Função de Vereador Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Treinamento de Síndico - Administração de Condomínios Curso Como Falar em Público Curso Treinamento de Atendente de Lanchonete Curso Capacitação de Cuidador de Idosos Curso Treinamento de Porteiro Curso Capacitação de Manipulador de Medicamentos Curso Capacitação de Atendente de Loja - Técnicas de Vendas Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Organização, Técnicas de Vendas, Serviços Farmacêuticos e Biossegurança Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Anatomia Humana e Farmacologia Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Treinamento de Motorista Particular Curso Treinamento de Babá - Saúde, Alimentação e Higiene da Criança Curso Treinamento de Babá - Segurança e Primeiros Socorros Curso Treinamento de Babá - Desenvolvimento e Comportamento da Criança Curso Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção Áreas Afins 13Casa Prática 12Confecção de Roupas 6Consultórios Odontológicos 13Estética e Beleza 6Fabricação de Cosméticos 18Hotelaria 10Marcenaria 6Massoterapia 5Negócios Imobiliários 17Padaria e Confeitaria 12Pet 4Refrigeração 12Salão de Beleza Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Aprenda a falar em público

O sucesso em determinadas atividades depende do êxito na comunicação oral

 

Comunicar-se de forma eficiente é uma exigência tanto para estudantes quanto para profissionais

Como falar em público? Essa é uma dúvida muito comum diante de situações como entrevistas de emprego, apresentações de trabalhos, reuniões e debates. Entretanto, seja para resolver questões relativas à carreira ou à vida pessoal, expressar-se bem é fundamental. A voz não é o único instrumento utilizado no ato de falar, o corpo todo participa da transmissão da mensagem. Por isso, para evitar os embaraços, é preciso de fato procurar por conhecimento e treinamento que aperfeiçoem essa habilidade.

O sucesso em determinadas atividades depende do êxito de como se fala em público. Comunicar-se de forma eficiente é uma exigência tanto para estudantes quanto para profissionais. “Falar em público é uma necessidade atual em praticamente todos os setores técnicos e profissionais e até mesmo sociais. (…) Assim, advogados, professores, relações públicas, jornalistas, médicos, presidentes e líderes de organizações civis, religiosas e outras precisam estar prontos para, quando chamados, fazerem apresentações públicas”, afirma Marcos Antonio Barbosa, professor do curso Falando em Público – Comunicação e Apresentação, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

É possível aperfeiçoar constantemente a comunicação oral, por meio de técnicas que melhorem a dicção, bem como a gesticulação. Contudo, o especialista enfatiza que, para obter resultados satisfatórios, são necessárias medidas como vontade de se desenvolver, disciplina, leitura e treinamento, ou seja, preparo incessante.

Ele explica também que a oratória é a arte de falar bem, utilizando recursos de linguagem com o objetivo de provocar determinado efeito no ouvinte. De acordo com Barbosa, essa arte é dividida em quatro áreas. A pedagógica é destinada à educação, já a política para as relações públicas. A forense é empregada em tribunais e fóruns de justiça. A religiosa, por sua vez, é usada no ensino religioso de igrejas.

Sendo assim, para ser bem-sucedido na comunicação verbal, é preciso estar preparado. Em outras palavras, é imprescindível que você domine o assunto sobre o qual discorrerá. Mas, essa condição é apenas o primeiro passo. Ele deve vir acompanhado de uma desenvoltura eloquente e vibrante. O público precisa sentir-se atingido de maneira positiva pela sua presença, o que facilita inclusive a recepção da mensagem por parte dele. Diante disso, o curso CPT traz orientações práticas para auxiliá-lo nessa tarefa. Confira algumas delas:

Planejamento – A primeira providência para uma apresentação de sucesso é o planejamento para uma comunicação eficaz, que envolve basicamente três passos: preparação, desenvolvimento e aperfeiçoamento.

Aspecto físico
– Conservar, durante a apresentação, uma postura digna, sóbria, sem afetações como: ar de superioridade, arrogância, desprezo e sofisticação inadequada. Mostre higiene pessoal como barba e cabelo bem cuidados, roupa e sapatos limpos. Use as roupas adequadas a cada ambiente e apresentação pública, como o terno, que confere maior seriedade ao apresentador.

Postura perante a plateia – Ao caminhar para a tribuna ou para o microfone no local de apresentação, faça-o com garbo, elegância, distinção. Pare, olhe as pessoas, examine o local, contando mentalmente, cinco segundos, respire fundo e então comece a falar. Essa pausa dará origem àquele silêncio de expectativa profunda com a plateia aguardando suas palavras.

Colocação da voz – Vamos entender aqui o uso correto da voz, na sua fala. Infelizmente, a maior parte dos oradores está mais preocupada com o que vai vestir para a apresentação e com o conteúdo do discurso. Sem dúvida, esses são itens muito importantes, mas só darão o resultado esperado se forem acompanhados por uma boa emissão da voz. No mínimo, uma voz clara, firme, com dicção perfeita e simpática.

Originalidade – As pessoas devem se inspirar nos grandes nomes, em grandes oradores, mas devem principalmente criar uma forma pessoal de apresentação. Imitar os outros não é nada original, e pode não funcionar, porque somos todos diferentes. Os estilos grandiloquentes, de voz retumbante, empostada com rigor, estão ultrapassados. O orador deve criar seu próprio discurso e seus gestos, modificando e substituindo a mensagem de acordo com sua personalidade e a do público a quem se dirigir.

Energia e paixão – Um atributo inegável da pessoa humana é a inteligência, salvo casos excepcionais. O diferencial entre as pessoas está na vontade, no entusiasmo, na energia, na paixão, e, por causa disso, há pessoas que têm todas as condições de sucesso na vida em todas as áreas e não conseguem nada, e outras conseguem progredir. Assim é, também, com quem quer fazer uso da palavra de forma surpreendente


Acesse e conheça mais detalhes acerca desse e outros tópicos abordados pelo curso Falando em Público – Comunicação e Apresentação, como as dificuldades e falhas no processo de comunicação; o corpo na comunicação – erros e acertos; o gesto; a expressão do semblante; a força da voz; a preparação de discursos e palestras; entre outros.

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!