WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

A pré-campanha e a preparação para o processo eleitoral

A preparação do político acontece bem antes da campanha começar

 A habilidade da oratória é uma das maiores necessidades de um político. Imagem: 45 graus.

 A habilidade da oratória é uma das maiores necessidades de um político.

As eleições municipais acontecem em outubro, mas a preparação dos candidatos começa muito antes. Nos três últimos meses que antecedem a eleição ocorre a campanha eleitoral, período no qual os políticos apresentam as propostas e precisam convencer os eleitores a darem os votos a eles.

No entanto, muito antes disso, o político passa por um processo de preparação bem extenso, que dura meses e em alguns casos até anos. Muitos candidatos são completos desconhecidos em uma eleição e na seguinte se saem bem e às vezes até se elegem. Isso acontece porque a primeira campanha já começou a preparar a última eleição.

Pode parecer confuso, mas estar pronto para uma disputa política exige muito tempo, dedicação, disposição e, claro, dinheiro. Envolve o trabalho de muitas pessoas, desde a elaboração do material da campanha até a articulação com movimentos e classes sociais e a formação de uma plataforma sólida. Tudo isso exige o acompanhamento e a coordenação constante do candidato.

Provavelmente a maior dificuldade em uma candidatura é conciliar os interesses de diferentes grupos de eleitores com os do próprio político. Primeiro porque há descrença na política em grande parte da população, mesmo sendo algo muito importante para o funcionamento do estado, que mantém a ordem e garante os direitos na sociedade .

Além disso, muitos eleitores e políticos não entendem que a finalidade da política é o bem comum e não o benefício particular. Do mesmo modo, não dá para fazer ou resolver tudo ao mesmo tempo sozinho. Assim, sobretudo nas eleições municipais e na preparação para vereador, é mais comum que o candidato adote uma plataforma ou um plano de ação, que deve reger as ações dele se for eleito. Portanto, são votados os candidatos que defendem os mesmos interesses apresentados pelos eleitores.

Como fazer uma campanha para vereador

 

 Audiência pública na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. Foto: Governo do Estado.

A campanha para o legislativo municipal, de acordo com o curso Campanha de Vereador Passo a Passo, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, deve se basear em princípios claros, objetivos e éticos pré-definidos pelo candidato. É importante saber que ele é a pessoa chave para a elaboração de todo o trabalho, desde a pré-campanha e a escolha da chapa até o dia da eleição.

É preciso ter consciência de que a concorrência na eleição para o legislativo é muito maior do que na eleição do executivo. É muito mais difícil se eleger como vereador, ainda que o número de votos exigidos para isso seja menor.

As campanhas costumam variar bastante, de acordo com o investimento, a quantidade de pessoas envolvidas e o enfoque do candidato. O mais importante é compreender que um vereador representa um grupo e assim não dá para atender às necessidades de todos. Assim, o candidato deve saber conciliar demandas divergentes dentro de um grupo e convencê-lo, de forma honesta e verdadeira, de que pode representá-lo e lutar para que os direitos das pessoas envolvidas sejam cumpridos.

Como fazer uma campanha para prefeito


Ao contrário do vereador, que representa os interesses de um grupo dentro da câmara municipal, o prefeito precisa harmonizar os interesses de todos os grupos da sociedade do município. Ele precisa atender a todas as necessidades da população. Não é tarefa fácil, uma vez que elas muitas vezes são conflitantes.

Portanto, a plataforma de campanha, em que se baseia todo o governo do candidato eleito, precisa ser coerente, justa e ética. Sendo assim, conquistar o voto do eleitor requer grandes habilidades de oratória e persuasão, como mostra o curso Campanha de Prefeito Passo a Passo.

Se aos eleitores cabe a escolha do melhor candidato, aos políticos cabe a realização de uma campanha justa, limpa e comprometida com as solicitações dos diversos grupos sociais. Uma campanha digna é o primeiro passo para conferir credibilidade a um governo que acaba de assumir o poder.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Kener jose de almeida

22 de jul. de 2016

Eu entende

Regia Barroso

29 de jun. de 2016

Gostei das ideias.Gostaria de uma ideia para adesivo de pre campanha pra prefeita.

Resposta do Portal Cursos CPT

30 de jun. de 2016

Olá Régia,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

JANIO FERNANDES DOS SANTOS

9 de mar. de 2015

Gostaria de conhecer melhor o curso Campanha de Prefeito Passo a Passo. Com parte dos vídeo como demo, pra eu decidir se atende as minhas necessidades baseada na realidade da minha região.

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de mar. de 2015

Olá, Jânio!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso CPT Campanha de Prefeito Passo a Passo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?