São vários os motivos para oferecer treinamento à equipe em tempos de crise. “Com a capacitação direcionada a lidar com as adversidades, os colaboradores aceitam melhor as mudanças e ganham mais segurança em meio a tantas incertezas. Além disso, a qualificação torna a comunicação entre líder e equipe mais eficiente”, Marli Moreira Viegas, psicóloga e professora do Curso CPT Conquiste o seu Emprego.
Quando a empresa investe em treinamento de qualidade, a equipe passa a:
1. Acreditar em seu potencial
Momentos adversos bloqueiam qualidades essenciais à boa performance no trabalho, em especial com notícias negativas, como a alta no desemprego. Entretanto, o treinamento desperta novas habilidades, que melhoram o desempenho da equipe. Com isso, os colaboradores ganham mais confiança em si mesmos e passam a acreditar no seu potencial.
2. Aceitar as mudanças
Mudanças sempre assustam, principalmente em tempos de crise. A capacitação faz com que os colaboradores lidem com as mudanças de forma otimista, construtiva e produtiva. Algumas dinâmicas recomendadas por especialistas permitem que os profissionais enxerguem o lado positivo da crise. Isso os faz seguir adiante sem temores nem insegurança.
3. Manter-se motivada
Quando treina os colaboradores, a empresa investe tempo e dinheiro com consultores para aprimorar as habilidades de seus colaboradores. Com isso, eles se sentem valorizados pela corporação e se mantêm motivados em busca de melhores resultados, como aumento da produtividade e fidelização dos clientes.
4. Melhorar o atendimento
Essa fidelização é alcançada no momento em que o atendimento supera todas as expectativas dos clientes. Para isso, os atendentes devem ser bem treinados para atender a todos com presteza, empatia e eficiência. Com a crise, os clientes estão mais inseguros quanto à aquisição de produtos e serviços, o que exige maiores habilidades por parte dos atendentes.
5. Maximizar o seu desempenho
Ao aperfeiçoar as aptidões dos colaboradores, o treinamento profissional maximiza o desempenho da equipe, o que traz inúmeras vantagens à empresa, dentre elas, o aumento da produtividade. Quando bem capacitados, os colaboradores conseguem criar soluções para os problemas mais engenhosos e desafiadores.
6. Fidelizar clientes
A qualificação prepara os profissionais para darem o máximo de si em prol da satisfação dos clientes. Afinal, estes são os responsáveis pela sobrevivência e consolidação da empresa no mercado. Quando satisfeitos em relação à marca, os clientes voltam a investir nela, pois foram efetivamente conquistados e fidelizados.
7. Contornar situações adversas
As empresas que oferecem treinamento de qualidade a seus colaboradores certamente contornarão a crise, pois seus profissionais estarão prontos para vencer as adversidades do momento. Mesmo porque a capacitação desenvolve habilidades da inteligência emocional, que ajudam a equipe a lidar com clientes inseguros ou irritados.
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Fontes: Innovia - www.innovia.com.br
Pequenas Empresas & Grandes Negócios - revistapegn.globo.com
Por Andréa Oliveira.
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