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21 regras para uma delegação eficaz

Líderes de sucesso são aqueles que incorporam algumas regras fundamentais no seu dia a dia de trabalho

Líderes de sucesso são aqueles que incorporam algumas regras fundamentais no seu dia a dia de trabalho

 

Líderes de sucesso são aqueles que incorporam algumas regras fundamentais para uma delegação eficaz no seu dia a dia de trabalho. Abaixo, elencamos 21 regras que o ajudarão a obter êxito ao delegar.

1. Não delegue as tarefas ruins, preservando as boas para si mesmo.
2. Divida o poder com os subordinados.
3. Conheça bem os subordinados.
4. Caso delegue tarefas que não constem da rotina de trabalho do subordinado, explique a ele muito bem por que.
5. Delegue tarefas, de forma equilibrada, entre todos os subordinados.
6. Delegue a tarefa, acompanhe-a para ter certeza de que foi executada adequadamente, mas tome cuidado para não supervisionar em excesso.
7. Delegue somente o que tiver segurança de que o subordinado é capaz de realizar.
8. Todos devem saber a responsabilidade definida para cada um.
9. Delegue, de maneira que o subordinado receba instruções somente de uma pessoa e preste contas somente a ela.
10. Defenda seu subordinado quando a autoridade que você atribuiu a ele for questionada.
11. Deixe bem claras as questões sobre as quais os subordinados devem decidir e delegue as decisões até o menor nível hierárquico possível.
12. Delegue com consciência. Não superestime nem subestime os subordinados.
13. Delegue somente tarefas que os subordinados possam realizá-las até o fim. Garanta o tempo necessário para que as realizem.
14. Na hora de delegar, insista na comunicação clara e precisa.
15. Valorize a boa performance dos subordinados.
16. Incentive os subordinados a fazerem perguntas sobre as tarefas a eles delegadas, de forma a esclarecê-las.
17. Esteja certo de que uma tarefa delegada possa ser realizada. Tarefas impossíveis desmotivam.
18. Explique a importância da delegação e a importância das tarefas delegadas.
19. Aprenda a conviver com resultados de trabalhos diferentes daqueles que você obteria se realizasse pessoalmente a tarefa. Duas pessoas realizam o mesmo trabalho de forma diferente.
20. Evite delegar tarefas:
• De sua exclusiva responsabilidade e de seu exclusivo interesse.
• De ordem pessoal ou privada.
• Triviais ou mesquinhas.
21. Siga as regras:
• Execute as tarefas que são de sua responsabilidade.
• Delegue tanta responsabilidade, quanto possível, nas tarefas para competentes.
• Despreze as tarefas não importantes.

Por Andréa Oliveira.

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